Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2011 - 13:52

Gripe no verão: vírus comum no inverno também pode atacar no verão

Desidratação e choque térmico são principais causas da gripe em climas quentes.

Sim, é possível contrair gripe no verão, e as oscilações de temperatura e a desidratação são as causas mais comuns da doença nessa época do ano. A dúvida sobre as chances de adquirir ou não o vírus influenza no calor é comum, mas o Dr. Alessandro Goldner, médico e cirurgião otorrinolaringologista, explica que para pegar uma gripe são necessários dois fatores: exposição ao vírus e imunidade baixa. Por isso, independente do clima, se não houver prevenção e manutenção da saúde, o vírus pode se instalar e atrapalhar mesmo durante a época mais quente do ano.

“O mais comum nesse período é a gripe que tem alguma relação com o choque térmico, ou seja, quando a pessoa passa de um ambiente quente para um frio, como acontece em locais com ar condicionado em dias muito quentes”, cita o médico. O corpo pode ficar mais frágil com as mudanças no clima e, assim, favorecer a entrada do vírus. De acordo com o Dr. Goldner, algumas pessoas são mais suscetíveis às variações climáticas do que as outras. Os mais prejudicados costumam ser as crianças, os idosos e os portadores de algumas doenças crônicas.

O médico alerta ainda que a desidratação, comum com o tempo quente, é também uma porta de entrada para a gripe se instalar. “Esse é um dos motivos pelo qual indicamos sempre a ingestão adequada de líquidos. O organismo bem hidratado é mais resistente e menos predisposto a contrair doenças virais”, afirma.

Prevenir a gripe é importante durante todo ano -“A gripe é uma doença infecciosa aguda e, para adquiri-la, basta manter proximidade com alguém contaminado. Por isso, é comum em qualquer estação do ano”, comenta o médico. Ele salienta que, dessa forma, os cuidados para evitar são os mesmos praticados no inverno: .Evitar abusar do ar condicionado e de temperaturas muito frias, principalmente em dias muito quentes e em situações que exijam mudanças frequentes de ambientes quentes e gelados.

.Evitar contato próximo com pessoas infectadas.

. Estimular cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos, usar lenços descartáveis, não compartilhar objetos de uso pessoal, nem alimentos.

. Praticar hábitos saudáveis, atividades físicas e alimentação balanceada.

. Fazer vacinação e uso de medicamentos preventivos.

Medicamentos homeopáticos são recomendados para prevenção contínua - Para o Dr. Alessandro Goldner, a medicação homeopática se revela como uma boa alternativa para prevenção da gripe. “Por ser isento de efeitos colaterais, esse tipo de tratamento pode ser usado em qualquer faixa etária, e tem eficácia tanto na prevenção quanto no tratamento e em qualquer época do ano”, completa.

O Oscillococcinum é um medicamento homeopático da Boiron recomendado para prevenção e tratamento de estados gripais. É também indicado para tratamento dos sintomas relacionados, como cefaleia, calafrios, hipertermia e dores no corpo. O medicamento não possui contraindicações e pode ser utilizado, sob prescrição médica, inclusive por idosos e crianças. Além de prevenir, o Oscillococcinum pode ser administrado em qualquer fase, tanto nas iniciais quanto nas mais avançadas da gripe tradicional.

A Boiron é o maior laboratório mundial de medicamentos homeopáticos, presente em mais de 80 países. Atualmente está na Bolsa de Paris e, em 2010, registrou um faturamento de 520 milhões de euros – um crescimento de 13,9% nos últimos três anos. A empresa desembarcou no Brasil em 2006 e, em 2009, os primeiros produtos chegaram ao mercado nacional. O antigripal Oscillococcinum registrou um crescimento de 73%, e o ansiolítico Sédatif PC, um crescimento de 85%. Com fortes investimentos em pesquisa nos últimos anos, possui um portfólio de mais de 250 especialidades e 3 mil substâncias unitárias registradas, produtos líderes em vendas na França e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo. Para a Boiron, o tratamento homeopático deve ser mais uma opção terapêutica à disposição de médicos e pacientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira