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05/09/2007 - 10:13

Supermercado pode ficar 16% mais barato no Rio do outro lado da rua, indica pesquisa da PRO TESTE

Os preços médios nos supermercados das principais cidades brasileiras variam tanto que, às vezes, atravessar a rua pode representar a economia de centenas de reais por ano. Essa é a principal constatação do estudo realizado pela PRO TESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, com 102 mil preços, em 787 supermercados, de 13 cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, por exemplo, o consumidor pode economizar 16% se trocar de supermercado na mesma Avenida da Barra da Tijuca. Os preços do Mundial da Avenida das Américas, 13701, para a cesta 1, de produtos com marcas definidas, são 16% mais baratos do que os do Zona Sul, desta mesma avenida, número 16.237.

Na comparação entre as redes mais baratas para a cesta 1, das 13 cidades já pesquisadas no ano passado constatou-se que as melhores ofertas de preços foram: Mundial, no Rio de Janeiro; Carrefour e Extra, em Niterói, Bergamini, em São Paulo; Dia, em Guarulhos (SP); Jatamã, em Belo Horizonte; Carrefour, em Brasília; Big, em Porto Alegre; Mercadorama, em Curitiba; Big, em Florianópolis; Atacadão, em Salvador; Atacadão, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE); Extra Bom, no Recife. As menores médias de preços estão em Curitiba (índice 100 da pesquisa), São Paulo e Porto Alegre. As maiores, em Florianópolis e em Brasília.

Outras constatações da pesquisa: lojas de conveniência só devem ser utilizadas, como o nome já diz, em situações especiais, pois podem encarecer as compras em até R$ 1,1 mil por ano, no Rio. Também fica mais caro comprar pela Internet do que em lojas físicas.

No Rio, a Cesta 1 (produtos de marca) mais barata está no Mundial, da Praça Desembargador Araújo Jorge, 96, Barra da Tijuca. A Cesta 2 (produtos sem marcas definidas e menores preços), no Prezunic da Rua Miguel Cervantes, 240, no Cachambi; e no Extra da Avenida Vicente de Carvalho, 909. Um exemplo de variação de preços: o Açúcar União, pacote de 1 quilo, pode custar, no Rio, de R$ 1,09 a R$ 3,00.

Lojas da mesma rede têm preços diferentes. Os preços mudam, às vezes, de acordo com a localização. Os preços do Prezunic para a cesta 2, com produtos sem marcas definidas, na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, variam até 18 pontos percentuais. A diferença ocorre na comparação da loja da Avenida das Américas, 16.100, mais barata, com a da Estrada do Tindiba, 565.

Em Niterói o consumidor pode economizar até 12%. É mais barato comprar a cesta 1 no Carrefour da Rua Visconde do Rio Branco, s/nº. Mas o Extra da Rua Desidério Oliveira s/nº também tem os melhores preços para a Cesta 1. Para a cesta 2, os preços saem mais em conta no Prezunic da Alameda São Boaventura, 1012, e no Intercontinental da Rua Visconde do Rio Branco, 175.

Redes mais baratas no Brasil - Na comparação entre as redes mais baratas, para a cesta 1, das 13 cidades já pesquisadas no ano passado, constatou-se que as melhores ofertas de preços foram: Bergamini, em São Paulo; Dia, em Guarulhos (SP); Jatamã, em Belo Horizonte; Carrefour, em Brasília; Big, em Porto Alegre; Mercadorama, em Curitiba; Big, em Florianópolis; Mundial, no Rio de Janeiro; Carrefour e Extra em Niterói; Atacadão em Salvador; Atacadão, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE); Extra Bom, no Recife.

Menores preços, por região - Bangu: Cesta 1 – Intercontinental da Avenida Ary Franco, 32, e da Avenida Santa Cruz 1999; Cesta 2 – Guanabara da Avenida Santa Cruz, 419, e Prezunic da Avenida Marechal Fontenelle, 5100 | Barra da Tijuca e Jacarepaguá: Cesta 1 – Mundial da Praça Desembargador Araújo Jorge, 96, na Barra da Tijuca; Cesta 2 – Extra da Avenida das Américas, 900 | Grande Méier: Cesta1 – Mundial da Rua Souza Barros, 164, no bairro do Engenho Novo | Cesta 2 – Prezunic, da Rua Miguel Cervantes, 240, no bairro Cachambi | Grande Tijuca: Cesta 1 – Mundial, da Rua Conde de Bonfim, 7, no bairro Tijuca; Cesta 2 –Guanabara da Rua Maxwell, 520 | Leopoldina e Ilha do Governador: Cesta 1 – Real do Éden da Rua Capitão Barbosa, 818, na Ilha do Governador; Cesta 2 – Prezunic da Estrada do Galeão, 1800, bairro da Ilha do Governador | Zona Norte: Cestas 1 e 2 – Extra da Avenida Vicente de Carvalho, 909 (Vicente de Carvalho) | Zona Sul: Cesta 1 – Mundial da Rua Voluntários da Pátria, 24, em Botafogo; Cesta 2 – Campeão/Rede Economia da Rua Álvaro Ramos, 154 ( ) | Zona Sul – Orla: Cestas 1 e 2 – Mundial da Rua Siqueira Campos, 71 ( ).

Metodologia - Neste terceiro levantamento anual da PRO TESTE, foram simuladas duas cestas de compras, que equivalem a dois perfis de consumidor: uma com 97 produtos de marca, outra com 83 sem marca e com menores preços. Os pesquisadores agiram como consumidores à procura do menor preço, evitando os dias de promoções. O objetivo da PRO TESTE é ajudar o consumidor a economizar, pois o brasileiro gasta um terço do orçamento doméstico nas compras em supermercados.

Foram comparados os pontos-de-venda visitados para apontar o supermercado mais barato. E, tomando esse local por base, a indicação de quanto os demais são mais caros. A lista não traz os preços por produtos. Em vez de simplesmente citar preços, as tabelas mostram a comparação entre os estabelecimentos visitados: o ponto-de-venda mais barato recebe o índice 100; os demais, o índice proporcional ao custo de suas respectivas cestas. Com essa metodologia, foi possível ainda comparar as redes de supermercados e hipermercados.

Como os consumidores possuem perfis diferenciados de consumo, a PRO TESTE montou duas cestas de compras – uma com base em produtos com marcas definidas (97 itens), e outra formada por produtos com os menores preços em cada local visitado (83 itens sem carne, frutas e legumes). Foram consideradas as diferenças de preço para três divisões da primeira cesta, que inclui produtos alimentícios, de higiene e de limpeza, dentre outros. Para completar, pesquisou-se qual a rede de super ou hipermercados mais barata em cada cidade. A pesquisa aponta qual tipo de loja é mais econômico, e se vale a pena fazer as compras pela Internet.

Para calcular o custo de cada cesta, foi feita uma ponderação, levando em conta o peso de cada produto nos hábitos de consumo do brasileiro. Isso porque os produtos têm importâncias diferentes de consumo. As lojas mais bem classificadas são as que vendem mais baratos os produtos mais consumidos. | www.proteste.org.br

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