Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2011 - 10:49

HSBC Seguros e SPVS apoiam mais duas áreas de remanescentes naturais

Áreas adotadas pela seguradora já garantiram a conservação de mais de 3 mil hectares de Florestas de Araucária, um dos ecossistemas ameaçados do Brasil .

Duas novas áreas de Floresta com Araucária no Paraná foram adotadas pelo Programa Desmatamento Evitado (PDE), realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). As adoções, firmadas por meio da parceria entre a SPVS e a HSBC Seguros, principal apoiador do PDE, irão contribuir para a preservação de 500 hectares. Desde 2007, a parceria em prol da conservação da natureza, promoveu a proteção de mais de 3 mil hectares de floresta, distribuídos em 17 áreas naturais, situadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Bahia. A iniciativa teve um investimento de R$9,6 milhões e proporcionou a preservação de uma área equivalente a 5.600 campos de futebol.

Localizada no município de Palmeira, a área denominada Fazenda Conquista pertence a Ricardo Paulo Mandelli e faz divisa com o Rio Iguaçu. Com 300 hectares adotados, a propriedade apresenta diversas formações de várzeas, áreas de expansão dos rios em períodos de cheia. “A presença de várzeas é um fator muito importante para o meio ambiente, pois funcionam como um grande filtro, o qual serve para purificar e dinamizar a água antes dela voltar ao rio”, comenta o coordenador do PDE, biólogo Denilson Cardoso.

Inserida em uma área de transição entre a Floresta com Araucária e a Floresta Atlântica do Litoral, a segunda propriedade adotada, Fazenda do Salto, de Cosme Pereira dos Santos, possui 200 hectares e está situada em Castro. Segundo Cardoso “as áreas de transição são de fundamental importância para a conservação da natureza, pois apresentam, devido as suas características, uma alta biodiversidade”.

Além de toda relevância ecológica presente nas florestas adotadas, as duas propriedades localizam-se dentro de áreas determinadas pelo Corredor das Araucárias, projeto fomentado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que visa ao estabelecimento de áreas prioritárias à conservação e replicação de projetos demonstrativos de alternativa de geração de renda e de conservação, aumentando assim a importância das adoções, pois totalizam 500 hectares de florestas nativas protegidas dentro do corredor.

De acordo com Paulo Pizzi, coordenador do projeto Corredor das Araucárias, que é financiado pelo Projetos Demonstrativos (PDA) do MMA e conta com o apoio da Pan American Development Foundation (PADF), ações como essas fortalecem ainda mais o PDE e o projeto Corredor, garantindo sua expansão e replicação. “Com as duas adoções a SPVS não somente atinge sua meta de adotar 300 hectares de remanescentes florestais no polígono do Corredor Araucária, como praticamente dobra esse indicador, fortalecendo os resultados do PDE e possibilitando a continuidade dessa atividade modelo por, no mínimo, mais cinco anos nas áreas prioritárias do corredor”, declara Pizzi.

A Floresta com Araucária, um dos símbolos do Paraná, tem hoje menos de 1% de suas áreas em bom estado de conservação, ou seja, próximo de suas características originais, com pouca intervenção humana. Com uma cobertura original de cerca de 8 milhões de hectares, o estado era o que mais abrigava este ecossistema que existe praticamente somente no sul do Brasil. Atualmente, estima-se que esse número seja menor que 0,5%, comprometendo de maneira mais drástica este patrimônio natural brasileiro. Neste bioma, o Programa já garantiu a adoção e preservação de 27 propriedades localizadas principalmente em cidades do Paraná e Santa Catarina, totalizando cerca de 4,2 mil hectares de áreas brasileiras protegidas do desmatamento.

Programa Desmatamento Evitado- Adaptado do projeto de Adoção de Áreas que teve a sua primeira iniciativa em 2003 com a Posigraf, empresa do Grupo Positivo, o Programa Desmatamento Evitado foi concebido, a partir de 2007, e consiste na adoção de áreas particulares em bom estado de conservação, por meio do repasse financeiro, oriundo de empresas parceiras, aos proprietários dessas áreas, para que mantenham seus esforços de proteção, aliado ao subsídio técnico-científico prestado pela SPVS. Esta foi a maneira encontrada pela SPVS para estimular a preservação de remanescentes de florestas ameaçadas como a Floresta com Araucária, uma formação específica da Mata Atlântica.

O projeto gera resultados ambientais, econômicos e sociais, pois, ao se conservar áreas naturais, mantêm a biodiversidade e os serviços ambientais essenciais para a vida no planeta, fomenta o combate às mudanças climáticas decorrentes de ações antropogênicas, além de contribuir na geração de empregos e na manutenção das famílias nas áreas preservadas.

O PDE também tem a intenção de desenvolver modelos que inspirem a criação de políticas públicas para geração de escala e perenidade para as ações de conservação e apoio aos remanescentes naturais, bem como o intuito de incentivar os proprietários a transformarem as suas propriedades em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), mecanismo para conservação de áreas privadas.

Parceria -A Seguradora incluiu, em 2007, a conservação da natureza em seu programa de sustentabilidade através dos “Seguros Verdes” (Seguro Verde Auto e Seguro Verde Lar), cujas vendas contribuíram com a adoção de áreas. Benchmark no mundo, o banco estendeu o projeto do Brasil para outros países, como México, Argentina e Panamá.

Em 2010, a empresa avançou mais um passo para a prática da sustentabilidade, com o Projeto Seguradora & Sustentabilidade e tem o objetivo em transformar a HSBC Seguros em uma empresa modelo na prática da sustentabilidade. A parceria entre a SPVS e o HSBC Seguros pretende expandir o projeto para a proteção de áreas nos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas. Agora, ao invés do apoio a conservação e adoção de áreas ser realizado através das doações por produto vendido, todos os produtos de Seguros do HSBC contribuem com o projeto.

HSBC -Com sede em Londres, o HSBC é um dos maiores bancos e organizações de serviços financeiros do mundo. Está presente em mais de 80 países e territórios na Europa, Hong Kong; resto da Ásia-Pacífico, o Oriente Médio, América do Norte e América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira