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13/12/2011 - 11:11

Atacadistas preveem aumento de 6% nas vendas de Natal

Apesar de crise mundial, a expectativa é consideravelmente boa e deve permanecer a mesma em relação ao crescimento de 2010.

Brasília– Nas prateleiras dos principais supermercados da cidade já podem ser encontrados produtos típicos natalinos. Faltando poucos dias para o Natal, já é notória a adaptação do comércio para atender as demandas do consumidor. Com o setor atacadista não poderia ser diferente. Empresários da categoria estão preparados para abastecer os pedidos do varejo.

De acordo com Fábio de Carvalho, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), o segmento deve apresentar um crescimento nas vendas de 6% este ano, em relação ao mesmo período de 2010. A expectativa marca o constante crescimento do setor durante todo o ano. Os alimentos mais consumidos nesta época estão relacionados à ceia natalina, além de panetones, frutas secas, peixes e vinhos.

O sócio-proprietário da Conpar Importadora e Exportadora, Lindomar Graciano, assegura que o Natal é uma das datas mais aguardadas pelo comércio de bebidas. “O Brasil continua concentrando 35% da venda de bebidas alcoólicas entre os meses de novembro e dezembro”. E apesar da crise mundial, a expectativa é de que o as vendas de vinhos aumentem. Uma pesquisa realizada pela Around Research aponta que 68% dos entrevistados pretendem, ao ir ao mercado, comprar também um vinho.

Segundo o centro de pesquisas britânico International Wine and Spirit Record, o Brasil já é o segundo maior consumidor da América Latina, só perdendo para a Argentina. “Com a expansão dos vinhos nacionais, a bebida caiu no gosto dos brasilienses, que passou a ter acesso ao produto com um preço mais em conta. Hoje já é possível encontrar adegas em grande parte dos supermercados, o que favorece o crescimento dos atacadistas”, destaca Fábio de Carvalho.

A Garra Atacadista, empresa do ramo generalista há 16 anos em Brasília, espera um aumento significativo nas vendas dos produtos alusivos ao Natal. Segundo o diretor da empresa, Adauto Mesquita, a comercialização para o pequeno varejo de bebidas no geral, como vinhos, espumantes e cidra, além de cestas básicas, panetones e da linha de bomboniere, tende a aumentar 10% em relação ao mesmo período do ano passado, que compreende os meses de outubro, novembro e dezembro.

No ano passado, o setor atacadista teve um crescimento de 6% em relação a 2009. Mas o aumento de empregos formais este ano, além das condições financeiras típicas para o período, como o 13° salário, devem aumentar as venda do varejo, o que reflete no setor atacadista. Desde o início de outubro os atacadistas e varejistas já estão se preparando para o Natal com o abastecimento do estoque. Desde a compra de produtos da área alimentícios até as decorações, que compõem as lojas.

Campanha de Natal – Neste mês, o Sindiatacadista/DF dará início à “Campanha de Natal 2011”. O objetivo é reunir roupas, brinquedos e agasalhos para serem doados às crianças carentes de algumas instituições do DF e Entorno.

De acordo com Janine Brito, vice-presidente do Sindiatacadista/DF e responsável pelo Programa de Ações Sociais do Sindicato, a entidade realizou diversas ações sociais ao longo deste ano, mas o Natal é sempre a data mais esperada. “A data representa fraternidade e união, por isso, nada mais justo que ajudar as pessoas menos favorecidas”, afirma.

Por isso, o Sindicato convida os empresários, parceiros e fornecedores a realizarem suas doações. Os materiais poderão ser deixados na sede da entidade. As instituições que serão beneficiadas ainda não foram escolhidas.

Sobre o Sindiatacadista/DF - Criado em dezembro de 2001, o Sindiatacadista/DF representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.

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