Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2011 - 11:22

Copa Matsuda Mangalarga elege grandes campeões da temporada


Barcelos do Torquato e Branca França foram os principais vencedores da mais importante competição funcional do Cavalo de Sela Brasileiro

A Copa de Andamento Matsuda Mangalarga elegeu, no dia 11 de dezembro (domingo), no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), os grandes campeões da temporada 2011. Realizada com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), a etapa final da competição contou com a participação de 60 animais e distribuiu uma premiação recorde, que incluiu dois carros, dez motos e 16 TVs LCD de 32 polegadas.

Exposto por Fernando Rivaben e originário da seleção de Plínio Junqueira, Barcelos do Torquato conquistou o título de Grande Campeão Cavalo, garantindo para o Haras Origem o troféu transitório Eduardo Diniz Junqueira e ainda um carro zero quilômetro. Gaio da Piratininga, de Luiz Aparecido de Andrade, e Hino da Piratininga, de José Carlos Moraes Abreu Filho, também brilharam entre os machos, conquistando respectivamente o 1º Reservado Grande Campeonato Cavalo e o 2º Reservado Grande Campeonato Cavalo, o que garantiu a cada um deles uma moto zero quilômetro.

Já a disputa entre as fêmeas teve como principal destaque a égua Branca França. Originária da seleção de Eduardo Henrique Souza de França, Branca sagrou-se Grande Campeã Égua da Copa Matsuda Mangalarga, conquistando assim o troféu transitório João Carlos Saad e ainda um carro zero quilômetro. Por sua vez, Juréia JCMAF, de José Carlos de Moraes Abreu Filho, foi eleita 1ª Reservada Grande Campeã Égua, enquanto a jovem Milonga Mangalarga, selecionada por Geraldo Diniz Junqueira, obteve o 2º Reservado Grande Campeonato Égua. Com esse resultado, Juréia e Milonga garantiram uma moto cada para seus respectivos proprietários.

A programação do evento contou ainda com outro momento de grande emoção, as homenagens feitas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) a uma série de personalidades e empresas cuja colaboração vem sendo de grande importância para a evolução tanto do agronegócio como da equinocultura nacional.

Considerado o mais antigo criador da raça em atividade, Eduardo Diniz Junqueira foi lembrado por sua importante colaboração para a evolução do Cavalo de Sela Brasileiro. Por sua vez, o empresário Jorge Matsuda, presidente do Grupo Matsuda, foi homenageado pelo fundamental apoio dado à Copa de Andamento em suas últimas sete edições. Já o Canal Terra Viva e o empresário João Carlos Saad, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, tiveram sua importante atuação em prol do agronegócio ressaltada pela ABCCRM. Por fim, os organizadores também fizeram uma homenagem especial a Imaculada da Piratininga, a primeira égua pampa a tornar-se Grande Campeã Nacional da Raça Mangalarga.

O programa da etapa final da Copa reservou um espaço especial também para as crianças, com provas nas categorias mirim, mini-mirim e juvenil. E encerrando as atividades, a comunidade mangalarguista pôde conferir uma palestra especial sobre a aptidão do cavalo Mangalarga para o enduro de regularidade, ministrada por Fabrício Bagarolli, da Global Equi Consulting.

Conhecido por sua aptidão como cavalo de sela, o Mangalarga tem como grande diferencial o seu andamento progressivo, equilibrado e macio. As provas de andamento foram, aliás, criadas justamente para valorizar essa marcante característica da raça. Nessas disputas, os animais concorrentes são avaliados em diversos quesitos, como: deslocamento (cobertura de rastro e progressão da passada), comodidade, sincronia e elegância da movimentação, ausência de movimentos parasitas e regularidade e disposição. Apesar de separados em classes diferentes, tanto machos como fêmeas participam da disputa, subdivididos em categorias conforme a idade: 36 a 48 meses, mais de 48 a 60 meses e mais de 60 meses. Além disso, os cavalos castrados também possuem uma categoria exclusiva.

Considerada a mais importante competição funcional da raça, a Copa Matsuda Mangalarga contou nesta temporada com 14 etapas (sete abertas e seis regionais, além da finalíssima) e passou por quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Goiás. [ www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11)3673-9400].

. Foto/Legenda 1: Barcelos do Torquato, exposto por Fernando Rivaben, foi eleito Grande Campeão da Copa Matsuda Mangalarga. Crédito/foto: Norberto Cândido.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira