Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2007 - 08:32

*Body Systems:10 anos de sucesso

Há exatamente 10 anos, a Body Systems, precursora de aulas sistematizadas no Brasil, revoluciona o mercado de fitness. Em uma década, a empresa conquistou a presença em 2 mil academias no Brasil e cerca de 2.500 na América Latina.

Oferecer uma seqüência de exercícios físicos que proporcione ao mesmo tempo entretenimento, resultados ao corpo e que possa ser praticado igualmente em todos os estados brasileiros e na América Latina. Esta é a proposta da Body Systems, empresa que desde 1997 representa a Les Mills International no País e na América Latina e disponibiliza 10 programas de fitness que mesclam ginástica, música e diversão. Hoje são cerca de 1 milhão de praticantes no Brasil. Até o final de 2007, a empresa espera atingir a marca de 1,3 milhão.

A Body Systems surgiu em 1997, a partir de uma proposta ousada de um professor de Educação Física, Paulo Akiau. Ciente da necessidade de aprimoramento comercial e profissional da área de fitness, a idéia inicial era levar para as academias o conceito de sistematização das aulas de ginástica. E mais: treinamento revolucionário dos professores e marketing agressivo com a perspectiva de trazer novamente os alunos para dentro das academias. E, em especial, para as salas de ginástica coletiva.

Como não poderia deixar de ser, os primeiros passos foram desafiadores, pois não existia naquela época a cultura de aulas sistematizadas e controle de qualidade no mundo fitness. O primeiro ano foi marcado pelo desbravamento do mercado e pela conquista das primeiras 300 academias licenciadas.

Mas o crescimento da empresa acompanhou a evolução do mercado mundial. O setor se envolveu em todos os principais momentos financeiros e mercadológicos na última década. Exemplo disso foi a flutuação do câmbio em 1999, onde as academias que haviam investido em equipamentos importados passaram por alguns problemas. De 2003 a 2006, foram três anos de retração de mercado. Para Akiau, “por mais glamour que este mercado mostre ter, ainda está em processo de profissionalização, tendo grande dificuldade na busca de ferramentas poderosas de controle e produtividade”. Assim, a Body Systems se tornou parceira indispensável em academias.

O empresário conta que ninguém acreditava, no começo, que as academias aceitariam sistematizar seus procedimentos. Nem, tampouco, que os professores ingressariam em uma cultura coorporativa. Mas a Body Systems acreditou. O marketing agressivo e a postura empreendedora foram os responsáveis pelo sucesso vivido há uma década.

Hoje a Body Systems é a maior agência da Les Mills no Brasil. Alcançou share de 53% no mercado brasileiro com aulas de ginástica em grupo. No primeiro ano de atuação, a empresa obteve faturamento em torno de R$80 mil. Em 10 anos o número saltou para R$ 4 milhões.

Dividida em 40% no Brasil, 25% na Argentina, 10% no Chile e 15% no México, a expectativa é crescer cerca de 15% até o final de 2007. Já em dois anos, o a previsão é de 40%.

Em um futuro bem próximo, cinco anos, Akiau acredita que as academias terão perfil familiar, onde o bem-estar físico, emocional e nutricional serão totalmente ligados. “As academias terão dependências com acesso a deficientes físicos, com rampas e elevadores. As avaliações físicas serão substituídas por novos profissionais, treinados para entenderem o que o cliente precisa e deseja, além de serem capacitados a motivá-los”, ressalta.

Quanto a expansão, a proposta da Body Systems é desafiadora. Quebrar o paradigma de que a prática de atividade física é um modismo preparatório apenas para o verão. O mercado de fitness segue firme na busca para tornar essencial à vida das pessoas a prática de exercícios diariamente. Empresas de diversos segmentos como saúde, alimentação e vestuário passaram a respeitar os players deste mercado como potenciais canais de acesso ao consumidor segmentado. “Este movimento aumenta o grau de importância do nosso trabalho e nos impele a repensar nosso portfólio de serviços, que deve ser ampliado em cerca de 300% nos próximos 2 anos”, conclui Akiau.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira