Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2011 - 11:21

Grife Balaco lança coleção de verão “Tribos do Brasil”

Referência em moda étnica, a Grife Balaco, de Julia Vidal, lança, no próximo dia 10 de dezembro [sábado], sua coleção de alto verão “Tribos do Brasil”. Inspirada nas etnias indígenas, com destaque para a história dos Tupinambás no Rio de Janeiro, a nova coleção tem como peça chave o manto Tupinambá, vestimenta que era usada apenas por índios que ocupavam posições de poder. O traje traz o conceito da antropofagia tupinambá, que se alimenta das raízes, e foi reciclada e recriada com uso de resíduos de coleções passadas de Julia Vidal. A coleção revisita a história e traz para os dias de hoje peças com compromisso ecológico e sustentável, além do social.

Os mantos tupinambás e acessórios da coleção “Tribos do Brasil” são feitos a partir de penas de tecido reaproveitado de coleções anteriores. “O manto tupinambá leva de 200 a 400 penas de tecido. A variedade de cores veio a partir de pintura e tingimento artesanais do urucum, do açafrão, da beterraba e do barro vermelho”, explica a designer e idealizadora da marca, que conta com a ajuda das cooperativas femininas Fiz de Contas e Retalhos e Bordados para a produção das peças de reaproveitamento.

A grife Balaco surgiu como resultado de um estudo sobre as raízes étnicas brasileiras. Em 2004, Julia Vidal iniciou o projeto “O africano que existe em nós”, através do qual identificou as etnias africanas que formaram o povo brasileiro e os costumes e tradições que o Brasil herdou. Este estudo hoje se estende às etnias indígenas e suas contribuições à sociedade brasileira. A marca apresenta uma linha de roupa e acessórios femininos com modelagens/estampas e acessórios que promovem a Identidade Cultural Brasileira.

O lançamento da coleção “Tribos do Brasil” acontece no dia 10 de dezembro no ateliê da marca em Laranjeiras e, nos dias 17 e 18 de dezembro, na Babilônia Feira Hype, no Jóquei Clube do Rio de Janeiro.

O trabalho da designer Julia Vidal -A designer usa como base para suas criações temas ligados à história brasileira. Já lançou a coleção “Sambalaco”, inspirada no ritmo brasileiro, levando bailarinos-modelos e percussionistas ao calçadão de Ipanema; a coleção “Baianas - venha ver o que a brasileira tem”, apresentando a malemolência das modelos, que desfilaram numa casa de cultura na Lapa; a coleção “Ogunyê”, que homenageou os guerreiros urbanos, com modelos-bailarinas que contagiaram o picadeiro da casa de shows do Circo Voador numa festa de Soul Music; a coleção “Cafuso” inspirada na miscigenação de índios e negros no Brasil; a coleção “Eu só vim aqui porque fui chamado”, que apresentou performance de bailarina representando ícones populares retratados na coleção e encantou na festa de lançamento no Restaurante afro-brasileiro Yorubá; a coleção intitulada “O africano que existe em nós” , que desfilou no Circo Voador abrindo o show Tecnomacumba de Rita Ribeiro com moda e dança afro, e a coleção “ Mama Àfrica, Capoeira e Futebol Arte” que promoveu um diálogo entre a ginga da Capoeira presente no Futebol Arte brasileiro, em palco londrino (Inglaterra) no Clube Guanabara abrindo a noite do renomado DJ MAM.

Julia Vidal veste artistas e assina alguns figurinos como: Rita Ribeiro, no show voz e violão, assim como de sua banda Cavaleiros de Aruanda, na gravação do DVD Tecnomacumba, das sambistas Teresa Cristina e Ana Costa, da instrumentista Luciana Rabello, da banda DJ MAM & Sotaque Carregado no show do Brasil Rural Contemporâneo e clipe de música, do DJ MAM, na gravação do DVD de Isabé da Loca, Palácio do Planalto, e ainda das atrizes Thais Araújo, Lucy Ramos, Carol Castro, entre outros.

Em 2010 a designer foi convidada para levar a beleza miscigenada brasileira para o exterior. Em maio, a grife realizou um desfile performático, com exposição fotográfica inspirada na coleção “ Mama Àfrica, Capoeira e Futebol Arte” . Como estilista internacional convidada, levou a coleção “O africano que existe em nós” para a passarela do evento “El alma no tiene color” em Bogotá, Colombia.

A grife mantém a cultura viva e dinâmica através de suas criações em roupas, criando e recriando a partir da história de índios, negros e portugueses no Brasil. O resultado é uma linha de peças genuinamente brasileiras, atemporais, originais e exclusivas.

As criações da Balaco podem ser encontradas no Rio de Janeiro, no ateliê na Galeria de Artes Plano B, e sua ponta de estoque na loja Mercado Fundição na Lapa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira