Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2011 - 08:29

Juscelino Kubitschek é retratado em novo livro da Edições Câmara

Uma parceria entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal permitiu o resgate histórico da carreira política e da trajetória pessoal de Juscelino Kubitschek, descritas em livro assinado por Ronaldo Costa Couto. A obra leva o nome do presidente que construiu Brasília e traz dados de sua biografia, relatos de amigos e políticos, discursos marcantes e documentos históricos.

O lançamento do livro Juscelino Kubitschek acontece no dia 13 de dezembro (terça-feira),no Salão Negro do Congresso Nacional. Na ocasião, atores que participam do projeto Visite Encena vão representar Juscelino e Sarah Kubitschek. Na abertura do evento, haverá apresentação do Coral do Senado, seguido de um grupo de choro.

No prefácio da obra, o senador Pedro Simon afirma que o autor apresenta um texto “profundo e, ao mesmo tempo, claro e preciso”. Ressalta ainda que o texto "tem o dom de eternizar a história do presidente Juscelino Kubitschek”.

O livro é dividido em duas partes. A primeira, intitulada “Biografia concisa de JK – Sonho e glória, amor e dor”, faz um resgate histórico de toda a vida do ex-presidente, desde sua infância em Diamantina/MG, passando pela trajetória profissional como médico, político e Presidente do Brasil, até sua morte em 22 de agosto de 1976.

A segunda parte da obra traz diversos discursos de JK, como o que defende a democracia e os seus direitos políticos e os proferidos em ocasiões como a transferência da Capital Federal e a inauguração de Brasília. Entre outros documentos, também estão disponíveis a entrevista do ministro Costa e Silva contra JK, o decreto de cassação de seu mandato e direitos políticos como senador e a homenagem póstuma de Tancredo Neves.

O autor- Ronaldo Costa Couto é doutor em história pela Universidade de Paris-Sorbonne e economista pela UFMG, onde lecionou. É autor de Matarazzo (2004), pela Editora Planeta do Brasil, e de Tancredo vivo: casos e acaso (1995); História Indiscreta da Ditadura e da Abertura (1998); Memória Viva do Regime Militar (1999); A História Viva do BID e o Brasil (1999) e Brasília Kubitschek de Oliveira (2001), pela Editora Record. Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Rede Globo de Televisão, é ainda membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, da Academia Brasiliense de Letras e da Academia Mineira de Letras.

Como homem público, foi coordenador geral da fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro e o primeiro secretário de Planejamento do novo estado do Rio de Janeiro, no governo Faria Lima; presidente do Banco de Desenvolvimento e secretário de Planejamento de Minas Gerais, no governo Tancredo Neves; ministro de Estado do Interior, função que acumulou com a de governador de Brasília no início da democratização de 1985; e ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República no triênio 1987-1989, no governo Sarney.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira