Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2007 - 10:36

Empresas brasileiras apresentam tecnologias mais limpas na China

Seminário apoiado pela APEX-Brasil e realizado em parceria com China Leather Industry Association irá destacar inovações com ganhos ambientais para curtimento de couro e tratamento de efluentes em seminário durante a ACLE.

O setor de componentes para couro e calçados do Brasil irá apresentar às indústrias da China novas alternativas de menor impacto ambiental para curtimento de couro e tratamento de efluentes. As inovações serão apresentadas na Environment Friendly Supplies Conference, atividade prevista para a tarde desta quinta-feira (6/9), em programação paralela à feira All China Leather Exhibition (ACLE), que ocorrerá de 5 a 7 de setembro, em Shangai, no Shanghai New International Expo Centre.

As empresas brasileiras contam com o apoio da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) no evento, realizado em conjunto com a China Leather Industry Association. “A tecnologia ambiental vem ganhando espaço em todo o mundo, oferecendo não apenas possibilidades de novos negócios para quem produz este tipo de produto, mas proporcionando ganhos de produtividade e competitividade para quem utiliza estas inovações”, afirma o Vice-presidente de Tecnologia da Assintecal, William Nicolau. “A parceria para este seminário tem por objetivo difundir os produtos que reduzem o impacto ambiental na cadeia coureiro-calçadista.”

Entre os fabricantes que participarão da conferência, está a Tanac, empresa do Sul do Brasil. Seu representante abordará, entre outros produtos, os taninos vegetais para curtimento de couro. “Os taninos são extratos vegetais que podem ser utilizados no curtimento e no recurtimento do couro, dispensando a aplicação de substâncias de alta agressividade ao meio ambiente, caso do cromo”, adianta Paulo Costa, trader da empresa. “Iremos mostrar estas possibilidades à indústria chinesa, que está interessada em conhecer melhor as alternativas existentes para reduzir o impacto ambiental de sua produção”, destaca Costa.

A Seta S.A., também do Sul do Brasil, é outra participante do seminário. Entre suas inovações tecnológicas, a empresa irá apresentar o Compact LETS, produto exclusivo em nível mundial, desenvolvido com tecnologia própria da Seta para aplicação no preparo de couros antes da etapa de curtimento. “É um produto que prepara as peles tanto para o curtimento vegetal como ao cromo e elimina o uso de sais amoniacais e ácidos fortes nesta etapa”, diz Marcio Kreibich, técnico de vendas da Seta. Além de reduzir o impacto ambiental, o produto apresenta bom custo x benefício devido aos resultados gerados. “O Compact LETS ajuda a manter a estrutura do colágeno durante o processo, melhorando assim as suas características e proporcionando resultados superiores”, acrescenta Kreibich. A empresa também irá apresentar a tecnologia de floculantes para tratamento de couro.

O Seminário terá, ainda, a participação da Noko Química, que abordará o tema Sistema de Recurtimento para Couros, com o Diretor da Empresa, Ricardo Perez.

Além do seminário, o setor de componentes irá participar da All China Leather Exhibition com estande institucional, estande de empresas e com o Showroom by Brasil. | www.assintecal.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira