Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2011 - 09:00

“Caderno de Notações – a poética do movimento no espaço de fora”

Reconhecida como uma das pioneiras da dança contemporânea no país a artista mineira celebra a maturidade dos 40 anos de carreira, com lançamento da obra.

No dia 12 de dezembro (segunda-feira), a artista de dança DUDUDE faz lançamento de seu livro “Caderno de Notações – a poética do movimento no espaço de fora”, na Faculdade e Escola Angel Vianna, Rio de Janeiro. A obra celebra 40 anos de persistência, resistência, existência e criação de Dudude no campo da dança e contribui para a produção do conhecimento dentro das artes cênicas brasileira. O livro possui o patrocínio da Wärtsilä por meio dos benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Esse livro chega no momento de minha maturidade como artista”, explica Dudude, que descobriu na escrita também uma forma de expressão distinta do movimento. Natural de Muriaé, Dudude vive e trabalha em Belo Horizonte. O lançamento do livro será no Rio de Janeiro, onde a Wärtsilä, empresa finlandesa patrocinadora do livro, tem sua sede e onde está a Faculdade e Escola de Angel Vianna. Dudude possui na pessoa de Angel, que também é mineira, uma referência em dança no Brasil. “Fico contente e honrada de lançar este Livro em um espaço tão importante para a dança, sinônimo de coragem, força e resistência. Conheço Angel desde meu começo nesta lida com o dançar”. No ano que vem, Dudude, pretende lançar o livro em vários festivais do Brasil de Dança e Teatro e vai começar por Belo Horizonte, em março.

Escrever e Dançar -O desejo de escrever o livro nasceu de uma experiência vivida fora do país. Em 2001, Dudude residiu na França, aprofundando seus estudos em dança através da Bolsa Virtuose, do Ministério da Cultura. “Eu passava muito tempo sozinha em estado de observação das coisas, com um olhar estrangeiro. Os menores detalhes me chamavam a atenção. Comecei a fazer pequenas anotações e a me interessar pela vida e o movimento de uma praça pública. Foi nesse momento que dei inicio ao esboço da pesquisa sobre essa poética”, diz.

Em 2003, já no Brasil, cheia de ideias e vontade de realizar novos experimentos, Dudude foi contemplada no Programa Bolsas Vitae de Artes para realizar sua pesquisa Poética de um Andarilho - a escrita do movimento no espaço de fora.

Durante um ano (de fevereiro de 2003 a março de 2004), a artista habitou no período das manhãs, praças públicas da cidade de Belo Horizonte. De uma praça a outra, Dudude, travestida de “andarilha” experimentava olhar, sentir, escutar e dançar o movimento no espaço natural da vida construindo assim seu material de trabalho. Dessas vivências nasceu o livro. Tudo foi escrito durante a experiência, enquanto Dudude estava em trabalho de campo, nas praças. Ao todo foram cinco cadernos que correspondem às estações do ano, e deram origem ao livro Caderno de Notações – a poética do movimento no espaço de fora.

“Queria entender e escrever partindo de minha habilidade primeira, o movimento. todos os dias em que saía pelas ruas me fazia a seguinte proposição: tudo que visse seria dança, movimento. Assim, assistia a variados espetáculos, as vezes interferia, dançando de uma maneira sutil pertencente ao espaço habitado. Era um andarilho em constante metáfora. Quase invisível, fui ganhando entendimento e assim escrevendo e gostando desse exercício”.

“Caderno de Notações – a poética do movimento no espaço de fora” tem parceria com diversos artistas. Viviane Gandra assina a edição final, a coordenação e a produção editorial, com o apoio de Marcelo Drummond. Além dos extratos dos cadernos produzidos por Dudude durante um ano habitando praças, o Livro contém textos que trazem reflexões de três autores convidados - Cássia Navas, estudiosa de dança, Luiz Carlos Garrocho, diretor teatral e estudioso da linguagem da improvisação, Marcos Hill, professor de história de arte -, uma nota editorial, mais os vídeo-ensaios de três artistas - Joacélio Batista, Juliana Saúde, Marcelo Kraiser - e um ensaio fotográfico de Marco Antônio Vieira, realizado em 2011, especialmente para a publicação. São ao todo 400 páginas, com um DVD encartado.

Projeto.: Projeto Poética de um Andarilho: a escrita do movimento no espaço de fora (2003-2004) |.Interpretação Concepção e escrita (notas e desenhos): Dudude |.Estudo roupagem: Gabriela Demarco|.Registros vídeo: Joacélio Batista, Marco Paulo Rolla, Mônica Rodrigues, Pablo Lobato, Sonia Laboriau|. Registros fotografia: Adriana Moura, Dudude, Napoleão, Vinícius Maciel|.Arte gráfica: Viviane Avelar Gandra|.(Projeto viabilizado pelo Programa Bolsas Vitae de Artes 2003 – edição 16. Fundação Vitae).

Caderno de Notações: a poética do movimento no espaço de fora (2006-2011)|.Agenciamento e captação recursos: Nena Rache|.Coordenação produção executiva: Patrícia Matos|.Produção executiva: Ludmilla Ramalho |.Assessoria contábil: Silvia Batista|.Coordenação comunicação: Beatriz França|.Ensaio fotográfico Praça Duque de Caxias (Santa Tereza): Marco Antônio Vieira|.Obras/leituras em vídeo: Joacélio Batista, Juliana Saúde, Marcelo Kraiser |.Compilação e autoração DVD: Joacélio Batista|.Textos cadernos e posfácio: Dudude|.Textos críticos: Cássia Navas, Luiz Carlos Garrocho, Marcos Hill|.Edição textos: Dudude, Marcelino Peixoto, Viviane Avelar Gandra|.Edição final, coordenação e produção editorial: Viviane Avelar Gandra|.Revisão de textos português e inglês: Regina Stocklen|.Tradução de textos: Alexandre Abrahão Martins (Chei), Regina Alfarano|.Digitalização banco de imagens: Marco Antônio Vieira|.Fotografia cadernos e objetos: Guilherme Cunha, Marco Antônio Vieira|.Projeto editorial, projeto gráfico e edição de imagens: Marcelo Drummond, Viviane Avelar Gandra|.Composição (editoração eletrônica) e arte final: Viviane Avelar Gandra|.Produção gráfica: Ricardo Marques, Viviane Avelar Gandra.

Dudude- Bailarina, improvisadora, coreógrafa, diretora de espetáculos e professora de dança, Dudude começou os estudos nos anos 70 e fez parte da geração do Grupo Trans-Forma BH/MG. Dirigiu seu estúdio por 15 anos com diversas atividades na área de dança e seus desdobramentos. Esteve à frente da Benvinda Cia de Dança por 16 anos. Foi bolsista do Ministério da Cultura do Brasil pelo programa Bolsa Virtuose 2000, em residência no Centro Coreográfico de Orleans a convite de Josef Nadj. Em 2003/2004 desenvolveu sua pesquisa “Poética de um Andarilho – a escrita do movimento no espaço de fora” viabilizado pelo Programa Bolsas Vitae de Artes. Ministra cursos e oficinas no campo da produção de sensibilidades. Desenvolve parcerias criativas com artistas de diversos campos de expressão dentro e fora do país. Atualmente trabalha em seu Atelier (Brumadinho - MG) onde promove eventos focados na arte contemporânea. Dudude segue trabalhando interessada e curiosa em assuntos de arte/vida. [www.dudude.com.br | www.coisasdedudude.blogspot.com].

.[“Caderno de Notações – poética do movimento no espaço de Fora”, no dia 12 de deze,bro (segunda-feira), às 19h, na Faculdade e Escola Angel Vianna,Rua Jornalista Orlando Dantas, 2 – Botafogo, Rio de Janeiro. Tel: (21) 2551 0099].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira