Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2007 - 08:48

Importações chinesas de petróleo crescem 39% em julho

A demanda chinesa por petróleo e gás natural continua crescendo em ritmo acelerado. Apenas em julho, chineses importaram 103,8 milhões de barris de petróleo, aumento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado. Durante décadas, a China foi capaz de suprir sua própria demanda energética, até se tornar importador líquido nos anos 90 e atualmente ser o segundo maior consumidor de petróleo (e energia em geral) do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2006, importações de petróleo pelo país subiram 20%, e representaram 47% de todo o petróleo consumido na China.

A China National Petroleum Corporation, maior produtor chinês do combustível e cujas ações majoritárias pertencem à PetroChina, assinou dois acordos para adquirir gás natural do Turcomenistão. O ex-integrante da União Soviética irá exportar para a China anualmente 30 bilhões de metros cúbicos de gás natural, durante 30 anos, que será transportado através de gasoduto a ser construído sob contrato negociado em abril do ano passado. Estima-se que o gasoduto possa custar mais de US$ 10 bilhões.

A Singapore Petroleum Company irá explorar petróleo e gás natural juntamente com a China National Offshore Oil Corporation, maior produtora chinesa offshore, na região do Mar da China Meridional.| Por: CEBC

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira