Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2011 - 08:18

Ford realiza o 1º Seminário de Sustentabilidade

Em iniciativa pioneira, empresa reúne especialistas do Brasil e do mundo para debater a sustentabilidade na indústria automotiva.

São Paulo– A Ford inova e realiza o 1º Seminário Ford de Sustentabilidade – o primeiro evento sobre o tema promovido por uma montadora no País. O Seminário reúne especialistas renomados na área e tem o objetivo de promover o debate na cadeia automotiva, indo ao encontro da estratégia mundial da Ford, que tem Sustentabilidade como um de seus pilares de marca. O evento abriga ainda a cerimônia de premiação da 16ª Edição do Prêmio Ford de Conservação Ambiental.

Um dos pontos fortes do evento é a presença de John Viera, diretor global de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Segurança da Ford. O executivo abordará a estratégia de eletrificação da Ford no mundo, que inclui o lançamento de cinco novos veículos “eletrificados” (elétrico, plug in ou híbrido) até 2012 na América do Norte e até 2013, na Europa. Também fazem parte do evento Luiz Machado, coordenador nacional do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo da ILO - International Labor Organization (Organização Internacional do trabalho); Ricardo Muneratto, gerente de Engenharia Avançada da Ford Brasil, para falar sobre a utilização de materiais alternativos na produção de veículos, e Luiz Henrique Lopes Vilas, da Ouro Verde Negócios Sustentáveis, abordando a logística reversa e a nova política de resíduos sólidos.

“Após 16 anos promovendo o Prêmio Ford de Conservação Ambiental, entendemos que deveríamos ampliar o debate sobre esse tema”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. “Além de pioneira, a realização desse evento é uma iniciativa ousada da Ford. Falaremos de assuntos relevantes que trarão o debate sobre sustentabilidade para a realidade da indústria automotiva”, completa Oliveira.

Ao final do evento, haverá a cerimônia de entrega do 16º Prêmio Ford de Conservação Ambiental, considerado um dos reconhecimentos mais importantes da área no país. Em 2011, a premiação vai distribuir R$ 100 mil aos melhores trabalhos de proteção da natureza e da biodiversidade realizados no Brasil. Este ano, foram feitas 197 inscrições em sete categorias: Conquista Individual, Negócios em Conservação, Ciência e Formação de Recursos Humanos, Meio Ambiente nas Escolas, Fornecedor e Distribuidor (subdividida em Automóveis e Caminhões).

O prêmio é promovido no Brasil desde 1996 e seu objetivo é incentivar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e exemplares e divulgar o trabalho de personalidades e entidades que se dedicam a promover a consciência ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais do país.

Ford e a busca pela eficiência energética -John Viera, diretor de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Segurança da Ford Mundial e um dos mais renomados executivos do setor, é o primeiro a se apresentar no 1º Seminário Ford de Sustentabilidade. Em sua apresentação, Viera apresenta a estratégia de eletrificação global da empresa, que tem o como foco investir no desenvolvimento de novas tecnologias a fim de encontrar alternativas cada vez mais eficientes para reduzir as emissões de CO2, tanto por meio dos seus produtos como do seu processo produtivo.

A Ford é uma das empresas que mais tem investido para tornar seus produtos cada vez mais eficientes em consumo de combustível. Foi a primeira a trazer um carro 100% híbrido para o mercado brasileiro: o Fusion Hybrid, que passou a ser comercializado no país em 2010.

O modelo combina o motor a combustão com o motor a bateria, carregada com a frenagem regenerativa. Essa tecnologia utiliza até 94% da energia cinética produzida na frenagem e a transforma em energia elétrica para recarregar a bateria. Seu motor 2.5 L é 9% mais econômico do que um carro 1.0 L e tem eficiência de combustível superior em 52% quando comparado a um carro da mesma categoria. Além disso, o nível de emissão de poluentes é 10% inferior ao que será exigido pelo Proconve em 2015. É a mais alta tecnologia em híbridos.

Além disso, a empresa também investe no desenvolvimento de motores cada vez mais econômicos e que consomem menos combustível, como é o caso do motor 1.0 EcoBoost, lançado recentemente e que já equipa carros da Ford nos Estados Unidos. Com apenas três cilindros, o EcoBoost é o menor motor Ford já produzido na América do Norte, o que fez com que a empresa ampliasse sua liderança em propulsores de baixo consumo no país.

A busca por materiais alternativos-O terceiro palestrante do 1º Seminário Ford de Sustentabilidade é Ricardo Muneratto, gerente de Engenharia Avançada da Ford. Engenheiro mecânico especializado em engenharia automotiva, sempre atuou nas áreas de criação avançada e desenvolvimento de produto, no Brasil, Estados Unidos e Europa, mercados nos quais pesquisou, projetou, desenvolveu e gerenciou novos conceitos.

No evento, Muneratto explica o esforço da Ford para produção de veículos com maior conteúdo reciclável. Hoje, 100% dos automóveis produzidos localmente utilizam PET reciclado no carpete do assoalho, forração dos tetos, caixas de rodas e mantas de proteção acústica do motor. Em média, cada veículo utiliza de 5 kg a 7 kg desse material. Para produzir 3 kg de PET reciclado são necessárias, em média, 60 garrafas PET. Outra iniciativa em utilização de materiais alternativos na produção de veículos, a Ford utiliza fibra de sisal em peças moldadas e desenvolveu uma tecnologia patenteada para o uso de fibra de sisal picotada para peças injetadas

A preocupação da Ford com o descarte adequado de materiais-Na última palestra, o economista Luiz Henrique Lopes Vilas aborda os programas de incentivo junto à rede de distribuidores Ford para o descarte adequado de materiais como óleo, pneus etc. CEO da Ouro Verde Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis e Vilasol Ambiental, Luiz Henrique é também Coordenador do Programa Distribuidor Ford Ambientalmente Responsável e será mais um dos palestrantes que trará um bom debate ao público presente no evento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira