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13/12/2011 - 09:46

DHL lança estudo sobre o Índice de Conectividade Global – potencial significativo e inexplorado para o crescimento econômico


Novo estudo afirma que a globalização não está tão avançada como alguns acreditam e que expandir a conectividade é importante para a acelerar o fim da crise econômica.

Brasil– A DHL, líder global em transporte e logística, publicou o seu primeiro estudo sobre o Índice de Conectividade Global - DHL Global Connectedness Index (GCI) - uma análise detalhada, país a país, sobre os fluxos que ligam o mundo. O estudo indica que a globalização ainda não está tão avançada como a maioria das pessoas acredita e que uma integração econômica contínua pode alimentar ganhos globais de 5% ou mais no produto interno bruto. O GCI classifica 125 países de acordo com a intensidade e variedade da sua integração na economia mundial, e examina a relação entre a conectividade global e o bem-estar. O estudo documenta que a conectividade global tem ainda muito espaço para expandir, mesmo entre os países mais conectados.

O estudo GCI foi divulgado durante a Cúpula Empresarial da APEC e Semana de Líderes em Honolulu(Havaí), em novembro deste ano, uma reunião global na qual chefes de Estado e líderes de empresas se encontram anualmente para debaterem questões econômicas internacionais. A pesquisa foi encomendada pela DHL e realizada pelo reconhecido economista e estrategista empresarial Pankaj Ghemawat, professor de Estratégia Global na Escola de Negócios IESE, em Barcelona.

“Este estudo fornece provas de que um mundo conectado é um mundo melhor em termos de bem-estar global e de desenvolvimento individual. O comércio livre de produtos e serviços contribui de forma significativa para a prosperidade global”, afirma Roger Crook, CEO Global da DHL, divisão Global Forwarding, Freight. As conclusões do estudo da DHL deverão ser úteis tanto aos líderes empresariais como às líderanças políticas e econômicas, moldando negócios e estratégias comerciais, disse Crook. “Ao avaliar o quão ligados nós estamos verdadeiramente, os países podem identificar as oportunidades e os canais pelos quais podem melhorar sua respectiva prosperidade.”

“A nossa análise revela que a integração econômica global não é tão profunda como se pensa. Portanto, nós vemos potencial de crescimento ainda a ser explorado tanto em cada país como globalmente. O aumento da conectividade global deverá gerar maior crescimento, somando biliões de dólares ao produto interno bruto global”, acrescentou Ghemawat.

O DHL Global Connectedness Index 2011 analisa dados de 10 diferentes tipos de fluxos internacionais, abrangendo as categorias de comércio, capital, informação e pessoas entre os anos de 2005 a 2010. Ao contrário dos índices existentes, o GCI analisa não só a intensidade das interações entre fronteiras dos países, como também a sua variedade geográfica – distinguindo países que estão verdadeiramente ligados pelo globo daqueles que têm laços mais profundos apenas com um pequeno conjunto de países parceiros. Além disso, se baseia exclusivamente em dados puramente quantitativos.

O GCI 2011 concluiu que os 10 países com ligações mais estritas são os Países Baixos, Singapura, Irlanda, Suíça, Luxemburgo, Reino Unido, Suécia, Bélgica, Hong-Kong (China) e Malta. A diversidade dos países no topo é ainda maior na lista dos 50 mais conectados, que inclui representantes dos seis continentes. Estes padrões indicam que os benefícios da conectividade estão acessíveis a um vasto leque de países e não apenas a plataformas comerciais que lideram muitos outros índices de globalização.

“O impacto positivo da conectividade global para a prosperidade mundial continuará a ser de grande importância. As dúvidas de alguns líderes políticos sobre o aumento da integração global estão mal colocadas; os seus benefícios ultrapassam muito as potenciais desvantagens”, afirma Ghemawat.

As principais conclusões do índice incluem: .O atual nível da conectividade de hoje é muito mais baixo do que aquilo em que se acredita; o seu potencial de crescimento positivo é, como tal, significativo;

. Os Países Baixos estão em 1º lugar em termos de conectividade global; Hong-Kong tem a maior classificação em relação à intensidade das suas ligações internacionais e o Reino Unido está no topo da lista para a variedade das suas ligações internacionais;

.Apesar de ter aumentado a sua interatividade comercial nos últimos anos, os Estados Unidos estão em 25º lugar geral. Os Estados Unidos são líder em termos de variedade, mas, como seria de se esperar de um país com um grande mercado interno, falta-lhe intensidade;

. A grande parte das ligações internacionais está ainda concentrada entre os países que partilham fronteiras (como o norte da Europa) e laços históricos e culturais, o que indica que muito da atual globalização é, na realidade, uma regionalização;

.Os países maiores têm pontuações mais altas em termos de variedade global das suas ligações; os países menores, em contrapartida, são melhores na intensidade das suas ligações;

.Os países que adotam políticas públicas, que encorajam diretamente maiores fluxos internacionais, bem como políticas favoráveis à conjuntura comercial interna podem melhorar ainda mais a sua conectividade global;

Pankaj Ghemawat, que realizou o estudo juntamente com a DHL, esteve na Harvard Business School até 2008, onde foi o mais jovem na história da instituição a ser nomeado professor titular. A revista econômica “The Economist” o elegeu o mais jovem “guru” incluído no guia dos maiores pensadores de gestão de todos os tempos, publicado em 2008. Pankaj publicou vários livros best-sellers sobre questões globais, cujo mais recente é o World 3.0: Global Prosperity and How to Achieve It e mais de 100 artigos e casos de estudo.[www.dhl.com/gci].

DHL – A Empresa de Logística para o Mundo: aDHL é líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional, especializada em fornecer soluções inovadoras e personalizadas a seus clientes. A DHL oferece serviços e experiência em frete expresso, aéreo e marítimo, transporte terrestre, gerenciamento da cadeia de suprimentos, armazenagem e soluções de logística customizáveis aliados à cobertura mundial e profundo conhecimento dos mercados locais. A rede internacional da DHL conecta mais de 220 países e territórios no mundo todo. Mais de 275 mil funcionários se dedicam a prestar serviços com agilidade e confiança que superam as expectativas dos clientes. A DHL Brasil conta com a operação de três divisões: Express, Global Forwarding e Supply Chain. A DHL faz parte do Deutsche Post DHL, que gerou receita de cerca de 51 bilhões de euros em 2010. Visite http://www.dhl.com.br para mais informações.

O Deutsche Post DHL é o grupo líder mundial em serviços de correio e logística. As marcas Deutsche Post e DHL representam um portfólio único em serviços de logística (DHL) e comunicação (Deutsche Post). O Grupo oferece a seus clientes produtos padronizados às suas necessidades, bem como soluções inovadoras e customizadas de marketing de relacionamento a cadeia de suprimentos industrial. Cerca de 470.000 colaboradores em mais de 220 países e territórios formam uma rede global com foco em serviços, qualidade e sustentabilidade. O Grupo está comprometido com a responsabilidade social, com programas nas áreas de proteção ao clima, gestão de desastres e educação. Em 2010, a receita do Deutsche Post DHL superou 51 bilhões de euros.

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