Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2011 - 12:36

Especialista da Mayo Clinic lembra que homem também tem câncer de mama

E adverte para a importância do diagnóstico precoce.

Cerca de 1% de todos os casos de câncer de mama ocorre em homens. No caso de câncer de mama em homens numa família, todos os membros diretos– principalmente as mulheres, que estão em risco de contrair câncer de mama e também de ovário.

Sobre risco e diagnóstico e prevenção: . Quando é detectado um caso de câncer de mama em um homem, é preciso avaliar o paciente para verificar se ele é portador do gene BRCA2. Esse gene não só coloca o homem em risco de contrair outros tipos de câncer, mas também é uma indicação dos riscos que corre o restante da família, sobretudo as mulheres, que podem contrair câncer de mama e de ovário.

.Como ainda não é comum que homens desenvolvam câncer de mama, não existem exames para detectar precocemente a doença. Não se faz mamografia em homens. Mas pode aparecer um sinal importante: um nódulo firme no peito ou na glândula mamária. Se um homem descobre um nódulo desse, é melhor procurar um médico para avaliação. Todo tipo de câncer, se diagnosticado precocemente, tem uma grande possibilidade de cura completa.

Tratamento-O tratamento é basicamente o mesmo para o câncer em mulheres e homens. Entretanto, no caso de homens com câncer de mama, há uma menor quantidade de gordura em volta dos tumores; muitas vezes, os tumores avançam em direção ao peito, ou para os gânglios nas axilas. Além disso, a grande maioria desses tumores expressam os receptores do estrogênio e, portanto, respondem bem à terapia hormonal com o tamoxifeno, um medicamento antiestrogênio para tratar o câncer de mama.

A Clínica Mayo é o primeiro e maior centro de medicina integrada do mundo. Médicos de todas as especialidades trabalham juntos no atendimento aos pacientes, unidos por um sistema e por uma filosofia comum, de que “as necessidades dos pacientes vêm em primeiro lugar”. Mais de 3.700 médicos, cientistas e pesquisadores, além de 50.100 profissionais de saúde de apoio, trabalham na Clínica Mayo em Rochester (Minnesota), Jacksonville (Flórida) e Phoenix/Scottsdale (Arizona). Juntas, as três unidades tratam mais de meio milhão de pessoas por ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira