Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2011 - 10:37

Associação Brasileira de Embalagem realiza café da manhã com Unilever

Campanha cada gesto conta e plano global de sustentabilidade são tema do encontro.

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, em seu encontro mensal com imprensa e associados, abordou o Plano Global de Sustentabilidade da Unilever e a Campanha Cada Gesto Conta, ações da empresa em prol da sociedade e do meio ambiente.

Em sua apresentação, os palestrantes Juliana Marra, Gerente de Assuntos Governamentais, e Jorge Kostrisch, trainee de Sustentabilidade, falaram sobre o compromisso da Unilever de dobrar o tamanho do negócio global nos próximos anos, reduzindo o impacto ambiental. Para isso, foi desenvolvido o Plano Global de Sustentabilidade da Unilever e definidas três grandes metas para os próximos anos: melhorar a saúde e o bem-estar de um bilhão de pessoas, reduzir em 50% a pegada ambiental e melhorar as condições de vida e trabalho de centenas e milhares de pessoas.

Para atingir estas metas, serão trabalhadas a áreas de nutrição, saúde e higiene, redução da emissão de gases GHG que causam efeito estufa, redução do consumo de água, gestão de resíduos, utilização de matéria-prima sustentável e renovável e a contribuição com o desenvolvimento sócio-econômico.

A Unilever trabalha esses pilares do Plano Global dentro da Campanha Cada Gesto Conta, uma iniciativa para dialogar com o consumidor sobre escolhas saudáveis, mudanças de comportamento, melhoria da saúde e um futuro melhor para o planeta. A Campanha dissemina o conceito de sustentabilidade e inspira os consumidores a adotarem pequenas atitudes que, juntas, podem fazer uma grande diferença.

Além da Campanha, a empresa fez parcerias com Ministério da Saúde e do Meio Ambiente, ONGs como o Instituto Akatu e WWF Brasil, clientes como o Walmart (Projeto de Ponta a Ponta) e o Pão de Açúcar (projeto Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever), promovendo também o engajamento de funcionários e fornecedores.

Para a Unilever, é fundamental a participação dos fornecedores de embalagens para o desenvolvimento de soluções que contribuam com suas metas. A empresa vem desde 2008 inovando a versão líquida de seus produtos, desenvolvendo embalagens menores e versões concentradas como o amaciante de roupas Comfort em embalagem quatro vezes menor, que permitiram a diminuição de 52% no consumo de caixas papelão, 58% menos plástico e 78% menos água na formulação do produto, tendo grande aceitação no mercado brasileiro. Este produto também ganhou a embalagem refil no final de 2010, com o lançamento do sache.

O desenvolvimento da embalagem é muito impotante e faz grande diferença no Ponto de Venda. Segundo Juliana Marra, “a embalagem é solução, não um problema. Buscamos qual é a melhor embalagem para aquele produto, porque a embalagem traz funcionalidade”, complementa.

Essas considerações corroboram a importância do desenvolvimento de embalagem para os mais diferentes produtos, onde a embalagem, além de peça fundamental é também promotora de confiança, segurança, informação, comunicação e sustentabilidade.

O café da manhã da ABRE teve patrocínio ouro da Ibema, Fispal Tecnologia, Braskem, Programa Embala, patrocínio prata da CCL Label e patrocínio bronze da Ipack-Ima.

ABRE -Fundada há 44 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva e usuária de embalagem no Brasil, por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2012 terá como tema “Co-creative packaging: o desafio de inovar com o consumidor”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação promoveu em outubro de 2011 o Fórum Estratégico de Design sob o tema “Consumidor 3.0 – o valor da nova consciência de consumo” e também os Cafés da Manhã mensais.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a ABRE é a responsável pelo marketing mundial da WPO.

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil.

A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, presente em mais de 170 países e com mais de 163 mil funcionários. O grupo anglo-holandês tem em seu portfólio algumas das marcas mais conhecidas e amadas do mundo, como Knorr, Seda, Helmann’s e Dove.

Segunda maior operação da empresa no mundo, a Unilever Brasil conta com cerca de 13,5 mil funcionários, 12 fábricas e quatro escritórios nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Com mais de 80 anos de atuação no Brasil, a empresa é líder em nove das 13 categorias em que atua no país, nos mercados de beleza e higiene, limpeza doméstica, sorvetes e alimentos e lança cerca de 60 novos produtos por ano.

A subsidiária brasileira encerrou o ano de 2010 com um faturamento bruto de R$ 11,9 bilhões e é a segunda maior anunciante do país, com investimentos de R$ 1,93 bilhão em propaganda no ano. [www.abre.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira