Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2007 - 09:29

Pesquisa do IBGE mostra queda da produção industrial em julho

Analista da Trevisan diz que crescimento da indústria deve ser menor nos próximos meses.

O professor Alcides Leite, de Mercado Financeiro da Trevisan Escola de Negócios, afirma que, apesar da queda apresentada pela pesquisa do IBGE em julho, comparando-se ao mês anterior, todos os setores da indústria cresceram bastante na comparação com a média anual.

Os setores que registraram maiores quedas em comparação a junho foram: - refino de petróleo e produção de álcool (-3,5%). A produção de álcool depende da safra e a de refino de petróleo depende dos estoques e do fornecimento de petróleo cru, que pode variar ao longo dos meses do ano.

- alimentos (-2,5%) a produção costuma cair no período do inverno. | - máquinas e equipamentos (-2,7%). o setor está produzindo no limite, então é natural interromper a trajetória de crescimento da produção. | - produção de metal (-5,4%). o mesmo raciocínio do ítem anterior. | - farmacêutico (-3,8%) sofre forte influência do aumento das importações.

“A comparação mês contra mês anterior não é boa. A melhor comparação é a média anual móvel ou mês sobre o mesmo mês do ano anterior. Nessas comparações, todos os setores da indústria cresceram bastante”, diz.

Alcides Leite afirma que daqui para frente o crescimento deve ser menor. “A base de comparação cresceu e o índice de ocupação da capacidade instalada está chegando no limite. Somente com investimentos em ampliação da capacidade instalada é que a produção industrial poderá crescer mais. Isto demanda um pouco mais de tempo”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira