Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2007 - 09:32

Petrobras batiza plataforma no campo de Piranema, em Sergipe


Com tecnologia pioneira, unidade produzirá óleo leve de excelente qualidade.

A Petrobras batizou no dia 4 de setembro, a plataforma do campo de Piranema, em Sergipe. O batismo foi transmitido, ao vivo, diretamente da plataforma, ancorada a 25 quilômetros da costa de Sergipe, para o teatro Tobias Barreto, em Aracaju. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de Sergipe, Marcelo Déda. Participaram do evento o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, o diretor de exploração e produção da companhia, Guilherme Estrella, a consultora na área de exploração e produção de Sergipe e Alagoas, Lanamara Pinheiro Cangussu representando a madrinha da unidade, a gerente na área de exploração, Elizabeth Machado, e executivos da Sevan Marine, empresa proprietária da plataforma.

A unidade que vai operar no campo de Piranema é a primeira do tipo FPSO (que produz, armazena e transfere petróleo) com o casco redondo. O projeto também é pioneiro na produção em águas profundas (entre 1.000 e 1.500 metros) no Nordeste brasileiro. O óleo a ser produzido neste campo será o mais leve (44º API) entre todos os produzidos em águas profundas no Brasil.

O formato redondo da plataforma de Piranema privilegia a estabilidade no mar, pois as ondas circundam a embarcação após se chocarem contra ela e não há um impacto frontal tão grande quanto o sofrido pelos navios convencionais. Seu casco é mais versátil e estável, permitindo a operação em condições ambientais mais severas.

Outra característica dessa unidade de produção é o casco duplo, formado por duas camadas de chapas de aço. O espaço entre os cascos será preenchido com água salgada, que servirá de lastro. A parte interna armazenará o óleo. Dessa forma, se a embarcação sofrer algum dano no casco, não haverá vazamento de óleo para o mar, o que lhe confere maior segurança ambiental.

Com investimentos de R$ 2,4 bilhões, a plataforma de Piranema faz parte de um convênio de cooperação tecnológica entre a Petrobras e a empresa norueguesa Sevan Marine. O projeto servirá de modelo para a Mono-BR, uma plataforma também flutuante, de casco redondo, que está sendo desenvolvida pela Petrobras para ser instalada em campos no Brasil e no exterior.

A plataforma de Piranema produzirá, inicialmente, dez mil barris diários de petróleo, podendo chegar a 30 mil em 2008. Até 2018, a produção acumulada deverá chegar a 30 milhões de barris.

Na primeira fase do projeto, a plataforma vai operar em uma profundidade de 1.090 metros, com seis poços interligados a ela. Na segunda fase ela será deslocada para o sul do mesmo campo e sua ancoragem chegará a 1.500 metros de profundidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira