Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2011 - 12:58

Estudantes do Rio de Janeiro e de Brasília são os vencedores do Desafio Universitário - Prêmio Salvador Arena

Primeira edição do concurso surpreende pelo elevado volume de inscritos e pelo excelente nível técnico e qualidade dos projetos. Pamela Fernandes de Oliveira (PUC RJ) venceu na categoria engenharia, e Pedro Praia Fiuza Dias Pinto (UniceuB), na categoria design .

Durante evento realizado no dia 08 de dezembro (quinta-feira), no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, foram revelados os vencedores do Desafio Universitário Termomecanica – Prêmio Salvador Arena, promovido pela Termomecanica, líder nacional na transformação de cobre e suas ligas em produtos semielaborados. Os autores do projeto classificado em 1º lugar, em cada uma das categorias, receberam um troféu, um diploma e ainda um prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 8 mil.

O vencedor da categoria engenharia foi Pamela Fernandes de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Engenharia Química, Rio de Janeiro/RJ. Seu projeto “Produção de compósitos constituídos por uma matriz de cobre”, orientado pelo professor Eduardo de Albuquerque Brocchi, destacou-se por apresentar a constituição de um produto com uma nova estrutura de material para aplicações nas quais se exige resistência a desgaste. Já na categoria design, Pedro Praia Fiuza Dias Pinto, do Centro Universitário de Brasília – UNICEUB – Arquitetura e Urbanismo, Brasília/DF, foi o primeiro colocado com o projeto “Sistema 29”. Orientada por Ailton Cabral Moraes, a proposta destacou-se pela utilização do cobre em um sistema construtivo modular como material de revestimento, explorando o uso pouco aplicado no Brasil, mostrando um amplo campo de crescimento do material.

Pioneiro no segmento de cobre e ligas, o Prêmio tinha como principal objetivo reconhecer e premiar jovens talentos de engenharia e design por suas soluções empregando o cobre. “Por ser a primeira edição, os números foram surpreendentes e nos deixaram muito otimistas. É bom saber que existem jovens em todo o Brasil dispostos a refletir sobre aplicações inovadoras do cobre na engenharia, design e arquitetura. Em apenas quatro meses, foram mais de 8 mil acessos ao hot site do prêmio, inclusive de fora do país”, ressalta Maria Luzia de Almeida, gerente de Comunicação Corporativa da Termomecanica.

O número de inscritos e a qualidade dos trabalhos apresentados surpreenderam os organizadores e a comissão julgadora. Após quatro meses de divulgação do prêmio, foram 128 trabalhos e 173 autores, estudantes universitários provenientes de 46 instituições de ensino de todo o país, inscritos nas categorias Engenharia e Design.

A comissão julgadora ficou bastante impressionada com a qualidade dos trabalhos, bem como o excelente nível técnico. Prova disso é que, além dos finalistas para o 1º e 2º lugar, foram conferidas duas menções honrosas em cada categoria, o que era opcional pelo regulamento do concurso. Fizeram parte do júri renomados profissionais como Cristiane Gallinaro (mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora assistente II da Universidade Presbiteriana Mackenzie), Ettore Bresciani Filho (Membro do CLE na Unicamp. Professor Titular na PUC-Campinas e Professor Curso de Especialização na Unicamp), Gilberto Belleza (Doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e professor de projetos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie), Marco Stipkovic Filho (doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, professor associado livre docente da Universidade de São Paulo, professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor titular do Instituto Mauá de Tecnologia) e Sidney Rufca (Professor no curso de design de produto no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), além do engenheiro Mauro Roberto de Souza, da Engenharia de Processos da Termomecanica e Samuel Carvalho dos Reis, da área de Pesquisa & Desenvolvimento da Termomecanica.

Os demais premiados.: Categoria engenharia: 2º Lugar: Projeto: Aplicação do bronze alumínio martensítico em componentes metálicos Detalhes do projeto: Nova utilização de um material em elementos de máquina que devem suportar esforços mecânicos associados à resistência a corrosão. Autor: Débora Harumi Suzuki Hara| Equipe: Caio Rodrigues de Sousa| Orientador: Marcos Domingos Xavier| Escola/Curso: FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Campus Luz| Tecnologia em Materiais, São Paulo/SP.

Menção Honrosa: Projeto: Preparo e aplicação de superfície multifuncional de cobre baseada no efeito lótus | Detalhes do projeto: valorizou a aplicação de um princípio físico químico que se viabiliza pela utilização do cobre.Autor: Victor Ansarah Mancini| Equipe: Danilo Silva Brito e Leonardo Ramos Rocha Carneiro| Orientador: Marcos Crivelaro| Escola/Curso: FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Campus Luz- Tecnologia em Materiais, São Paulo/SP.

Menção Honrosa: Projeto Condutor Espiral com alma helicoidal |Detalhes do projeto: proposta caracterizou-se por apresentar uma vantagem significativa quando comparada com os condutores convencionais elaborados com corpo de aço e revestimento de cobre.|Autor: Giuliano Bergamin| Orientador: Antônio Canova| Escola/Curso: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba – Engenharia Química, Curitiba/PR.

Categoria Design.: 2º Lugar:Projeto – ECO – Brise |Detalhes do Projeto: destaque pela inovação ao introduzir o cobre no segmento de brises e ao agregar a esse sistema de proteção solar a função de aquecimento da água para uso na edificação.Autor: Ana Carolina Lopes de Azevedo |Equipe: Lizia Fernandes Seyfarth|Orientador: Artur Rodrigues Pereira Júnior|Escola/Curso:Faculdade Redentor – Engenharia Civil, Itaperuna/RJ.

Menção Honrosa: Projeto: Casa 29 |Detalhes do Projeto: Unidade de habitação mínima sustentávelDetalhes do projeto: Boa solução para o emprego do cobre, muito utilizado na condução e aquecimento da água tirando partido também, como elemento estético e de proteção solar.|Autor: Robson Martins da Silva Leão Júnior|Equipe: Anderson da Silva e Mathias Joseph Monios|.Orientador: Bráulio Romeiro|Escola/Curso: Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia – Arquitetura e Urbanismo, Goiânia/GO.

Menção Honrosa: Projeto: Maçaneta Wing |Detalhe do projeto: Resgata o valor da utilização do cobre nesse segmento de produto.Autor: Victor Vincenzo Scopacasa|Orientador: Giorgio Giorgi Junior|Escola/Curso: Universidade de São Paulo - FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Desenho Industrial, São Paulo/SP.

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. Conta com mais de dois mil colaboradores, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), além de um Centro de Distribuição, em São Bernardo do Campo e outro em Joinville (SC).

Na Edição Especial Exame Melhores e Maiores 2010, a Termomecanica está entre as 500 Maiores Empresas do País; sendo a 6ª entre as Melhores do Setor Siderurgia e Metalurgia; a 3ª na lista As de Maior Liquidez Geral; 3ª colocada entre As Menos Endividadas e a 20ª entre As que Mais Cresceram.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira