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06/12/2011 - 11:33

Test drive é passaporte para uma união feliz


Diariamente somos bombardeados por ofertas de veículos novos e usados nos jornais, revistas, internet, radio e TV, que mostram uma infinidade de anúncios para chamar a nossa atenção. Estima-se que cerca de 50 diferentes marcas e mais de 600 modelos de veículos disputam palmo a palmo a preferência dos consumidores brasileiros.

Os jornalistas especializados são parte importante na forte corrente que influencia a decisão dos candidatos a compradores. Esses profissionais participam intensamente dos lançamentos de veículos, muitas vezes de duas marcas diferentes num único dia, e têm a oportunidade de receber a novidade para teste durante um período.

Sucede-se então a esse trabalho uma profusão de reportagens e análises de avaliação de desempenho, conteúdo, e comparativos do veículo em relação aos seus concorrentes diretos.

Essa é uma forma interessante para o leitor conhecer melhor o produto e tirar suas próprias conclusões para decidir a compra. Afinal, a aquisição de um veículo é vista pela maioria como o segundo degrau na escala de importância do consumo de bens, perdendo apenas para a moradia própria.

Além disso, a escolha do automóvel determina um convívio de médio e longo prazo, e todo proprietário quer uma relação de grande satisfação enquanto o casamento durar. Também pode significar a proteção do capital empreendido na hora da revenda ou da troca por outro carro.

Nos Estados Unidos, 80% dos consumidores que visitam as concessionárias para efetuar uma aquisição levam consigo os dados sobre o veículo que aspiram, normalmente acessados nos sites das próprias montadoras.

Esse é um nível de maturidade que ainda não se faz presente por aqui, mas caminhamos rapidamente nesse sentido. Convém ressaltar que o contato com experientes vendedores das concessionárias ajuda a esclarecer dúvidas, mas também pode fazer o consumidor sucumbir à ansiedade de levar de imediato o carro que estiver disponível, agregando acessórios, garantias e outros serviços, que se transformam em necessidades.

A alta dose de emoção que cerca a decisão da compra avisa que é importante preservar a liberdade de escolha sobre o que de fato se quer adquirir. Para isso, fazer a avaliação estática do automóvel, apenas testando a facilidade de entrar e sair, de empunhar o volante, de acessar os comandos e inspecionar os mostradores do painel, e de verificar o espaço para os ocupantes e para a bagagem no porta-malas, não basta.

Fazer o test drive, seja em conjunto com familiares ou um amigo, é fundamental para uma noção dinâmica mais precisa sobre um veículo ainda desconhecido, sentir seu comportamento geral e o funcionamento dos acessórios que o acompanham. Itens como piscas direcionais, buzina, limpadores de para-brisa, conforto dos bancos e posição ao dirigir devem ser testados, por menor que seja o percurso.

Alguns compradores mais experientes costumam até alugar um veiculo idêntico ao que pretende adquirir por uma semana, e testá-lo por mais tempo, de dia e à noite, eventualmente com chuva, para conhecer melhor o produto. A certeza da melhor escolha justifica plenamente o desembolso que se faz.

Nessa condição, um equipamento importante a ser testado é o freio ABS, item de segurança em breve obrigatório em todos os carros, que poucos motoristas tiveram a oportunidade de usar e conhecer na prática. Dificilmente um vendedor de concessionária concordaria com esse teste nos curtos percursos em que normalmente é feito.

A mesmo condição não se aplica a outro importante equipamento de segurança, o airbag, em que nos resta apenas confiar, pois só pode testado em uma colisão, quando se autodestrói. Portanto, toda a vez que comprar um carro novo ou usado faça do test drive mais que uma obrigação. Encare-o como um passaporte para uma futura união feliz.

.Por: Francisco Satkunas, conselheiro da SAE BRASIL

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