Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2011 - 10:38

ABEMI lança livro sobre produtividade na pré-fabricação e montagem de tubulações industriais


Tubulação é considerada a espinha dorsal de empreendimentos dos setores de óleo e gás, químico e petroquímico. Lançado em 1º de dezembro, o livro Melhoria de Produtividade em Tubulação - Problemas, Causas e Soluções analisa em detalhe os problemas que reduzem a produtividade na pré-fabricação e montagem de tubulações nas obras brasileiras. O livro é resultado de um estudo iniciado em 2009 pela ABEMI - Associação Brasileira de Engenharia Industrial e marca a o trabalho da atual diretoria, que elegeu o tema da competitividade como sua bandeira principal.

A publicação traz recomendações e sugestões úteis sobre como mitigar as falhas mais comuns que prejudicam a produtividade nos canteiros de obras. Serve também como uma lista para verificação de diretrizes das boas práticas na montagem de tubulações.

Estatísticas mostram que as empresas do setor de engenharia industrial, mesmo as razoavelmente bem geridas, desperdiçam recursos significativos nos processos de construção e montagem. Os desperdícios advêm principalmente de retrabalho, tempo de espera por erros no sequenciamento de tarefas, ou falta de documentos, materiais, ferramentas e mesmo equipamentos necessários para o desempenho de tarefas.

A importância das tubulações, especialmente nos segmentos de óleo e gás, químico e petroquímico, levou a ABEMI a reunir um Grupo de Trabalho representativo com profissionais de suas associadas para investigar os fatores que influenciam a produtividade dessa atividade nos canteiros de obras e buscar soluções para minimizá-los.

Para a composição do estudo, o Grupo de Trabalho realizou visitas técnicas a canteiros e entrevistou gerentes de obras e suas equipes de engenheiros, técnicos, encarregados e mão de obra direta especializada. Paralelamente, promoveu 48 reuniões de trabalho para estruturar e hierarquizar por prioridade de impacto os problemas, suas respectivas causas e sugestões de como mitigá-los. E para complementação, consolidação e validação do resultado, a ABEMI realizou um workshop com profissionais vindos de vários canteiros de obra.

“Não se trata de um trabalho de medição das improdutividades. Optamos por uma abordagem conceitual de identificação dos gargalos mais significativos e causas que impedem um fluxo contínuo e produtivo das atividades. Algumas recomendações podem parecer óbvias e realmente o são para aqueles com muita experiência no setor. Mas o fato de estarem listadas, significa que infelizmente nem sempre estão sendo aplicadas no cotidiano das obras”, argumenta Francisco Rocha, diretor da ABEMI que liderou os trabalhos ao lado de seu colega de diretoria, Oscar Simonsen, e do coordenador do GT Tubulação Industrial, Eduardo Sérgio Antunes, consultor da ABEMI. Antunes espera que a publicação seja utilizada como um manual pelos líderes em canteiros de obras, de forma a melhorar a produtividade das equipes, evitar erros comuns e melhorar a qualidade das instalações.

Salto de competitividade-A publicação de Melhoria de Produtividade em Tubulação - Problemas, Causas e Soluções é parte das ações da ABEMI visando à competitividade da engenharia industrial brasileira. O tema passou a item prioritário na agenda de atuação da Associação, a partir da constatação de que os custos de engenharia, construção e montagem industrial no Brasil ainda se mostram pouco competitivos quando comparados aos das atividades praticadas no exterior.

Parte do problema está diretamente relacionado ao chamado ‘Custo Brasil’, porém há fatores que afetam negativamente a produtividade do segmento, cujo tratamento depende de ações internas das empresas. Os esforços da ABEMI têm se concentrado nesse segundo grupo.

Além do Grupo de Trabalho de Tubulação Industrial, destacam-se como ações atuais da ABEMI no sentido de melhorar a competitividade do setor de projetos, construção e montagem industrial: estruturação de programa de qualificação de profissionais do setor, desenvolvimento de padrões de engenharia de projeto, construção e montagem; elaboração de métricas-padrão de produtividade para que de forma estruturada se possa captar em um banco de dados centralizado, com segurança assegurada sobre a confidencialidade dos dados fornecidos pelos participantes, índices comparativos de desempenho de construção e montagem, envolvendo empreendimentos no Brasil e no exterior.

A ABEMI-Fundada em 1964, a ABEMI - Associação Brasileira de Engenharia Industrial é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega as empresas que projetam e constroem a indústria brasileira. Suas associadas atuam nas áreas de engenharia, construção, montagem, fabricação e manutenção industrial. Atualmente, conta com 140 associadas que, juntas, empregam mais de 350 mil empregados e somam mais de US$ 30 bilhões em receita operacional bruta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira