Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2011 - 09:32

Crédito para financiamento de veículos está próximo de atingir R$ 200 bilhões no ano


O saldo total de crédito para aquisição de automóveis fechou o mês de outubro em R$ 199,4 bilhões, crescimento de 7,3% no ano, enquanto o total de crédito do Sistema Financeiro Nacional cresceu 14,1% no mesmo período, evidenciando uma moderação na evolução da aquisição de automóveis por meio de financiamentos. Os números foram divulgados no boletim mensal da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras).

O cenário atual segue a tendência do ano, com um crescimento em ritmo desacelerado e menor que o de 2010, porém, de forma constante. As medidas macroprudenciais tomadas pelo Banco Central, em dezembro do ano passado, foram afrouxadas em novembro, mas, mesmo assim, a evolução da carteira deve manter-se na mesma proporção.

“A nova medida do BC ajuda a impulsionar as vendas para o fim do ano. Entretanto, será um processo moderado, o que nos leva a crer na mesma expectativa de aumento para o ano, equivalente a 10%”, afirma Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef.

Segundo a análise trimestral, feita pela Associação, sobre o escoamento de vendas, em setembro, as vendas à vista representaram 39% do total de veículos e comerciais leves comercializados. A opção pelo CDC atingiu 48% dos compradores e o Consórcio ficou com 7% das escolhas. A modalidade Leasing, em queda acentuada, teve apenas 6% de adesões.

Inadimplência- Em alta desde o começo do ano, o saldo de inadimplência no CDC de Veículos para Pessoa Física, acima de 90 dias, apresentou a expressiva marca de 4,7%, um aumento de 0,3 pontos percentuais frente ao mês anterior.

Segundo a Anef, os números superam as expectativas, mas ainda estão sob controle. “Esta situação no financiamento de veículos ainda fica abaixo do índice de atraso total de empréstimos para Pessoas Físicas que é de 7,1%. A expectativa é que essa trajetória comece a mudar nos meses iniciais de 2012”, avalia o presidente.

Taxa de Juros e Planos de Financiamentos- A taxa de juros teve estabilidade frente a setembro, fechando em 1,53% ao mês. Nos novos contratos, os planos de financiamento fecharam com a média de 41 meses, sendo que o prazo máximo oferecido permaneceu em 60 meses neste semestre.

Comerciais (Caminhões e Ônibus)- Para esse segmento a opção que recebe maior procura é a do Finame. Em outubro, os números chegaram a 71% neste módulo de compra. Os outros 29% se dividem entre compras à vista, financiamento, consórcio, leasing e Finame leasing, na respectiva ordem.

Motocicletas- As modalidades de pagamento nas vendas das motocicletas mantiveram-se intactas. O financiamento segue com 52% da procura. A outra metade fica entre consórcio, que equivale a 28%, e vendas à vista, com 20% das opções. O leasing já é uma modalidade esquecidas pelos compradores neste segmento.

Fundada em 1993, a ANEF representa as suas marcas associadas junto aos órgãos do governo, de entidades de classe e associações congêneres, divulga, esclarece e presta informações tanto à imprensa quanto aos consumidores em geral sobre as modalidades de financiamentos – CDC (Crédito Diretor ao Consumidor), Finame, Leasing e Consórcio –, nos segmentos automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas. A entidade representa, hoje, 14 marcas e suas respectivas estruturas de serviços financeiros, incluindo bancos, empresas de arrendamento mercantil e administradoras de consórcios vinculados à indústria automotiva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira