Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2011 - 10:29

HAYS analisa os setores que serão destaque na contratação de profissionais em 2012

O Brasil tem um cenário otimista para a contratação de profissionais em 2012. O surgimento de vagas ligadas aos setores de desenvolvimento do País e aos eventos esportivos nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, dão destaque para diversos segmentos. Enquanto a zona do euro enfrenta um momento sensível, a situação do Brasil se mostra favorável, principalmente nos setores de infraestrutura, serviços, tecnologia, comércio e energia.

Segundo os especialistas da HAYS Recruiting experts worldwide – consultoria líder em recrutar profissionais para a média e a alta gerência - a contratação de profissionais continuará em alta, embora sejam esperadas atitudes mais conservadoras das empresas principalmente no primeiro trimestre. “Observamos que as empresas, em especial as multinacionais com forte atuação na Europa, se mostram mais cautelosas em termos de contratações devido, em grande parte, às experiências vividas na crise econômica de 2008”, diz Luiz Valente, diretor geral da HAYS no Brasil. Para o executivo, apesar de tais empresas observarem o mercado com cautela, não deixam de olhar para o Brasil como foco de investimentos, justamente pelo bom momento que o país atravessa.

As perspectivas para cada segmento de acordo com os consultores da HAYS.: Serviços: O segmento já vivencia um momento de expansão. Diversas redes de hotéis, por exemplo, que já possuem atuação no Brasil, buscam expandir as suas operações e outras estão buscando estabelecer-se no País. De acordo com dados da prefeitura do Rio de Janeiro, a previsão é que, até 2014, 36 novos hotéis sejam inaugurados e a contratação de mão de obra para suprir o setor será fundamental.

Petróleo e Gás e Energia: Os setores estão em expansão em todo o País, com grande crescimento nas regiões do Rio de Janeiro, Santos (SP) e Nordeste. Todos os projetos já iniciados pelas empresas são de longo prazo e alto investimento e, por conta disso, a maioria seguirá independente de um cenário externo desfavorável. Todos esses projetos são intensivos de mão de obra, principalmente nas fases atuais de construção, e o aumento de demanda de profissionais qualificados será visível. O perfil mais solicitado será o de gerente de contrato e projetos e profissionais que tenham a capacidade e conhecimento técnico para gerenciar trabalhos de grande porte e muito específicos.

Tecnologia da Informação: A área cresce a cada dia e a demanda de ofertas de empresas está grande, porque as organizações dos mais diversos segmentos requerem profissionais da área, que cada vez mais são considerados parte da estratégia. Profissionais com curso de capacitação, técnicos e superiores são os mais procurados.

Logística: Os profissionais dessa área terão oportunidades com a proximidade de eventos internacionais como Copa do Mundo e Olimpíadas. Atuarão desde a ampliação e construção dos aeroportos como no reforço e ampliação dos portos para escoamento internacional de mercadorias e viabilização do movimento de bens internamente. Os profissionais de logística devem estar atentos às novas tendências de mercado, pois a área não tem mais como foco principal a execução de atividades operacionais. Embora esse seja um setor que exija extrema capacidade analítica e envolva muitos processos, também são essenciais habilidades comportamentais de negociação e de relacionamento interpessoal.

Agronegócio: Hoje o profissional que atua na área lida com oportunidades cada vez mais atrativas, pois muitas empresas do segmento são adeptas da remuneração variável e boas recompensas. Os executivos desse segmento estão na vanguarda da modernização do setor, que pede profissionais qualificados com o domínio de uma segunda língua, pois a chegada de multinacionais ao País só tende a aumentar nos próximos anos, com demanda para perfis com forte capacidade de gestão, empreendedorismo e espírito de equipe.

Construção Civil: A área do setor responsável pela infraestrutura terá um cenário bastante aquecido, devido às obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. As empresas buscam profissionais com experiência e muitos brasileiros que atuavam fora do País estão voltando devido às oportunidades que as empresas disponibilizam.

Indústria: As indústrias de base, como as de siderurgia, aço e cimento deverão registrar crescimento no próximo ano. Os profissionais que mais terão destaque no setor serão os engenheiros formados em projetos, engenheiros de minas e até mesmo na parte comercial.

Varejo e Consumo: As medidas do governo de redução de IPI aliadas ao contexto de festas de final de ano e incremento salarial por meio de bônus e 13° salários atuam para o aquecimento da economia nesse final de 2011 e já impactam no desempenho dos setores para 2012. No segmento de varejo, o mercado empreendedor de franquias e microfranquias deve ganhar mais espaço. Tendo em vista possíveis impactos da crise econômica, as ações de consumo voltadas para os públicos das classes A e B, menos sensíveis às oscilações da economia, ganharão impulso nos segmentos de vestuário, moda e cosméticos.

Ciências da Vida: A indústria farmacêutica - especialmente as multinacionais instaladas no País - começará 2012 com maior foco em competitividade para suprir o impacto da perda de importantes patentes. Haverá maior agressividade comercial e demanda por profissionais da área de trade marketing para melhorar a relação com as redes de farmácias. As empresas de medical devices (equipamentos médicos) estarão com foco na profissionalização de seus colaboradores para acompanhar as mais modernas práticas de gestão utilizadas por laboratórios, hospitais e planos de saúde.

HAYS Recruiting experts worldwide -Especializada em recrutar profissionais para média e alta gerência, a HAYS Recruiting experts worldwide [www.hays.com.br], líder no mercado mundial, tem mais de 50 anos de atuação e é reconhecida como a maior empresa do setor listada na Bolsa de Valores de Londres (LSE). Pautada em um dos seus principais valores, a paixão por pessoas, oferece serviço consultivo especializado sobre o mercado de trabalho e suas tendências. No ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2011, a consultoria foi responsável em todo o mundo por cerca de 60 mil contratações em regime permanente e 190 mil em vagas temporárias. Seu faturamento mundial alcançou £ 3,25 bilhões, com lucro líquido de £ 672 milhões e lucro operacional de £ 114 milhões.

Chegou ao Brasil em 2006, estabelecendo-se primeiro em São Paulo, depois no Rio de Janeiro (2007), em Campinas (SP) (2010) e, mais recentemente, em Curitiba (PR). No País, a consultoria atua em 15 áreas de expertise, recrutando apenas para vagas permanentes: Hays Accountancy & Finance, Hays Banking, Hays Construction & Property, Hays Engineering, Hays Human Resources, Hays Legal, Hays Logistics, Hays Procurement, Hays Life Sciences, Hays Sales & Marketing, Hays Oil & Gas, Hays Insurance, Hays Retail e Hays Information Technology. É a única consultoria do Brasil que tem uma divisão especializada em impostos, Hays Taxation.

Em todo o mundo a HAYS atua em 20 áreas de expertise. Emprega mais de 7,5 mil funcionários, que atuam em mais de 250 escritórios distribuídos por 31 países.

Seu modelo de negócios tem como foco os resultados, base de sua prática comercial, e é 100% voltado à parceria de longo prazo com as empresas requisitantes. Seus consultores têm formação acadêmica e experiência profissional prévia na área de expertise para a qual recrutam, além de possuir especialização em recrutar profissionais e identificar talentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira