Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2007 - 10:06

FMC FoodTech escolhe a YKP para implementar o JD Edwards Enterprise 8.11

Expertise, confiabilidade, suporte e preço são as razões que levaram FMC FoodTech a optar pelos serviços da YKP; ambiente full web, melhoria de processos e informações integradas são algumas das vantagens conquistadas por essa corporação com a adoção do ERP.

São Paulo - A preocupação com qualidade e atualização tecnológica fez da FMC FoodTech uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções para a indústria alimentícia. Focada em processamento e beneficiamento de alimentos, frutas, vegetais e proteínas, a FMC está envolvida, hoje, em aproximadamente 75% dos cítricos produzidos mundialmente. Cerca de 50% dos alimentos congelados e mais de 50% dos alimentos esterilizados “em recipiente” também são preenchidos, fechados ou esterilizados nos equipamentos de ponta da empresa.

Foi justamente essa política de inovação constante que levou a FMC Food Tech no Brasil – que mantém moderna fábrica em Araraquara, interior de São Paulo –, a dar um salto em termos de ambiente de TI. Há cerca de três anos, a empresa trocou o mainframe e um antigo sistema de gestão desenvolvido em Cobol por uma plataforma baixa e um ERP JD Edwards Enterprise One. A solução Oracle, que não era o padrão mundial da FMC, foi escolhida para uso no Brasil, e devidamente homologada pela matriz, por atender às especificidades locais – em especial relativas a Finanças e Tributação. “Na época, a versão XE nos proporcionou recursos como acesso facilitado à base de dados, soluções de relatórios gerenciais e processos bem mais integrados”, recorda Julio Izzo, diretor de Operações, que comandou a mudança tecnológica e cultural dos usuários da empresa.

Os resultados foram tão bons que, em 2006, a FMC FoodTech, fiel à política de adoção das melhores tecnologias em todas as áreas, repetiu a dose e decidiu aderir à versão 8.11 do ERP JD Edwards. “Diante de novos desafios, decidimos aprimorar o que havíamos conquistado, e a escolha lógica para preservar os investimentos realizados e os bons resultados obtidos foi trocar a versão do ERP”, lembra Paulo Goulart, coordenador do novo projeto. “O crescimento dos negócios da FMC, que possui muitos usuários remotos, exigia o ambiente full web, maior disponibilidade de integração de informações e novas melhoria de processos, features disponíveis na versão 8.11 do Enterprise One", explica o executivo. Com a solução definida, era preciso selecionar o melhor parceiro para a implementação. Ao final de um cuidadoso processo de escolha, a FMC elegeu a YKP como sua parceira neste projeto.

Processo rigoroso de seleção do integrador responsável pela implementação do ERP - Essa decisão foi tomada a partir de um processo muito rigoroso. Dentro da política-padrão de excelência, a FMC fez uma pesquisa em busca de um fornecedor com “qualidade comprovada de serviços, conhecimento da solução, comprometimento e preço”, como sintetiza Izzo. “Checamos minuciosamente a competência tecnológica dos candidatos, conhecimento da plataforma e continuidade tecnológica, além do histórico de cases de cada um. Também contatamos clientes atendidos para obter referências das empresas integradoras que se interessaram pelo projeto”, salienta. A escolha recaiu sobre a integradora de sistemas YKP, focada em gestão empresarial, business intelligence e soluções Web e especialista em JD Edwards.

O coordenador do projeto, Paulo Goulart, revela que não foi exatamente uma surpresa para a FMC a YKP ter apresentado melhores resultados em todas as etapas da seleção. “Já conhecíamos o trabalho desenvolvido pela integradora, indicada pela própria Oracle para nos ajudar na implementação da versão XE do Enterprise One; nessa ocasião, a YKP atuou na produção de relatórios e na integração e melhoria de todo o nosso ambiente”, comenta. “Nos últimos quatro anos, a relação com a YKP se solidificou através de atendimentos pontuais, extremamente atenciosos e competentes”. Dentro do padrão de excelência de qualidade da FMC, no entanto, esse período de parceria não trouxe, como frisa o executivo, nenhuma vantagem no processo de seleção para a implementação do novo ERP.

Contrato diferenciado garante prazos - Um ponto de grande relevância na análise das integradoras foi a relação custo/benefício. Mas, como enfatiza o diretor de Operações Júlio Izzo, esse quesito abrangeu bem mais do que apenas valores numéricos. “Demos ênfase total à qualidade oferecida pelo preço proposto”, salienta o coordenador do projeto. Também nesse item, a YKP não teve concorrente. “Além de comprovado know-how, qualidade e comprometimento com o cliente, a YKP ofereceu um inédito diferencial no que diz respeito ao valor e à forma de contrato: um pacote fechado, com garantia por escrito de prazo de implementação”, revela Izzo. “Qualquer trabalho necessário que ultrapassasse a previsão inicial – no caso específico, de três meses - correria por conta da própria YKP”.

Em novembro de 2006, a YKP assumiu integralmente o projeto. Três meses depois, a FMC FoodTech já usufruía do potencial da nova versão 8.11, que trouxe vantagens como a unificação da base de dados e consistência nas validações, facilitando a geração de informações gerenciais para tomada de decisões, aprovação de compras e vendas via e-mail, simplificação de correções e atualizações de programas e relatórios e acesso local/remoto 100% WEB.

Treinamento de usuários-chave da FMC - “Não tenho nenhuma dúvida de que a qualidade dos consultores da YKP ajudou no sucesso desse projeto. Eles treinaram cuidadosamente os usuários-chave de áreas selecionadas, como, por exemplo, as pessoas que tinham grande conhecimento dos processos internos”, comenta Goulart. “O comprometimento da equipe YKP é muito grande. Nunca tivemos de acionar o sistema de contingência”.

Segundo Goulart, a parceria tem tudo para continuar. “Por ser muito mais robusta e oferecer muito mais recursos, a versão 8.11 demanda uma administração muito apurada – o que exige também um suporte rápido e competente para rodar a solução a 100%”, afirma o gerente da FMC. “Com o auxílio dos consultores funcionais e desenvolvedores da YKP, já demos início a mais um projeto, desta vez para assegurar novas melhorias pontuais nos módulos fiscal, de vendas e compras e aceleração da performance, que exige algumas alterações do ambiente interno de TI”. Segundo os gestores de TI da FMC, a aliança da empresa com a YKP é fundamental para extrair o máximo de sua solução de ERP. “Posso afirmar que, durante todo o processo de implementação, a metodologia, as etapas, os cronogramas e as diretivas da YKP foram muito bons”, sintetiza Goulart. “Ao tratar o parceiro com respeito, cumprindo o contrato estabelecido com qualidade e preços competitivos, a YKP nos permite usufruir plenamente da confiabilidade e qualidade da solução JD Edwards”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira