Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2011 - 11:26

Fiat assina primeiros contratos de trabalho para fábrica de Goiana

Em cerimônia realizada no Palácio Campo das Princesas na manhã do dia 05 de dezembro (segunda-feira), com a presença do governador Eduardo Campos e de secretários do Estado de Pernambuco, a Fiat anunciou as primeiras contratações de trabalhadores para o projeto de instalação do polo automotivo em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado.

Em ato de grande simbolismo, foram contratados os primeiros funcionários da Fiat em Pernambuco - a especialista em Recursos Humanos Mônica Ramos Brasileiro e o engenheiro elétrico Bruno Rafael Ferreira Lopes. Eles passarão por programas de capacitação, para integrarem-se à cultura da Fiat, e serão os precursores dos 4,5 mil trabalhadores que serão absorvidos pela Fiat no polo automotivo em Goiana, a ser inaugurado no início de 2014.

“Trata-se de um momento de enorme significado histórico. Mostra que a implantação de um polo automobilístico em nosso estado, sonhada por várias gerações de pernambucanos, está se tornando real da forma mais bonita possível, que é dando emprego e mudando para melhor a vida da nossa gente”, celebrou o governador Eduardo Campos, ao lado do presidente da Fiat, Cledorvino Belini.

Ao mesmo tempo, o secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, anunciou o início do cadastramento de candidatos para capacitação e posterior encaminhamento para uma vaga nas obras de construção civil da fábrica da Fiat. As obras demandarão mais de sete mil trabalhadores e o Governo de Pernambuco, em conjunto com a Prefeitura de Goiana e municípios vizinhos, pretende recrutar a mão de obra no próprio entorno da fábrica, valorizando o trabalhador-morador, a melhor inserção social da comunidade local e minimizando pressões decorrentes da expansão populacional desordenada.

Desde as 8 horas da manhã do dia 05, os candidatos ao programa de capacitação já começaram a se cadastrar em Goiana, segundo informou o prefeito Henrique Fenelon. Ao longo da semana outros municípios também passarão a realizar o cadastramento. Os investimentos promovidos pela Fiat, entretanto, vão gerar também empregos de alta qualificação técnica, pois, além de produzir veículos, o polo automotivo será um centro de projeto e desenvolvimento de automóveis e de soluções de engenharia.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, destacou a importância da qualificação de profissionais de padrão internacional decorrente da implantação da Fiat e cumprimentou um grupo de dez estudantes de Engenharia, que vão estudar no Instituto Politécnico de Turim, na Itália, um dos mais importantes centros tecnológicos da Europa, através de convênio estabelecido para a capacitação internacional.

Como expressão da importância da criação do polo automotivo de Pernambuco para o desenvolvimento tecnológico do Estado e do mercado de trabalho qualificado, os reitores da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro; da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Walmar Corrêa de Andrade; e da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado; entregaram à direção da Fiat o curriculum de dez estudantes selecionados em cada universidade, simbolizando a cooperação que se estabelece entre empresa e instituições de ensino. O presidente da Fiat-Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, destacou:

“Este é um momento histórico para a Fiat e para a sociedade de Pernambuco, pois estamos dando início ao processo de seleção, capacitação e contratação de trabalhadores que serão atores na industrialização e no desenvolvimento sustentável da região. Do canteiro de obras à elite tecnológica, passando pelo chão de fábrica e gestão, estamos criando oportunidades para todos os níveis de talento e habilidades, na perspectiva de promover o desenvolvimento inclusivo”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira