Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Holding que controla a Borrachas Vipal investe em biodiesel

Paludo Participações, que conta ainda com a Plásticos Vipal, entre outras empresas, adquiriu parte da BS Bios.

Sinergia com o principal negócio do grupo, interesse em investir em tecnologias alternativas e inovadoras de combustíveis e a cotação do Brasil ao posto de maior produtor mundial de biodiesel. Estes foram alguns dos pontos fundamentais para que a Paludo Participações adquirisse ações da BS Bios, empresa fundada em 2005, na cidade de Passo Fundo (RS), com capacidade para produzir mais de 100 milhões de litros de biodiesel por ano.

“O biodiesel vai muito de encontro a nossa proposta corporativa. Está diretamente ligado ao desempenho do setor de transportes, onde já atuamos fortemente por conta da nossa linha de produtos para reparo e reforma de pneus. Agora, estamos diretamente ligados aos dois custos mais importantes do setor: o combustível e os pneus”, destaca Arlindo Paludo, presidente da holding.

A usina BS Bios deverá entrar em operação em 2007. De acordo com o ministério do Desenvolvimento Agrário, cerca de 4 mil agricultores familiares do Estado fornecerão matéria-prima para a usina. A soja, a canola e o girassol serão as oleaginosas usadas na produção do combustível renovável.

O Rio Grande do Sul criou, em 2003, o programa Probiodiesel-RS, precedendo o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia, estimula e apóia pesquisas sobre a fabricação de biocombustível e a implementação de unidades de produção. Além de ser uma importante alternativa ao diesel de petróleo, pelas vantagens ambientais e econômicas que apresenta, a produção de biocombustível representa a possibilidade de expansão para a fronteira agrícola do Estado. O Sul do Brasil consome 21% do total de óleo diesel utilizado no país. Isso equivale a 7,75 milhões de toneladas. No caso do biodiesel, o Rio Grande do Sul tem a seu favor o fato de ser o terceiro maior produtor nacional de oleaginosas.

A Paludo Participações - A trajetória da Paludo Participações começou a ser construída em 1973, em Nova Prata, interior do Rio Grande do Sul, quando Vicencio Paludo, proprietário de uma reformadora, decidiu investir na produção de remendos e manchões.

Nascia a Borrachas Vipal, hoje uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. Presente em todos os continentes tornou-se referência não só em seu segmento, mas do setor produtivo por conta da qualidade dos seus produtos, ética nos processos de gestão e esforços em prol da sociedade e do meio ambiente.

A Borrachas Vipal domina a tecnologia de vulcanização a frio, possui unidades fabris em Nova Prata, mais de 2.300 colaboradores, exporta para todos os continentes e conta com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa.

Assim, a pequena reformadora que produzia os reparos nos anos 70 deu origem a um dos mais sólidos e, ao mesmo tempo, promissores grupos empresariais brasileiros. Atualmente, a Paludo Participações é formado por: Borrachas Vipal (que comercializa as marcas Vipal, Tortuga e Ruzi); Vipal Divisão Laminados, responsável pela produção de pisos de borracha; Vipal Compostos (matéria-prima para indústrias de borrachas) e a Plásticos Vipal, fabricante de forros, divisórias, portas e janelas em PVC Neoforma e o Sistema Construtivo Casaforte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira