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15/12/2011 - 12:08

Manutenção preventiva de bombas e carburadores é garantia de tranquilidade e economia nas férias

Com o início das férias e as comemorações de final de ano, milhões de pessoas estarão colocando seus carros nas estradas nas próximas semanas. Mas, sem a manutenção adequada, muitos ficarão pelo caminho. Durante 2010, apenas nas rodovias privadas do país, foram registrados mais de 1,2 milhão de atendimentos em decorrência de panes mecânicas ou elétricas.

Na maioria das vezes, os problemas encontrados são causados por falhas simples, que poderiam ser corrigidas com uma manutenção preventiva rápida e barata. Em outras situações, o motorista até consegue chegar ao destino, mas sofre ao longo da viagem com a falta de potência do veículo, alto consumo ou superaquecimento por não ter feito uma checagem prévia na sua oficina de confiança.

Com décadas de experiência na produção de carburadores, bombas de água, óleo e combustível, a equipe técnica das marcas Urba e Brosol reuniu algumas dicas sobre como verificar corretamente os principais sistemas do motor antes de partir. Dessa forma, é possível poupar na oficina, economizar combustível e lubrificante, reduzir a poluição do ar e ficar apenas com ótimas lembranças do verão.

Sistema de Alimentação -A manutenção do sistema de alimentação de combustível pode começar com uma inspeção detalhada de toda a tubulação, verificando sua integridade e possíveis vazamentos. Se o filtro estiver próximo do período recomendado para a troca, é oportuno substituí-lo preventivamente. Caso o veículo seja antigo ou tenha sinais de sujeira na linha, pode ser interessante limpar o tanque.

O próximo passo é testar a pressão e vazão da bomba (mecânica ou elétrica) com o equipamento adequado, checar os injetores ou, se o modelo tiver carburador, realizar uma limpeza completa, trocar as peças gastas e efetuar a regulagem. É preciso revisar também os componentes elétricos, como a bobina, distribuidor (se houver), cabos e velas. E, para finalizar, conferir as emissões de poluentes. Nas viagens, é preciso estar alerta para fugir dos combustíveis adulterados.

Sistema de Arrefecimento- O sistema de arrefecimento deve passar primeiro por uma inspeção visual, onde deve ser conferido o estado do radiador, reservatório de expansão (é importante testar o funcionamento da sua tampa com a ferramenta adequada), mangueiras e abraçadeiras. A válvula termostática e os sensores de temperatura precisam ser retirados, limpos e checados. Ao menor sinal de falha, o ideal é trocar as peças.

A bomba de água merece uma atenção especial. Nas férias, é comum andar com o carro lotado, sob um calor intenso e no trânsito congestionado. É preciso ver se não existem vazamentos ou ruídos vindos do rolamento. Também é fundamental avaliar o estado da polia, correia e tensionador do seu acionamento. Mas todo o trabalho será perdido se o líquido de arrefecimento estiver com impurezas e sem o aditivo. O ideal é trocá-lo, ao menos, uma vez por ano ou a cada 10.000 Km.

No verão, é preciso dirigir atento ao indicador de temperatura. Caso ultrapasse os 90°C, o ideal é buscar um local seguro e parar o veículo o quanto antes. Depois, esperar que o motor esfrie naturalmente. Jogar água fria ou abrir a tampa do reservatório apenas causará danos maiores e acidentes com queimaduras.

Sistema de Lubrificação -O sistema de lubrificação não costuma apresentar problemas durante toda a vida do motor. Mas, para isso, o primeiro cuidado é realizar as trocas de lubrificante e filtro sempre nos intervalos indicados pela montadora. O combustível adulterado é outro grande vilão, pois ataca o óleo, cria borras e outras impurezas. Na hora da revisão, é recomendável apenas conferir a pressão de trabalho. Se estiver fora do padrão, poderá ser preciso trocar a bomba ou realizar uma limpeza profunda.

“Na maioria das vezes, uma manutenção preventiva custa o mesmo que encher o tanque e pode evitar gastos de milhares de reais, além de tornar a viagem mais tranquila e menos desgastante para o motorista. Quem tenta economizar nessa hora quase sempre estraga as férias e começa o ano com uma conta inesperada para pagar”, reforça o gestor de assistência técnica Raphael Lioi.

Tradição em Autopeças -As marcas Urba e Brosol reúnem mais de 60 anos de tradição em autopeças. Fundada em 1948, a Urba foi a primeira fabricante nacional de bombas de água, produzindo inicialmente peças de reposição para modelos importados. A Brosol foi criada em 1959 para produzir os carburadores Solex e bombas mecânicas de combustível no país, de forma a atender às primeiras montadoras.

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