Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2011 - 11:10

Uma demanda que surge com a desburocratização das obrigações tributárias

Até que enfim uma boa notícia para os contadores. A Receita Federal decidiu simplificar as atividades desse profissional, tão requisitado nos dias de hoje, eliminando algumas obrigações acessórias, cujas informações o órgão já tem disponibilizado viaentrega dos diversos SPED's (Sistema Público de Escrituração Digital).

A iniciativa tem seulado positivo, já que retira e simplifica a burocracia tributária. Só que, por outro lado, traz algumas preocupações para o empresário, como a Receita passar a ter – via SPED – todas as informações detalhadas das diversas operações e movimentações fiscais realizadas pelo contribuinte. As informações serão enviadas online, todo mês, e podem e serão confrontadas com os dados que osfornecedores e clientes também enviarão.

Onde está o problema e a preocupação? No passado, quando da entrega de uma obrigação acessória, como a DIPJ (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), dispúnhamos de umtempo para preparar, analisar, confrontar com os registros contábeis e auditar por empresa especializada. Ou seja, se algum erro de escrituração ou registro dos eventos fosse feito de maneira incorreta, poderíamos acertar para evitar contingências fiscais no futuro.

E agora? Como realizamos todos esses cuidados se não dispomos mais do mesmo tempo? Temos somente um caminho a seguir: revisitar toda a parametrização dos sistemas operacionais, garantindo qualidade nos seus cadastros bases; revisitar todos os fluxos documentais, garantindo, assim, qualidade nas informações entregues via SPED; revisitar todos os procedimentos internos, de modo que as informações sejamimputadas dentro do prazo correto e de maneira a evitar contingências fiscais.

Os contadores e empresários devem urgentemente revisitar todos os procedimentos e fluxos administrativos e financeiros, garantindo, por um lado, qualidade nos dados que serão repassados ao Fisco, buscando instalar pontos de controle que mitiguem qualquer risco fiscal e, assim, agilizando e reduzindo os custos operacionais.

Na verdade, a iniciativa da Receita Federal reduz a burocracia. Porém, exige uma preocupação maior com os procedimentos administrativos e financeiros. Os empresários devem buscar rapidamente ajuda para ter um auxílio nesse novo procedimento advindo da decisão tomada pelo órgão federal, e os contadores devem qualificar-se para atender a essa nova demanda de mercado.

.Por: Vagner Jaime Rodrigues é mestre em contabilidade, sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios.E-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira