Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2011 - 14:01

Os cuidados na hora de comprar o presente de natal pela internet

Para evitar dor de cabeça, é preciso tomar cuidados como buscar referências com amigos ou antigos compradores e guardar a confirmação do pedido.

Quem quiser utilizar o computador neste fim de ano como aliado para escolher os presentes de Natal, precisa ficar atento. Apesar de estar crescendo no país, em 2010 foram movimentados R$ 2,2 bilhões em vendas de bens e consumo no fim do ano, o comércio eletrônico ainda requer cuidados para evitar que os consumidores caiam em enrascadas espalhadas pela rede.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Espírito Santo (Sindinfo), Benízio Lázaro, o meio eletrônico está se tornando mais atrativo por aliar comodidade a preços mais baixos. “Apesar de ainda ser uma novidade para os brasileiros, a compra online está em plena expansão. Adquirir produtos pela internet está se tornando cada vez mais simples e rápidos, além de ter boa qualidade e serem mais baratos que os disponíveis no comércio tradicional”, destaca.

Na hora de comprar algum produto na internet, os cuidados precisam ser redobrados. “O cliente deve buscar referências com amigos ou antigos compradores, guardar a confirmação do pedido, verificar medidas adotadas para garantir privacidade e segurança dos usuários e conferir prazos e taxas para a entrega”, sugere Lázaro.

Segurança na hora da compra - Caso o cliente queira se sentir mais seguro, ele também pode consultar a Receita Federal para saber se a loja está devidamente cadastrada. Para isso, basta o consumidor entrar no site “registro.br” e pesquisar, com o endereço da site que deseja efetuar a compra, informações sobre a loja online. O site informará o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com o qual o endereço foi registrado.

Dessa forma, é possível checar, no site da Receita Federal os dados da empresa. “Identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como o CNPJ, são algumas das ações que podem garantir uma compra sem dor de cabeça para o cliente”, afirma Lázaro.

Outras dicas como, comprar com antecedência e manter o computador pessoal livre de vírus, além de não informar dados pessoais em qualquer “promoção” vista na internet também são dicas importantes para evitar cair em ciladas na web.

E o consumidor não precisa deixar de comprar pela internet por medo de ter que ficar com um produto que não gostou. Isso porque o Código de Defesa do Consumidor estabelece que é possível desistir de uma compra eletrônica em até sete dias úteis do recebimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira