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13/12/2011 - 09:57

TIM cria oferta inédita de soluções integradas de segurança em smartphones e tablets para empresas

Software permite que as empresas usufruam dos benefícios da mobilidade, sem mais se preocuparem com a segurança dos dados corporativos.

Para simplificar o gerenciamento de smartphones e tablets em grandes empresas, a TIM anuncia o lançamento de um serviço que permite aos administradores de TI controlar remotamente os dispositivos móveis dos colaboradores. Desenvolvida pela empresa brasileira Navita, o Mobile Device Management (MDM TIM) será oferecido pela operadora aos Top Clients, carteira que reúne as maiores empresas do País. A TIM é a primeira operadora do mercado a oferecer aos clientes corporativos este tipo de serviço.

Partindo do propósito de que para uma organização é fundamental saber onde está e quem acessa os seus dados, o software tem como objetivo possibilitar às companhias a melhoraria da segurança e a da eficiência de suas plataformas móveis, por meio da adoção de políticas de mobilidade que garantam o não vazamento de dados e a não invasão de intrusos, além da disponibilidade dos aparelhos e seus sistemas e aplicativos. Estima-se que o vazamento de informações de empresas no Brasil causa um prejuízo avaliado entre R$ 1 e 1,5 bilhão ao ano.

“Hoje, o maior desafio da mobilidade é o seu gerenciamento. Com a crescente adoção de smartphones e tablets corporativos, as empresas passaram a se preocupar em como ter o controle sobre os aplicativos utilizados e das informações contidas nos aparelhos. O MDM TIM surge exatamente para atender essas demandas, uma vez que os executivos cada vez mais usam esses dispositivos para ler e enviar e-mails e acessar dados corporativos”, explica Leonardo Queiroz, diretor de Top Clients da TIM Brasil, salientando que a informação é o maior ativo das companhias e, por isso, o seu acesso deve ser muito bem administrado para viabilizar o uso seguro e produtivo.

O MDM TIM é modular, ou seja, se adequa a qualquer perfil e necessidade do cliente. O serviço administra todo o ambiente móvel do cliente, que pode optar por cada um dos seguintes módulos: Gestão Mobile, Controle de Inventário, Monitoração Proativa e Logística de Reparos.

Um dos diferenciais do MDM TIM é o wipe remoto, recurso que permite ao cliente apagar de forma remota as informações de seus smartphones e tablets, em caso de roubo ou furto. “Esta funcionalidade é importante porque leva em conta o aspecto físico da segurança, já que hoje em dia é cada vez mais comum roubos e furtos de aparelhos”, completa Queiroz.

Com o MDM TIM também é possível administrar as políticas de uso para maior controle sobre a instalação de aplicativos nos aparelhos, o monitoramento proativo da base de usuários - inclusive em roaming internacional – para antecipar eventuais problemas que possam impactar os usuários. O software possui, ainda, um módulo de gestão de inventário, que identifica todos os dispositivos móveis do cliente e quais são os modelos, sistemas operacionais e aplicativos instalados em cada aparelho, além de acusar quais deles requerem atualizações.

A nova solução da TIM para grandes empresas conta ainda com um serviço ágil de substituição de dispositivos em caso de quebras, perdas ou roubos. “Este é um diferencial do nosso serviço”, conclui o executivo.

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