Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2011 - 07:43

Tive uma ideia! Ter um bom emprego ou o próprio negócio?

Quando se tem uma ideia, ela parece a coisa mais importante no mundo. Naquele momento você não se preocupa se existem outras iguais ou como fará para executá-la, ela é a sua ideia, e assim você acredita começar sua vida de empreendedor.

É chegada a hora em sua carreira que você pensa se está tomando o rumo certo, se tudo que está fazendo vale a pena. Nesse momento você analisa sua situação atual e compara com suas ambições, a pergunta é simples: eu consigo chegar lá, saindo de onde estou agora? Se a resposta for negativa, pense em mudar. Ir para um novo emprego ou empreender. É uma difícil decisão, mas ela deve ser sensata e muito bem pensada.

Pessoas que estão empregadas e desmotivadas em seus trabalhos, tendem a acreditar que qualquer ideia seja um grande negócio, pois qualquer coisa é melhor do que onde ela está. Seja sensato, se seu problema é seu trabalho, procure outro, não deixe o seu momento psicológico dizer que você deve ser um empreendedor, quando você não deve. Saiba diferenciar.

Digamos que você concluiu que sua ideia vale ouro. A maioria das pessoas param nas ideias. A ideia é base de qualquer negócio, mas saber executá-la é o mais crucial. Desenhar o modelo de negócio, avaliar o mercado, escolher os sócios certos, criar um nome, um logo, um site e, por fim, a empresa, não necessariamente nessa mesma ordem. Enfim, não é tão fácil quanto parece e é, no mínimo, arriscado.

Dimensionar o risco de empreender é algo difícil, comece pensando nos seus custos de oportunidade, quer dizer, o que você deixa pra trás ao aventurar-se em um novo negócio. Não pense tanto no curto prazo, você deverá ser capaz de estimar o quão longe essa ideia pode te levar, mas seja justo com você mesmo, não é porque a ideia é sua que a viabilidade dela é fenomenal, esse é um erro comum, as pessoas tendem a supervalorizar suas próprias ideias. Se você focar no curto prazo desistirá, pois lucros não virão no primeiro ano, sorte sua se vierem, mas não é comum, o que indica que você deverá ter um colchão, ou seu ou de outra pessoa, que te manterá durante os tempos de vacas magras.

Ainda em tempo: tenha em mente que o sucesso não depende apenas de você, o mercado e a economia são, também, muito importantes.

Empreender é deixar tudo o que faz por acreditar em seu novo negócio. Acreditar não significa achar que uma ideia é boa, lembre-se, você está trocando tudo por ela, por isso você deve ser fiel e ter plena certeza que é a melhor decisão possível.

Quando sua cabeça disser: tive uma ideia! Pense bem, talvez ela esteja te enganando por seu momento psicológico, mas talvez ela esteja dando a você a chance de ter sucesso. Apenas você capaz de saber o que é certo ou errado, ouça opiniões, mas não se engane.

.Por: Rafael Coelho de Werneck, Sócio-Diretor do Virtvs Club - uma organização que tem como objetivo aproximar e desenvolver jovens com perfil empreendedor para alavancar as suas carreiras, por meio do aprimoramento das habilidades pessoais e profissionais. Aliando o networking ao conhecimento, levam discussões sobre temas empresariais com a presença dos principais players do mercado e de parceiros, gerando bons resultados no mundo corporativo. Estudou Administração de Empresas no Insper-Instituto de Ensino e Pesquisa e na Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha. [www.virtvsclub.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira