Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2011 - 14:34

CEISE Br encerra o ano com ações positivas

Entidade apresentou um balanço de ações para seus associados e parceiros durante encontro no espaço de eventos Seasons em Sertãozinho.

O Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) foi o grande articulador da indústria sucroenergética neste ano de 2011. Suas ações, através dos Comitês Técnicos e Setoriais, da Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético (UNICEISE) e da união com os elos da cadeia produtiva fomentaram o desenvolvimento do setor como um todo. Na noite desta quinta-feira, 08 de dezembro, o CEISE Br realizou o I Encontro Anual de Resultados e Perspectivas do CEISE Br, onde o presidente da entidade apresentou aos seus associados e parceiros um balanço de ações promovidas e quais as perspectivas para 2012.

Para ilustrar a situação atual do setor sucroenergético, a economista Vanessa Nardy, analista de Agribusiness Research & Knowledge Center da PriceWaterouseCoopers Auditores Independentes, abriu o encontro com o estudo "Panorama do Setor Sucroenergético para a Safra Atual e Perspectivas para 2012/13". Segundo dados do estudo, as perspectivas para a próxima safra são boas, apesar de o encerramento precoce ter gerado uma quebra de safra estimada em 9%. "Será uma safra de recuperação, com os investimentos voltados para a renovação dos canaviais. O crescimento da demanda mundial por etanol é de 13% ao ano, reforçando que há um grande potencial de mercado", afirmou Vanessa, que ressaltou que o Brasil precisa de políticas públicas consistentes e estáveis para a retomada do setor.

Numa breve retrospectiva, Adézio Marques, presidente do CEISE Br, afirmou que o ano de 2011 foi positivo para a entidade pois suas propostas geraram ações para o desenvolvimento do setor, como o documento enviado em fevereiro ao Ministério da Agricultura com propostas para a retomada dos investimentos na cadeia produtiva sucroenergética, numa ação em conjunto com a Força Sindical, a Prefeitura Municipal de Sertãozinho e embasada pela União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA) e da Organização dos Plantadores de Cana do Estado São Paulo (Orplana).

Adézio também falou sobre as parcerias com a agência de fomento Nossa Caixa Desenvolvimento para obter linhas de financiamento através do Governo Estadual e a relação com o estado de Mato Grosso do Sul (MS), visando atender a expansão do setor sucroenergético nas novas áreas produtivas de cana em Dourados. "O CEISE Br é o interlocutor entre o Governo Estadual e a indústria. Através da entidade, a indústria sucroenergética terá condições especiais para investir e se desenvolver", afirmou Adézio. Segundo ele, "Dourados entende que a solução para a profissionalização e crescimento do estado será através da expertise que a indústria paulista possui, em especial nas indústrias que compõe o polo sucroenergético de Sertãozinho".

As perspectivas para o próximo ano são excelentes. "O Governo Federal tem nas mãos um conjunto de propostas lançadas recentemente através do "Movimento Mais Etanol", numa iniciativa inédita com toda a cadeia produtiva, visando o reconhecimento do etanol como solução econômica, social e ambiental para o País", frisou Adézio. "Temos a oportunidade não só de retomar os investimentos no setor, mas também de alavancar a economia do Brasil", finalizou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira