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08/12/2011 - 11:10

Importação dos cadarços Xtenex reinventa categoria com rentabilidade


Um negócio lucrativo que surgiu a partir da preocupação em resolver o problema do cadarço que desamarra durante a prática de atividades físicas, como caminhada e corrida. Para resolver essa situação, surgiram os cadarços Xtenex, que conquistaram mais de 20 países e, em apenas seis meses de comercialização no Brasil, venderam milhares de pares para os esportistas brasileiros, tanto profissionais como amadores, principal público-alvo do produto. Criados em 2000, nos Estados Unidos, os cadarços começaram a ser importados em abril deste ano pela Codes do Brasil e tem Fernanda Desio como empreendedora e responsável pelas áreas de marketing e comercial.

A executiva conta que tudo começou em 2010, quando a equipe da Codes do Brasil correu a meia maratona de Paris e conheceu a alta tecnologia Xtenex, já utilizada na Europa. “O fato de ter que parar para amarrar os cadarços em treinos e corridas sempre incomodou. Outras soluções já haviam sido experimentadas, mas nenhuma superou a Xtenex. A oportunidade para essa categoria era tanta que, em pouco tempo, conseguimos firmar a parceria com a Xtenex Corporation, pois além da visão empresarial, somos corredores e temos afinidade com o negócio”, relata Fernanda.

Os cadarços Xtenex apresentam tecnologia única, que permite ao usuário ajustá-los somente uma vez, adaptá-los ao formato dos pés e ter a certeza de que não irão desamarrar mais. Eles apresentam núcleos elásticos e um sistema de nós que produzem uma tensão elástica, proporcionando aderência à forma do pé, criando um ajuste perfeito e oferecendo o benefício de não precisar amarrar. Além disso, os nós ao longo do comprimento ajudam a manter o ajuste original. Os cadarços comuns desamarram e laceiam com o uso contínuo.

A expectativa de vendas do novo produto é de 30 mil pares no primeiro ano, com uma estimativa de faturamento bruto que em torno de R$ 1 milhão. “Estimamos um crescimento de 50% ao ano até 2014. O Brasil sediará a Copa do Mundo nesse período e, logo depois, teremos os Jogos Olímpicos. O número de esportistas no país irá aumentar, o que proporciona excelentes expectativas para o mercado de artigos esportivos em geral”, comenta a diretora executiva.

Comercializados pelos sites www.xtenex.com.br e www.netshoes.com.br, além de já estar em pontos de venda localizados nas principais capitais, os cadarços custam, em média, R$40 o par. O objetivo da Codes do Brasil é reinventar a categoria de cadarços com Xtenex, oferecendo rentabilidade e inovação também para o varejo. “Trouxemos tecnologia, diferenciação e performance e os resultados já são surpreendentes. Após a consolidação desse segmento, planejamos expandir os negócios e trazer outros produtos que atendam nichos, a exemplo do que ocorreu em países como a França. O mercado esportivo é ávido por inovações que permitam melhorar a performance de seus atletas e nosso objetivo é atender essa demanda. ”, finaliza Fernanda.

Xtenex – The Lace of Genius-A XtenexCorp., empresa norte-americana que produz os cadarços Xtenex, está presente nos EUA, Canadá, Europa e Ásia, totalizando mais de 20 países. No Brasil, a marca chegou em abril de 2011 em sua estratégia de expansão internacional de vendas, por meio da empresa Codes do Brasil. Os cadarços Xtenex são produzidos com a mais alta tecnologia do mercado, patenteada mundialmente, e são muito populares entre os atletas profissionais, por aderirem à forma do pé, criando um ajuste personalizado e permanente. Eles também podem ser usados em sapatos casuais, ortopédicos, tênis, entre outros calçados, tanto por adultos quanto pelas crianças.

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