Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Paraíso mais que seguro


Iberostar Bahia utiliza 82.600 metros de cabos Afumex e garante segurança do empreendimento que será o maior resort do País.

Quando o Grupo espanhol Iberostar escolheu a Praia do Forte, a 60 km de Salvador, para construir seu novo empreendimento, não poderia ter eleito lugar melhor. A região, considerada uma das mais bonitas do litoral baiano, reúne tudo aquilo que muitos chamam de paraíso. Sol praticamente o ano inteiro, piscinas naturais e centenas de coqueiros espalhados por toda a orla.

Em meio a estes belíssimos recursos naturais, o complexo Iberostar Praia do Forte Golf & Spa Resort e Villas será instalado em uma área com mais de dois milhões de metros quadrados. Inaugurado em abril deste ano, o Iberostar Bahia – formado por três hotéis resorts pertencentes ao complexo – já possui duas unidades concluídas, com 406 quartos. Em novembro, mais 226 apartamentos e uma piscina com mil metros quadrados serão finalizados. “Após a ampliação, o Iberostar Bahia terá capacidade para hospedar até 1.700 pessoas em seus 632 apartamentos”, conta Eduardo Farias, coordenador de instalações da empresa.

Instalações modernas - Já o terceiro hotel, com 418 quartos, e as demais edificações que completarão a obra (spa, campo de golfe, condomínio com 208 casas, centro de convenções e entretenimento) terão suas obras encerradas no final de 2007. “A previsão é que, até 2010, todo o complexo tenha em torno de 1.600 habitações para receber cerca de seis mil turistas, com ampla infra-estrutura de alto padrão”, garante Farias (veja quadro). O investimento total no local será de US$ 250 milhões.

Segundo o projetista responsável pelas instalações elétricas do Iberostar Bahia, Thales de Azevedo Filho, da Prodenge - Projeto de Engenharia e Instalações (BA), o principal diferencial adotado no projeto Iberostar Bahia foi a utilização de tecnologia de ponta, a alta confiabilidade do sistema e a otimização dos custos operacionais.

Por esta razão, os cabos Afumex, da Prysmian, foram utilizados em todas as áreas comuns do empreendimento, totalizando 82,6 km de condutores. As edificações são interligadas por uma galeria técnica, por onde trafegam todas as instalações, associadas a shafts verticais. “Esta solução de projeto permite o máximo de flexibilidade e facilidade na manutenção, praticamente fora da vista dos hóspedes”, diz ele.

De acordo com a ABNT 5410, o complexo está classificado diante das condições de fuga no caso de incêndios. “Os cabos Afumex apresentam baixíssima emissão de fumaça, gases tóxicos e são livres de halogênios, o que garante fuga segura em uma situação de emergência”, ressalta Thales. “Não podemos descuidar de um só item que subestime a proteção das pessoas e do patrimônio”, diz ele.

Além dos cabos Afumex, outros cabos Prysmian também foram utilizados no empreendimento: Eprotenax Compact (subestações rebaixadoras), Eprotenax Gsette 1 kV (áreas externas) e Superastic (apartamentos). Visando facilitar a inspeção e manutenção das redes, os condutores de suprimento de energia elétrica, telecomunicações, dados, segurança e TV foram instalados em eletrocalhas.

Mais segurança - Outro dado interessante no Iberostar Bahia é que todos os painéis de distribuição e proteção elétrica possuem controle remoto ligado à central de monitoramento, de onde se pode controlar todos os sistemas do complexo, desde a iluminação até os sistemas de força eletromotriz.

Thales explica ainda que o empreendimento possui um excelente sistema de proteção contra descargas atmosféricas, constituído por uma gaiola de Faraday, além de dispositivo de corrente residual (DR), para todas as áreas molhadas.

Nas obras do Iberostar foram respeitados todos os volumes de proteção descritos na NBR 5410, com o emprego de sistema de iluminação em baixa extratensão. “Inclusive na iluminação subaquática das piscinas, com utilização de transformadores isoladores”, relata o projetista. Além disso, um sistema de aterramento equipotencial garantirá maior segurança a todos os usuários, assegurando o perfeito funcionamento dos equipamentos elétricos de alta sensibilidade.

“De nada valeriam os cuidados com as instalações se não contássemos com sistemas complementares que adotassem também os princípios da moderna tecnologia” explica Thales. “Podemos assegurar que esta é uma obra exemplar, tanto no aspecto arquitetônico quanto do ponto de vista funcional e operacional”, finaliza.

. Foto: Localizado na Praia do Forte (BA), o complexo está sendo construídoem uma área com mais de dois milhões de metros quadrados

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira