Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2011 - 09:11

Técnicos pedem no Footecon o resgate do futebol brasileiro e admitem problemas na formação dos jogadores

Treinador Abel Braga vê crise no futebol verde-amarelo e deslumbramento pelos clubes europeus.Capitão do penta, Cafu acredita que jogadores do País perderam um pouco do brio .Homenagem a centenário do cronista Nelson Rodrigues discute relação entre jogadores e imprensa no Brasil.

O resgate da identidade do futebol brasileiro foi a bandeira levantada pelos treinadores durante as palestras vespertinas do primeiro dia do Footecon, nesta terça-feira, 6 de dezembro, no Hotel Copacabana Palace. Durante um debate sobre métodos para aperfeiçoar a técnica do jogador brasileiro, o técnico do Fluminense, Abel Braga, criticou o deslumbramento local com o futebol europeu e afirmou que o país passa por um momento crítico. “Temos que ter consciência que está na hora de resgatar o nosso futebol. Hoje, estamos todos deslumbrados com o Barcelona. Antigamente, eram eles que se deslumbravam com o Brasil. Algo está errado. Será que nós perdemos a nossa identidade?”, questionou Abel, que discutia o assunto junto com o ex-jogador Cafu e o técnico do Vasco, Cristóvão Borges.

Questionado pelo técnico da seleção dos Estados Unidos, o alemão Jürgen Klinsmann, que assistia à palestra, Cafu afirmou que o jogador brasileiro não tem mais a mesma vontade em campo. “Não podemos achar que nós seremos os melhores para sempre e parar no tempo. Hoje, nosso jogador perdeu um pouco do brio”, disse o capitão do pentacampeonato mundial do Brasil, em 2002. Já Cristóvão identificou uma questão social a ser sanada. “Hoje em dia, o dinheiro chega muito rápido para os nossos jovens jogadores e muitas vezes ele perde essa fome de jogar. O futebol é um meio de ascensão social e tem suas conseqüências”, disse.

A tarde do primeiro dia do Footecon também teve uma homenagem a Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos em 2012, na mesa “Midia em Foco: Como a crônica esportiva ajuda a construir a imagem do futebol brasileiro”, com a participação dos jornalistas André Rizek, Arthur Dapieve e Tino Marcos e do treinador Renê Simões. “Temos que desarmar essa relação, que ficou muito amarrada, cheia de mágoa”, afirmou Simões.

Dorival Jr, técnico do Internacional-RS, e Vinícius Eutrópio, que acaba de se desligar do Estoril, abordaram o tema “Transição precoce de atletas” com base na experiência profissional. Vinícius demonstrou, em slides, a forma com que os jovens são geridos pelos clubes, empresários e família, apontando a necessidade de haver um acompanhamento profissional de assistência social, financeira e educacional para que não haja maior influência dos obstáculos naturais do processo. Seguindo na mesma linha, Dorival Jr foi direto ao ponto. “Está cada dia mais complicado, porque os clubes querem o garoto mais rápido na categoria principal. E o menino, se fica muito tempo no banco do profissional, quer mudar de time para ser titular. Queima-se uma etapa”, afirmou o treinador.

Sobre o case de sucesso recente do Figueirense, falaram os gestores do clube, Renan Dal Zotto e Marcos Teixeira. A dupla apresentou o ‘antes e depois’ de sua chegada ao clube, que se encontrava na série B do Campeonato Brasileiro, em 2010, e quase conquistou a vaga da Libertadores 2012 no Brasileirão 2011, recém-encerrado. A gestão atual fez um planejamento de cincos anos para frente, tendo como principal meta estar entre os três maiores clubes da Região Sul do País. Tal alvo tem pilares bem definidos como colocação nos rankings, licenciamento de produtos e marcas, média de público, estádio e CT próprios, e o histórico de aproveitamento na série A.

O dia também foi marcado pelo fórum sobre medicina esportiva que reuniu especialistas e curiosos no Rio de Janeiro Room. Foram 15 palestras que abordaram as lesões mais comuns do futebol, doping, os atendimentos nos estádios e as necessidades da área para os estádios brasileiros. No Crystal Room, foram traçados paralelos da preparação física entre Brasil e Europa e, no Palm Room, debateu-se a nova realidade da gestão esportiva e cases de marketing.

Nesta quarta-feira, segundo e último dia do Footecon, a programação inicia-se novamente às 9h, com uma mesa-redonda sobre a montagem de elenco, tema recorrente na temporada de férias dos jogadores. Os técnicos Ney Franco (Seleção Brasileira Sub-20), Caio Júnior (Grêmio), Jorginho (Portuguesa) e o superintendente de futebol do Coritiba, Felipe Ximenes, falarão sobre o garimpo que movimenta o mercado nos meses de dezembro e janeiro. Em seguida, às 11h30, o alemão Jürgen Klinsmann, atual treinador dos Estados Unidos, comenta as dificuldades de dirigir a seleção anfitriã durante uma Copa do Mundo – o ex-atacante dirigiu a Alemanha no Mundial de 2006. Às 12h30, os técnicos Jorginho (Figueirense) e Joel Santana (Bahia) discutem sistemas de marcação.

À tarde, Carlos Alberto Parreira comenta sobre os sistemas de jogo dos principais treinadores europeus, a partir das 15h. Em seguida, o ex-árbitro colombiano Oscar Ruiz fala sobre a relação com os técnicos durante a partida, acompanhado por Sérgio Correa, presidente da comissão de arbitragem da CBF, e Arnaldo Cesar Coelho. Às 17h30, o publicitário Washington Olivetto ministra a palestra “Sport Club Marketing & Comunicação”. No Palm Room, salão dedicado a discussões sobre gestão e marketing, Falcão, Manoel Tobias e Sergio Leiros farão o primeiro debate sobre futsal na história do evento; Ney Franco é o responsável por fechar o programa de palestra, falando sobre a Seleção Brasileira, às 18h10. No Cinefoot, as atrações do dia são os curtas sobre Mauro Shampoo, o atacante do Íbis que marcou apenas um gol em sua carreira, e Mané Garrincha e o longa “Zico na Rede”.

O Footecon é realizado pela FSV (Football Sports Venture), empresa parceira do técnico tetracampeão Carlos Alberto Parreira, pela Fagga | GL exhibitions, que conta com quase meio século de experiência na promoção e organização de eventos, e pela Traffic Sports, maior empresa de marketing esportivo da América Latina.

Fagga l GL exhibitions- Com quase meio século de experiência no setor de promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga l GL exhibitions segue o modelo de negócios da francesa GL events, a segunda maior empresa do mundo no setor, da qual faz parte.

A Fagga - pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro - se tornou subsidiária do Grupo GL events em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga l GL exhibitions, uma das maiores do setor, é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. No segundo semestre de 2010, as feiras movimentaram mais de R$ 300 milhões só no Rio de Janeiro, onde foram realizadas dez delas, e a expectativa da GL events Brasil é que esse número suba 30% em 2011.

Entre os segmentos e produtos de maior destaque estão o setor de moda e beleza, com a realização de algumas de suas principais feiras, entre elas a Première Brasil, edição latino-americana da francesa Première Vision, o maior evento do mercado têxtil do mundo, realizada em São Paulo; o setor de construção, saneamento e infraestrutura, com as três feiras Construir (Rio, Minas e Bahia), Fitabes e Rio Infra; o setor cultural, com amplo destaque para quatro Bienais do Livro, além da do Rio de Janeiro, a da Bahia.

FSV – Football Sports Ventures S/A: constituída em 2005, a FSV – Football Sports Ventures S/A, é uma empresa brasileira de marketing esportivo, constituída para atender ao mercado nacional através da prestação de serviços estruturados e personalizados para entidades esportivas e atletas. Inicialmente atuando com quatro unidades de negócios, concentrou suas principais atividades na criação e realização anual, desde 2004, do Footecon - Fórum Internacional de Futebol. Atualmente, o Footecon é o maior evento de futebol das Américas, contando com a parceria e patrocínio de importantes empresas, e a FSV detém os direitos sobre sua marca.

Traffic Sports-Pioneira no mercado brasileiro e líder de marketing esportivo na América Latina, a Traffic atua há mais de 30 anos comercializando os principais eventos de futebol do continente ao mundo todo.

A Traffic oferece aos seus clientes diversificados produtos do esporte mais popular do planeta, como competições, clubes, seleções, jogadores, patrocínio, arenas, soluções digitais, além de ações de mídia e entretenimento, abrangendo todas as áreas do futebol.

O Grupo Traffic ultrapassa as fronteiras continentais na comercialização dos eventos de futebol, atuando também na América do Norte, Europa e Ásia. A Traffic detém os direitos de transmissão, patrocínio e promoção dos melhores campeonatos do continente, como a Copa América, Copa Libertadores, Copa Sul-americana, Eliminatórias para a Copa do Mundo, Copa Kia do Brasil, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira