Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2011 - 08:28

Santander divulga vencedores da 13ª edição do Talentos da Maturidade


São 20 premiados nas categorias literatura, música vocal, fotografia e artes plásticas e 05 programas exemplares. Edição de 2011 recebeu 9.500 inscrições, sendo 5.523 pelo portal, o que representa 58% do total.

São Paulo – O Santander anunciou no dia 05 de dezembro (terça-feira), em cerimônia em São Paulo, os 25 vencedores da 13ª edição do Talentos da Maturidade. O Concurso artístico e cultural tem o objetivo de estimular o protagonismo de pessoas com 60 anos ou mais com trabalhos nas categorias literatura, música vocal, fotografia e artes plásticas. A quinta categoria, chamada de Programas Exemplares premia projetos da iniciativa privada ou pública, sem fins lucrativos, voltados para assistência e valorização do idoso.

A premiação foi de R$ 7 mil para os autores das cinco melhores obras de cada modalidade individual e R$ 70 mil para os projetos da categoria Programas Exemplares.

O Talentos da Maturidade foi lançado em 1999, em homenagem ao Ano Internacional do Idoso. O concurso surgiu do objetivo de desenvolver a criatividade, o potencial artístico e a participação social do público com 60 anos ou mais.

Para Fernando Byington Egydio Martins, vice-presidente executivo de Marca, Marketing, Comunicação e Interatividade, “já estamos há mais de uma década estimulando a criatividade e o potencial artístico desse público e nos surpreendemos a cada edição. O Santander se mobiliza e estimula a sociedade para melhoria da qualidade de vida do idoso apoiando boas propostas que necessitam de recursos financeiros para serem desenvolvidas e aperfeiçoadas”.

A 13ª edição do Talentos da Maturidade recebeu 9.500 inscrições, sendo 5.523 pelo portal www.talentosdamaturidade.com.br, o que representa 58% do total e reforça que o público com 60 anos ou mais também está passando por um movimento de “inclusão digital”. Em 2010, as inscrições pela web representavam pouco menos de 50% dos trabalhos.

.Premiados categorias artísticas.: Literatura: Nilza Amaral (Campinas - SP)-Na Venda Do Velho Imigrante.
Luiz Carlos Soares Moreira (Natal – RN)-Coivaras.
Zaida Buarque (Rio de Janeiro – RJ)-Neblina.
Eugenio Borges (São Gonçalo Do Amarante – RN) -Mergulho no Passado.
Ivo De Jesus Costa (Volta Redonda – RJ)-Portumática.

Fotografia:Lucia Pio (Rio de Janeiro - RJ)-Flagrante na Elegância.
Antonio de Noronha Bacchiega (São José Do Rio Preto – SP.)-Brasil na Lama.
Lina Bandiera (São Paulo - SP)-Cabeças nas Nuvens.
Chico Sagado (São Paulo - SP)-Street #1.
Geraldina Galleas (Curitiba – PR)-Solidão.

Artes Plásticas:Mauricio Pereira (São Paulo - SP)-O Reciclador.
Marcelo Aquino (Juíz De Fora – MG)-Solidariedade.
Carlito Bicca (São Gabriel – RS)-Tango.
Maria Lucia Salvetti (São Roque - SP)-A Costureira.
Eliane Rodrigues (Recife - PE)-Helena, Helena, Helena.

Música:Wanderte Salim ( São Paulo - SP)-Chora Tua Tristeza (Oscar Castro/ Luvercy Fiorini).
Terezinha Vasconcelos Campos (Goiânia - GO)-Onde anda você (Vinícius De Moraes / Hermano Silva).
Pastor Wander Carlos Gomes (Belo Horizonte - MG)-Tu és fiel Senhor.
Ruth Eli (São José Dos Campos - SP)-Cavaquinho camarada (Ruy Quaresma).
Márcia Hellô (São Gonçalo – RJ)-Nunca.

Premiados programas exemplares: Senior FIT - Projeto Longitudinal de Envelhecimento de São Caetano do Sul. Organização executora: Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS.Coordenador: Timóteo Leandro de Araújo.

O Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul é uma organização não governamental que possui a missão de investigar e disseminar o conhecimento da relação entre atividade física e saúde. Tem atuado na recuperação, manutenção, promoção e excelência na saúde da população.Este projeto pretende capacitar de forma teórica e prática os profissionais de saúde, funcionários e cuidadores de idosos das instituições de longa permanência do município para implementar um programa de atividades físicas nestes abrigos visando minimizar as perdas na capacidade funcional e melhorar a qualidade de vida dos idosos atendidos. O projeto beneficiará aproximadamente 500 idosos, atuando inicialmente em 5 instituições conveniadas com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Caetano do Sul podendo ser estendido a outras 10 instituições privadas do município. Este projeto é uma proposta inovadora, pois possibilita a implementação de um programa de atividade física fácil de ser aplicado em instituições de longa permanência, que em sua maioria não dispõe de programas desta natureza pela dificuldade de recursos financeiros, mas que promove um grande benefício na qualidade de vida dos idosos.

Conselho Municipal do Idoso: Espaço de Participação, Fortalecimento e Integração. Organização executora: Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba. Coordenador: Valberto Cosme de Lira.

O Ministério Público da Paraíba se propõe neste projeto a assegurar a consolidação dos denominados conselhos de controle social, neste caso em especial, à proteção dos direitos das pessoas idosas.O projeto objetiva sensibilizar a criação, a instalação e o funcionamento dos Conselhos Municipais do Idoso do Estado da Paraíba nos municípios que ainda não possuem, e aprimorar o desempenho dos que já estão criados e instalados, mas que carecem de conhecimentos sobre de seu funcionamento e suas atribuições. Visa igualmente a articulação entre os órgãos de proteção e defesa dos direitos dos idosos de maneira a atuarem de forma conjunta, potencializando desta forma as suas ações.Para alcançar este objetivo serão produzidas cartilhas e materiais para a realização de reuniões técnicas, palestras e oficinas em 20 municípios da Paraíba visando capacitar os conselheiros e integrantes de entidades de apoio à pessoa idosa, inclusive de promotores de justiça, de modo a se transformarem em protagonistas na formulação e implementação de políticas públicas. Este projeto tem extrema relevância, pois atende às necessidades de criação, fortalecimento e articulação dos Conselhos Municipais do Idoso, que ainda possuem fragilidades no Brasil. É de extrema importância igualmente que os conselhos sejam articulados e capazes de garantir os direitos das pessoas idosas.

Programa de Acompanhamento Global de Aposentados da Asastel.Organização executora: Asastel (Associação dos Participantes e Assistidos da Fundação Embratel de Seguridade Social).Coordenadora: Angela Naine de Almeida.

A Asastel possui âmbito nacional, não tem fins econômicos nem lucrativos, e congrega os aposentados e pensionistas da Fundação Embratel de Seguridade Social – TELOS. O objetivo deste projeto é atuar junto a seus associados em domicílio com ações educativas em saúde visando à melhoria da qualidade de vida através da adoção de hábitos de vida saudável, de preservação da saúde e de prevenção de doenças. Este projeto, que já sendo desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro, visa aprimorar e consolidar a sua intervenção nos idosos já assistidos pelo programa, assim como treinar recursos humanos para aplicação de protocolos de levantamento do perfil de idosos e para a promoção de educação em saúde, ampliando-o para as cidades de Recife, Belo Horizonte e Belém. O público alvo serão 400 associados assistidos em seus domicílios. A relevância deste projeto deve-se à preocupação de uma associação de aposentados com a qualidade de vida daqueles que muitas vezes se encontram em estado de isolamento.

Qualificar para Cuidar: Idosos Residentes em Favela.Organização executora: Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social – IBISS.Coordenadora: Isabel Lopes Monteiro.

O Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social - IBISS é uma organização não governamental cuja missão é contribuir na formação de um Brasil com mais saúde social, construindo pontes entre as populações excluídas e os serviços públicos. Este projeto pretende ampliar para a comunidade do Morro do Alemão no Rio de Janeiro o projeto já apoiado pelo Banco Santander em 2009/2010 para assistir idosos dependentes em domicílio na Comunidade Vila Cruzeiro.Serão selecionados 10 cuidadores já capacitados pelo projeto anterior quer irão atuar junto a uma equipe multiprofissional na atenção em domicílio de 50 idosos dependentes, visando a melhoria de qualidade de vida destes idosos, a permanência do familiar no mercado de trabalho e a oportunidade de geração de renda para os moradores das comunidades, que foram capacitados. A relevância deste projeto é o oferecimento de assistência à idosos que possuem dependência funcional e são vulneráveis socialmente, que residem em áreas em que o acesso a serviços sociais e de saúde é ainda mais difícil devido a barreiras de acessibilidade. Também contribuirá para a consolidação das políticas de segurança pública em comunidades já pacificadas no Rio de Janeiro.

Qualidade de Vida e Qualidade de Vida aos Idosos com Demência .Organização executora: Associação Brasileira de Alzheimer.Coordenadora: Fernanda Gouveia Paulino.

A ABRAZ - Associação Brasileira de Alzheimer é uma entidade privada, de natureza civil, com 20 anos de história, que tem como missão ter representatividade nacional e ser o núcleo central das pessoas envolvidas com a doença de Alzheimer e outras demências. A associação é formada por pacientes, familiares e cuidadores profissionais, oferece grupos de apoio gratuitos coordenados por voluntários e atende a populações de diferentes contextos socioeconômicos e culturais. Através de suas 21 regionais, contam atualmente com 90 grupos que reúnem familiares, cuidadores e profissionais para oferecer informações e orientações para lidar de maneira mais adequada com a doença de Alzheimer, além de apoiar ações voltadas para o bem estar do paciente, dos familiares, dos cuidadores e dos profissionais. Este projeto, que será desenvolvido em todo o Brasil, tem como objetivo padronizar as ações de intervenção dos cuidadores, através da produção de um manual de procedimento, e capacitar novos coordenadores e multiplicadores para ampliar com consistência o número e alcance dos grupos de apoio e de orientação para vários outros municípios do País. Visa também aumentar o número de idosos e familiares atendidos, que atualmente são em torno de 2000 pessoas, e investir na qualidade da assistência a eles, por meio da formação de grupos de estimulação cognitiva, sociais e de atividade física. A relevância deste projeto é propiciar o aumento da rede de apoio aos familiares e aos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer, assim como padronizar e replicar um modelo de intervenção não-farmacológica para a doença de Alzheimer, para idosos e familiares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira