Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2011 - 09:57

Netgear dá dicas sobre como montar uma rede segura em casa ou em uma pequena empresa

Companhia especializada em conectividade fala sobre os principais passos para utilizar a internet sem aumentar as chances de ser roubado.

São Paulo – A internet é hoje um item fundamental para comunicação dos brasileiros, seja para uso doméstico ou de apoio às micro e pequenas empresas. Com sua popularização, surgiram diversos dispositivos cujo objetivo é melhorar a conectividade, como é o caso dos roteadores e switches que propiciam a rede wifi. No entanto, muitos usuários ainda têm dúvidas sobre como utilizá-los sem colocar em risco a segurança das informações trocadas dentro de uma rede sem fio.

Hoje, os problemas mais comuns relacionados ao uso da wireless envolvem a segurança. Vão desde um vírus interferindo na comunicação da rede até o roubo de informações bancárias, que podem resultar em grande prejuízo. “Ao analisarmos de modo geral, constatamos que grande parte do problema é proveniente da má configuração dos ativos de rede”, aponta Luiz Pedro Oliveira. Por exemplo, de uma simples falta de atualização do programa de antivírus (ou até mesmo a falta dele), até a má configuração de um sistema de firewall ou detecção de intruso.

Quando o assunto são as pequenas empresas, um dos erros mais comuns que os técnicos cometem ao montar uma rede é não conseguir identificar a real necessidade da organização. “Isso implica super ou subdimensionamento da rede, causando alto investimento inicial e também de manutenção para uma rede grande ou com baixa performance”, avisa o executivo.

Pensando em tudo isso, a Netgear preparou algumas dicas para quem deseja montar uma rede segura em casa ou em sua pequena empresa. Antes de qualquer coisa, é importante conhecer o próprio negócio e saber analisar o quanto a TI é importante para a vida da empresa, pois cada uma delas possui um nível de prioridade para a internet. Há as que utilizam a rede wifi apenas para garantir comodidade aos clientes, como cafés e bistrôs. Já outras dependem da internet para funcionar no dia a dia.

Confira: .Na hora de construir a rede, leve em consideração a finalidade da internet e invista nas máquinas de acordo com a necessidade de acesso. Uma empresa que dependa de internet para funcionar precisa de mais disponibilidade do que um lava-rápido, por exemplo, cuja internet é um diferencial;

.Conte sempre com um antivírus de qualidade e mantenha-o atualizado. Isto evita que sua máquina seja invadida, ou que suas senhas sejam roubadas por cibercriminosos;

.Entre os itens básicos de segurança estão o firewall (se possível um UTM, que integra vários níveis de segurança em um único hardware), um switch (com algum nível de gerência para dar inteligência a rede) e um access-point (para disponibilizar acesso sem fio aos dispositivos móveis);

. Depois de a rede estar montada, é importante sempre atualizar os equipamentos com os últimos pacotes de segurança da informação;

.Para evitar a lentidão da rede, é preciso fazer um estudo caso a caso. Vale checar se o motivo são os equipamentos, ou se é por conta de um serviço que demanda muita banda da rede. O equipamento pode ser substituído por outro mais adequado à real necessidade da empresa.

A Netgear é líder mundial em soluções de conectividade voltadas ao SMB e à linha doméstica. Segundo o relatório “Market Share: Network Attached Storage/Unified Storage, Worldwide, 2009” do Gartner, a empresa detém 23% do mercado em receitas de vendas de storages NAS (Network – Attached Storage) com valor abaixo de cinco mil dólares, sendo líder do segmento. Seu portfólio inclui produtos robustos, de qualidade, com design arrojado e acessíveis ao consumidor brasileiro. [www.netgear.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira