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08/12/2011 - 10:40

Estudo da GfK aponta perfil do pequeno varejo

A pesquisa revela também os atributos valorizados pelo consumidor que utilizam este segmento.

Estudo realizado pela GfK, quarta maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e quarto maior grupo mundial do setor, aponta as características do pequeno varejo e também os atributos que o consumidor mais valoriza neste segmento para atração de compra.

O pequeno varejo, mais conhecido como mercado de vizinhança, é caracterizado por possuir de 1 a 4 check outs (caixas). A GfK aponta a proximidade como o principal motivador de compra para 92% dos consumidores que utilizam mercados de vizinhança. O público também valoriza balcão refrigerado, hortifruti, estacionamento e padaria. Destes serviços, os pequenos varejistas precisam investir ainda em estacionamento e padaria, que estão presentes em apenas 41% e 33% dos estabelecimentos, respectivamente.

A pesquisa revelou também informações sobre vendas. O tíquete médio é de R$ 42,00 e a principal forma de pagamento ainda é em dinheiro, presente em 43% das transações, seguida pelo cartão de débito, presente em 34%. Uma característica simbólica dos mercados de vizinhança mantém-se presente até hoje, em 38% deles ainda há venda por caderneta, ou “fiado”. Os resultados em faturamento médio vão desde R$ 330 mil anuais para mercados de 1 check out a R$ 3,8 milhões para mercados de até 4 check outs.

O cenário continua promissor. Atualmente, o Brasil apresenta a estrutura demográfica ideal para o crescimento econômico, a população economicamente ativa supera a população dependente, composta por idosos e crianças “Estima-se que nos próximos 30 anos o bônus demográfico ainda estará positivo e a expectativa é de forte expansão em diversos segmentos”, atesta Marco Aurélio Lima, Diretor de Auditoria de Varejo da GfK.

Como o pequeno varejista deve aproveitar este cenário? Conhecer o novo consumidor e atender às suas expectativas é um bom começo. Segundo Marco Aurélio, “um dos principais desafios para o comerciante de pequeno varejo é a profissionalização”. O estudo apontou que 85% dos estabelecimentos são familiares e 56% dos gestores não terminaram o ensino fundamental. Apesar de experientes, pois apresentam em média 15 anos de vivência no varejo, ainda precisam investir em capacitação para aproveitar oportunidades futuras e manter o negócio competitivo neste mercado.

A GfK acompanha o segmento do pequeno varejo há 10 anos no Brasil, e para Marco Aurélio, alguns dados já consolidados no mercado demonstram sua imensa importância. “O pequeno varejo responde por mais de 40% do volume de vendas nos segmentos de alimentos, higiene e limpeza e perfumaria. Com o crescimento dos últimos dois anos, atualmente há mais de 50 mil estabelecimentos em todo o País. É uma tendência de crescimento que não deve ser ignorada”, afirma o diretor da GfK.

GfK-Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas decisões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Nextel, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, Mafre, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, Bridgestone, GM, Volkswagen, Toyota, Nissan.[ www.gfkcr.com.br].

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