Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2011 - 12:28

Projetos fortalecem turismo na Serra Fluminense

Sebrae/RJ promove o projeto Tour da Experiência nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Muito mais que um passeio, cruzar as ruas da cidade de Petrópolis é voltar no tempo. As histórias e os costumes do Império brasileiro estão registradas nas esquinas, jardins e construções do local escolhido por Dom Pedro II, no século XIX, como local de descanso e lazer. Ao lado de outras cidades da Serra Fluminense, opções turísticas não faltam para quem procura temperaturas amenas e belas paisagens.

Com a chegada do verão, o segmento turístico se mobiliza para receber os visitantes e mostrar o que a Região tem de melhor. Aplicando os conceitos mais modernos em turismo, uma parceria entre Sebrae/RJ e Instituto Marca Brasil desenvolve o projeto de expansão e marketing do Tour da Experiência, que prepara o turismo para proporcionar uma opção de viagem sem igual ao visitante. Tour da experiência é uma rede de empresas, formada pelos participantes de um projeto embasado pelo conceito Economia da Experiência, que foi inicialmente desenvolvido na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, em 2006. O piloto deu certo, e entre 2008 e 2010 foi implantado em mais quatro destinos: Belém/PA, Bonito/MS, Costa do Descobrimento/BA e Petrópolis-RJ. A ideia é desenvolver um turismo que valorize a cultura, a gastronomia e os produtos regionais, mas não de forma generalizada, ao contrário, trabalhando as características locais como diferencial e, dessa forma, emocionar e proporcionar uma experiência única ao turista.

Uma agenda de reuniões entre os organizadores e as lideranças de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo inicia na próxima segunda-feira, 12, para divulgar a iniciativa e envolvê-los nas ações que serão realizadas, visando o sucesso e a sustentabilidade do projeto. Após esta etapa, começarão as ações para seleção dos empreendimentos, a realização de um diagnóstico de cada negócio, capacitação dos empresários e elaboração do plano de inovação para que o estabelecimento entre no contexto do local e consiga encantar o cliente. Para finalizar, os empreendimentos serão analisados e, se atingirem o objetivo do projeto, receberão o selo “Tour da Experiência”, atestando a integração a rede. Dessa forma, o visitante é convidado a “experimentar” a cultura local, conhecer sua história e fazer parte dela, deixando de ser apenas um observador e adquirindo um conhecimento cultural sobre o lugar visitado. Daniela Bitencourt, diretora superintendente do Instituto Marca Brasil, afirma: “O resultado dessa combinação é um turista mais impactado pela viagem, que guardará lembranças inesquecíveis e ainda será um dos maiores divulgadores da experiência”.

No caso de Petrópolis, que dará continuidade ao processo, deixou-se de conhecer apenas uma cidade, mas sim um cenário de imperadores e príncipes. As mudanças práticas também se destacam, o projeto estimulou a integração interna entre alguns bairros de Petrópolis, como o Itaipava ao Centro Histórico, uma necessidade citada inicialmente pelas lideranças para facilitar o turismo, e aproximou o Museu Imperial da população e do empresariado. Marisa Cardoso, Coordenadora de Turismo do Sebrae/RJ , aponta o fator motivacional como um dos pontos de destaque do projeto: “Conseguimos sensibilizar os empresários quanto à importância do trabalho cooperado. Engajamos as agências receptivas na divulgação e na comercialização dos produtos. Além disso, gerou orgulho e admiração dos empreendedores em relação à cidade e sua história, a motivação em relação ao seu negócio após o projeto foi extremamente alta, atingindo 91% dos participantes”.

Com as orientações do projeto, os estabelecimentos e serviços ganham importantes diferenciais e passam a oferecer experiências memoráveis a seus visitantes através da valorização da particularidade de cada destino.

Conceito-O Projeto tem como referência as teorias defendidas por Rolf Jensen a partir do seu livro The Dream Society ( A Sociedade dos Sonhos, 1999) e pelos autores Joseph Pine e James Gilmore, por meio da publicação, The Experience Economy (Economia da Experiência, 1999). A tendência destacada por essas teorias evidencia que o turista não quer mais ser um sujeito meramente contemplativo, mas sim o ator de sua própria experiência e, portanto, o protagonista de seus sonhos no destino que escolheu para sonhar.

Rotas em Petrópolis.:Rota 1 – Sonho Imperial: Os encantos da nossa história Bosques e vales, cheiros e sabores, a música e o som dos pássaros. Este é o nosso cenário. Imperadores, Príncipes e Princesas, personagens ilustres a sua espera para contar os encantos da nossa história. E, é claro, o protagonista: Você. Viva um sonho. Aqui seus dias vão ficar na história.

Rota 2 – Desbravadores: Emoção e Sabor na Serra Imperial Desafie seus sentidos. Desvende as estrelas e viva noites enluaradas que se transformarão em histórias. Conheça Petrópolis e as riquezas da região que encantaram a Família Imperial. Embarque nesta surpreendente aventura repleta de emoção.

.Agenda de Reuniões: 12/12/2011 às 10h – Reunião com o Grupo Gestor do Tour da Experiência em Petrópolis, no escritório do Sebrae. 12/12/2011 às 14h – Reunião com a governança e lideranças de Petrópolis do setor turístico, no escritório do Sebrae. 13/12/2011 às 10h – Reunião com a governança e lideranças do setor de Teresópolis do setor turístico na Secretaria de Turismo. 14/12/2011 às 15h - Reunião com a governança e lideranças do setor de Nova Friburgo, no escritório do Sebrae.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira