Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2007 - 09:14

Refinaria Abreu e Lima com investimentos na ordem de US$ 4,05 bilhões


A nova refinaria em Pernambuco que marca a expansão da indústria do refino no Brasil, tem como foco a produção de óleo diesel, principalmente para atender o crescimento da demanda de derivados no Nordeste, hoje deficitário em combustíveis. O local da nova unidade foi escolhido com base em estudos que indicaram a área de Suape, onde as condições geográficas e infra-estrutura portuária atendem às necessidades do negócio.

As obras da refinaria Abreu e Lima, empreendimento da Petrobras em Pernambuco, serão iniciadas com os trabalhos de terraplenagem do local. O projeto tem especial importância: marca a retomada da expansão da indústria do refino no Brasil, depois de um período de 27 anos sem que uma nova refinaria fosse construída no país. A cerimônia de início das obras, realizada no dia 4 (terça-feira), contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, e do prefeito do município de Ipojuca, Pedro Serafim de Souza Filho, além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e do diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, entre outros representantes da Companhia.

A nova unidade utilizará petróleo pesado do Brasil e da Venezuela, países com grandes reservas desse tipo de óleo. Com capacidade para processar 200 mil barris de petróleo por dia, deverá produzir, anualmente, cerca de 814 mil m³ de nafta de petroquímica, 322 mil toneladas de GLP, 8,8 milhões de toneladas de diesel e 1,4 milhão de tonelada de coque de petróleo.

A nova refinaria tem como foco a produção de óleo diesel, principalmente para atender o crescimento da demanda de derivados no Nordeste, hoje deficitário em combustíveis. O local da nova unidade foi escolhido com base em estudos que indicaram a área de Suape, onde as condições geográficas e infra-estrutura portuária atendem às necessidades do negócio.

O projeto da refinaria Abreu e Lima também dá um passo à frente na história da indústria brasileira em termos de tecnologia. A unidade será a primeira a processar 100% de petróleo pesado, que representa cerca de 80% de todo o petróleo produzido no Brasil. As demais unidades de refino ainda dependem da mistura de parcelas de óleo leve ao óleo pesado na produção dos derivados.

De acordo com o gerente geral do empreendimento, Ricardo Barreto, essa vantagem se refletirá em benefícios econômicos, uma vez que unidade processará um tipo de óleo mais barato (o óleo pesado custa cerca de 15 dólares a menos que o óleo Brent, padrão de petróleo leve com preço tabelado na Grã-Bretanha), e venderá diesel, derivado de maior rentabilidade no Brasil.

Outro diferencial da refinaria Abreu e Lima é que a unidade terá capacidade para produzir derivados com baixo teor de enxofre, podendo atender até aos padrões europeus, que especifica um limite máximo de 10 ppm de enxofre. A legislação do Brasil hoje permite diesel com teor de enxofre de até 500 ppm em regiões metropolitanas e mudará, em 2009, para 50 ppm, no caso do diesel metropolitano. A refinaria Abreu e Lima iniciará suas operações produzindo diesel com 50 ppm de enxofre.

Alguns dados sobre a Refinaria Abreu e Lima: Valor total do investimento: 4,05 bilhões de dólares | Início da operação: 2° semestre de 2010 | Área total da refinaria: 6.300.000 m² | Mão de obra empregada durante as obras: pico de quase 20 mil pessoas, por um período de seis meses | Mão de obra empregada na operação da refinaria: 1500 profissionais, entre empregados próprios (concurso público) e terceirizados | Mercado: local e Norte-Nordeste | Produtos derivados: GLP (gás líquido de petróleo, nafta petroquímica, diesel, bunker - combustível para navios, e coque).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira