Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2011 - 09:44

Dispositivos móveis: Como aproveitar esta onda de crescimento?


Atualmente, tenho observado um grande movimento no comportamento dos usuários de celulares. Percebo que as pessoas estão adotando aparelhos mais modernos, que apresentam tecnologias convergentes, oferecendo serviços e entretenimento. Posso ver os usuários digitando mensagens enquanto caminham pelas ruas, no ônibus, dirigindo seu carro, ou vê-los assistindo vídeos, enfim, utilizando os recursos em diferentes situações. Esta é a onda dos dispositivos móveis e por meio deles, é possível interagir nas redes de relacionamentos, enviar emails, publicar fotos, e até ‘falar’.

Uma das tecnologias que permitem toda esta interatividade é a Wi-Fi. Procurando os sites de pesquisa, confirmo minha observação. Segundo a empresa de pesquisas In-Stat, as vendas de dispositivos habilitados no padrão Wi-Fi 802.11n deve subir de 53 milhões em 2010 para quase 300 milhões, em 2015, um crescimento de 465%. E ainda mais dispositivos virão com Wi-Fi, a In-Stat projeta que, em 2013, 85% dos leitores de livros digitais terão conexão Wi-Fi. Mais de 82 milhões de tablets terão a tecnologia 802.11n já em 2012 e, em 2014 serão 29 milhões de porta retratos digitais vendidos, sendo que 53% deles terão Wi-Fi habilitado.

Os dispositivos móveis ainda dominarão o mercado de conexões sem fio, visto que a previsão é que em 2013 os carregamentos de telefones móveis com Wi-Fi embutido devem exceder 250 milhões de unidades. Obviamente, todos os usuários querem estar conectados e querem ter a melhor velocidade e performance de banda, de qualquer lugar, seja dentro do shopping, na praia, na quadra de futebol, etc. Mas, será que o país está preparado para o acesso de todos estes dispositivos móveis?

Para ‘cobrir’ estas áreas, serão necessários diversos aparelhos de acesso Wi-Fi. Diante disso, será preciso um aumento significativo de investimento pelas empresas, municípios, condomínios, clubes, entre outras localidades para melhorarem sua infraestrutura e adquirirem tecnologia de acesso. É neste contexto que antevejo o quanto as empresas de serviços podem aproveitar a ‘onda de dispositivos móveis’ para gerar negócios, pois para chegar a uma conexão com qualidade e velocidade adequada vai depender de equipamentos que suportem muitos acessos simultâneos.

Entre os principais componentes, podemos citar um Acess Point, um switch e link de acesso. A participação em feiras e eventos é uma forma destas empresas ampliarem sua participação neste negócio e fomentar o mercado na oferta de soluções que atendam às necessidades de seus clientes. Nestes encontros é possível apresentar as especificações dos produtos, ampliando o conhecimento dos participantes e direcionando-os para o objetivo de seus projetos. Eventos voltados para condomínios e cidades digitais são ótimas opções de nicho de mercado por estarem aquecidos neste momento.

Em prédios públicos, como de prefeituras, governos, bibliotecas e outras secretarias, uma boa conexão permite que os funcionários tenham maior produtividade e qualidade dos serviços, enquanto em cidades digitais pode ser um atrativo, um valor adicional para os moradores e turistas.

Outro ponto animador é que na oferta de banda larga, o Brasil tem mudado em relação ao nível de disponibilidade de infraestrutura. Apesar das limitações de algumas regiões, como Nordeste e Norte, as operadoras estão aumentando seus serviços, facilitando e barateando o acesso à população. Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste a concorrência entre as operadoras criaram competitividade que tem favorecido o usuário, enquanto nas outras regiões do país está mais difícil de comparar e exigir um serviço melhor por falta de concorrência.

Portanto, nada mais razoável do que aproveitar a ‘onda da mobilidade’ em locais onde o mercado já está preparado para oferecer tecnologias de ponta, ampliando o acesso dos usuários aos serviços e entretenimento. A convergência das tecnologias já é uma realidade. Agora é tempo de ampliar as condições de acesso e dar ao usuário a condição de usufruir.

.Por: Rodrigo Martini é diretor comercial da Distribuidora Axyon. | Fundada em 2010, a Axyon é especializada na distribuição de soluções para os segmentos de Áudio & Vídeo e Security & Network. Por meio de um portfólio de produtos de alto valor agregado, atende a mais de 2000 revendas cadastradas em todo território nacional e, como diferencial, investe em uma política agressiva de capacitação de revendas, utilizando recursos como workshops, treinamentos, webcasts e roadshows. Entre seus principais fornecedores estão a Samsung, Analogic Way, Biamp, Datavideo, Digifort, Digitech, AMX, Emerson, Harman, Radvision, Sony, Transition Network, entre outros. (www.axyon.com.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira