Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2007 - 10:06

A Importância de uma dieta específica para gatos

Felinos precisam de nutrientes específicos para garantir saúde durante as fases de crescimento, manutenção, produção e reprodução.

Apesar de ser amplamente divulgado que cães e gatos devem receber uma dieta com alimentos industrializados, ainda 60% dos animais consomem comida caseira, segundo dados da Anfal-Pet – Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação. Além de promover uma dieta balanceada, o alimento industrializado proporciona ao animal componentes em doses certas, com os nutrientes necessários para o perfeito metabolismo de cada espécie.

Os gatos são os mais prejudicados, pois são pouco tolerantes à inclusão de alimentos de origem vegetal em sua dieta. “Diferentemente do cão, um carnívoro menos estrito, que possui a capacidade de utilizar alguns alimentos de origem animal e vegetal”, explicou a médica veterinária Márcia Fernandes, gerente de produto da Divisão Super Premium da Total Alimentos.

Segundo Fernandes, ao elaborar um alimento industrializado, a Total Alimentos considera as necessidades nutricionais do ciclo de vida dos gatos, que são crescimento, desmame, adulto, concepção, gestação, lactação, envelhecimento e velhice. “Estas necessidades baseiam-se principalmente em proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Para obter um equilíbrio nutricional é preciso que o alimento tenha perfeito balanceamento, densidade calórica ótima, energia necessária e desenvolvimento”, afirmou Fernandes.

A dieta natural dos gatos, rica em proteínas e pobre em carboidratos, levou uma adaptação do sistema enzimático do fígado. “Eles apresentam uma alta conversão de aminoácidos em glicose, fazendo com que a necessidade protéica dos gatos seja maior que a dos cães em 50% para o crescimento e seja o dobro para a manutenção de adultos”, afirmou a veterinária.

Outro ingrediente importante no alimento para felinos é a taurina, um aminoácido que não é incorporado à cadeia protéica, e é essencial para o funcionamento do miocárdio e da retina, além de melhorar o rendimento reprodutor das gatas. “Diferentemente dos demais mamíferos domésticos, o gato não a metaboliza em quantidades suficientes, devendo esta estar presente em suas dietas. Sua deficiência leva à degeneração da retina, cegueira e doença cardíaca”, disse Márcia Fernandes, que completou: “o organismo dos gatos também não convertem o aminoácido triptofano em niacina, uma vitamina do complexo B. Suas necessidades de niacina são quatro vezes maiores que a dos cães. Sua deficiência causa perda de peso e apetite e úlceras na cavidade oral e língua”.

Assim como o complexo B, os gatos também precisam de um alimento enriquecido com vitamina A. “Eles não convertem o beta-caroteno, presente nas plantas, em vitamina A, necessitando dela pré-formada em sua dieta. Na prática, significa que uma cenoura cozida, para gatos, não tem valor nutricional”. A Vitamina B6 é outra necessidade maior em gatos que em cães, “quatro vezes mais, devido ao alto metabolismo proteíco dos felinos. A deficiência desta vitamina leva à anemia, parada do crescimento, lesões renais irreversíveis e convulsões”.

Por falar em problemas renais, outro componente essencial à saúde dos gatos são os minerais, que precisam ser oferecidos na medida exata. “Um mineral bastante discutido em alimentos para gatos é o magnésio. Ele promove o correto funcionamento muscular, mas a principal preocupação, nesse caso, é com o exagero. O mais indicado é reduzir ao máximo o nível de magnésio na alimentação felina, pois este foi incriminado na formação de cristais no aparelho urinário. A espécie sofre mais com esse tipo de problema, pois a uretra dos gatos machos é extremamente fina e sinuosa e a existência de cálculos no aparelho urinário pode obstruir o canal. Se não houver tratamento em tempo hábil, a conseqüência pode ser fatal”, alertou.

Hálito puro é sinal de saúde - Uma doença freqüente em gatos é o cálculo dental, ou seja, o tártaro (85% dos casos nas clínicas veterinárias). O tártaro é a calcificação contínua da placa bacteriana e se forma a partir do pH alto dos pets, que gira em torno de 8 a 8,5. Para prevenir é necessário escovação freqüente, ingestão de alimentos secos (por causa da ação mecânica). Os alimentos da Total contam com um forte aliado contra o tártaro: o hexametafosfato de sódio, um seqüestrante do cálcio, que favorece a formação de complexos solúveis, que diluem-se na saliva, reduzindo a calcificação das placas bacterianas.

O proprietário precisa se conscientizar - Segundo Márcia Fernandes, os proprietários de gatos precisam se conscientizar da importância de alimentar seus pets somente com alimentos industrializados, mas, acima de tudo, precisa escolher cuidadosamente qual alimento vai adotar e, principalmente, pesquisar a procedência. “O gato de desenho animado só gosta de peixe e de leite. Os felinos domésticos realmente apreciam esses alimentos, mas a sua dieta tem de ser muito mais rica e balanceada. Os gatos, assim como os cães, são naturalmente carnívoros e selecionam bastante o que comem. O problema é que essa seleção é feita pelo paladar, e não de acordo com as suas necessidades nutricionais. A indústria de alimentação animal está atenta a essas características, pois oferecem produtos completos e de qualidade comprovada para atender as exigências alimentares reforçados por atrativos como sabor e aroma. O equilíbrio é o fundamental na nutrição. Gatos necessitam de suplementação de nutrientes específicos que não são necessários para o cão e outros animais domésticos”, concluiu a médica veterinária.

Total oferece produtos de alta padrão que garantem qualidade e sabor - Com produtos elaborados com a mais alta tecnologia, embasados em estudos e pesquisas e produzido com ingredientes nobres e meticulosamente selecionados, a Total Alimentos se tornou referência em alimentos para gatos. É a única empresa do Brasil a produzir o Substituto do leite materno, que pode ser oferecido ao gatinho desde o primeiro dia de vida, sem o risco de complicações, principalmente a diarréia, pois é livre de lactose. Há linhas completas, com papinhas de desmame, filhotes e adultos, com as mais variadas composições.

A linha super premium Equilíbrio conta com produtos inovadores, como o Equilíbrio Adulto Persa, um alimento desenvolvido especialmente para manter a saúde e realçar a característica únicas deste gato: os pêlos longos. Com qualidade e viabilidade supervisionadas pelo Dr. George Fahey, Ph.D em Nutrição Animal pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, a Equilíbrio Adulto Persa foi elaborada com a revolucionária Total Hair Ball Control, uma combinação de fibras, óleos e pisylliun. Esta substância evita a formação de bolas de pêlos, que comprometem a saúde do gato persa. Além disso, este alimento é enriquecido com uma dosagem especial de Ômega 3 e 6, garantindo uma pelagem sedosa e brilhante.

Para os que estão acima do peso, há o Equilíbrio Gato Adulto Light, produto com formulação especial, contendo ingredientes de alto valor nutritivo mas com baixas calorias. Sua revolucionária formulação contém L-Carnitina (auxilia na queima de gorduras), Yucca Schidigera (controla o tártaro), FOS - (Frutooligossacarídeo - a inulina participa do controle do trânsito intestinal reduzindo a possibilidade de diarréia), Probiótico (beneficia o equilíbrio da flora intestinal) e Vitamina E (Tocoferol) + Selênio, que auxiliam no controle dos radicais livres, retardando o envelhecimento celular e contribuindo para o aumento das defesas imunológicas, além de Ômega 3 e 6, que mantém a pelagem macia e brilhante.

Os que insistem em rejeitar o alimento industrializado, a linha conta com um produto irresistível: Equilíbrio Gato Adulto Sabor Salmão.

Desenvolvido com este peixe nobre, o alimento proporciona o perfeito equilíbrio na dieta dos gatos, pois sua formulação é composta por ingredientes ricos em ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais, carboidratos e fibras.

Todos os produtos da Total Alimentos, especificamente Super Premium, estão dentro dos padrões da AAFCO – Association of American Feed Control, que tem a função de regulamentar, fiscalizar e pesquisar alimentos e produtos, e é uma das instituições norte-americana, mais conceituada e reconhecida do mundo.

A empresa produz mais de 150 produtos diferenciados, conta com equipe de profissionais altamente capacitados, equipamentos de última geração e faz constantes investimentos em tecnologia e pesquisa. Estes são o diferencial da Total Alimentos S.A., uma empresa com supremacia em qualidade e produção inovadora de alimentos para animais de companhia.

A Total Alimentos é a primeira empresa brasileira do segmento a obter três certificações de qualidade: Iso 9001, GMP/BPF (Boa Prática de Fabricação Codex Alimentarius) e HACCP, com reconhecimento internacional, para a divisão de Pet Food e Snacks, pela empresa internacional de certificação SGS , podendo exportar para todos os países da Europa, Ásia , Estados Unidos, entre outros.

A empresa possui uma das fábricas mais modernas da América Latina, localizada na cidade de Três Corações, Minas Gerais, e conta com um parque industrial de mais de 500 mil metros quadrados, além de uma moderna e estruturada estação de pesquisa, com mais de 280 animais (cães e gatos). Qualidade e desempenho dos produtos são supervisionados pelo doutor George Fahey, PHD em Nutrição Animal pela Universidade de Illinois.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira