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06/09/2007 - 08:38

Responsabilidade social da panificação

Padarias querem possibilitar a melhoria de vida de 2.500 crianças e adolescentes.

Realizar a doação de R$ 1 milhão à Unesco e ao programa Criança Esperança, reduzir o consumo de sacolas plásticas descartáveis e recolher garrafas PET para reciclagem. Essas foram as três principais ações de responsabilidade social definidas durante o II Seminário Brasileiro de Responsabilidade Social da Panificação, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), no Espírito Santo. O potencial de adesão às iniciativas é enorme, se for levado em consideração que o Brasil possui 52.000 estabelecimentos panificadores, pelos quais passam, diariamente, 40 milhões de pessoas.

Hoje o principal projeto em execução pela Abip é o projeto Pão da Esperança, que pretende tirar das ruas 2.500 crianças em situação de risco, que terão acompanhamento durante um ano. Até 16 de outubro, Dia Mundial do Pão, a Apib promoverá uma força tarefa com proprietários de padarias para chegar à arrecadação de R$ 1 milhão, com a expectativa de doação individual de R$ 350.

“Se todos os setores varejistas fizessem o que o setor de panificação está fazendo, o Brasil seria outro”, avalia o coordenador da Comissão de Responsabilidade Social da Abip, Paulo Meneguelli. O programa Sacola Permanente, que educa os consumidores a utilizarem sacolas plásticas de longa duração, no lugar das descartáveis, recebeu o prêmio Responsabilidade Social no Varejo da Fundação Getúlio Vargas.

O programa Sacola Permanente foi implantado de forma experimental em Joinville, mas já começa a ser levado a outros Estados. “Queremos chegar a 200 padarias até o final do ano”, afirma a presidente da Comissão de Responsabilidade Social da Abip, Rosely Steiner Hang. “As pessoas hoje estão mais conscientes da necessidade de ajudar de alguma forma na preservação do planeta”.

O programa PET Vazia Coração Cheio, iniciado há 20 dias, em Brasília, conta com o apoio da Coca-Cola. A pessoa que levar quatro garrafas PET vazias a uma das padarias participantes recebe um pãozinho francês de graça. As garrafas serão entregues a uma cooperativa de reciclagem de materiais plásticos, para reaproveitamento. Parte da renda obtida na venda dos produtos será utilizada para a compra de material escolar, que será distribuído gratuitamente a crianças carentes.

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