Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2011 - 10:18

CSP e POSCO E&C assinam contrato para construção de usina siderúrgica no Ceará


(esq./dir.) Murilo Ferreira, diretor-presidente da Vale; Chung Dong-Hwa, presidente da POSCO Engineering & Construction; Cid Gomes, governador do Ceará; e Yung-Il Mun, representante da Dongkuk no Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica do Pecém

Investimentos de US$ 4,69 bilhões.

Com geração de 15 mil empregos diretos durante a fase de construção da usina, que terá a capacidade de produção anual de três milhões de toneladas de placas de aço, com potencial de expansão para até seis milhões de toneladas anuais numa segunda etapa.

Rio de Janeiro- A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a POSCO Engineering & Construction (POSCO E&C), empresa do grupo siderúrgico coreano POSCO, assinaram no dia 16 de dezembro (sexta-feira), o contrato para a construção da usina siderúrgica da CSP no Estado do Ceará.

A CSP é uma joint venture que tem como acionistas a Vale, com 50% de participação, e as siderúrgicas coreanas Dongkuk Steel e POSCO, com 30% e 20%, respectivamente. A POSCO Engineering & Construction será responsável pela engenharia, fornecimento de todos os equipamentos, obras de construção e montagem e comissionamento da usina integrada, que terá capacidade de produção anual de três milhões de toneladas de placas de aço, com potencial de expansão para até seis milhões de toneladas anuais numa segunda etapa. Atualmente, o projeto se encontra na fase de terraplanagem. O início das operações da planta siderúrgica está previsto para o primeiro semestre de 2015.

Com a presença do governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, participaram do evento o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira; os diretores executivos José Carlos Martins e Galib Chaim e o presidente da POSCO Engineering & Construction, Chung Dong-Hwa. Pela CSP estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração Aristides Corbellini (Vale) e os conselheiros Yung-II Mun (Dongkuk) e Young-Sig Kwon (POSCO), além do diretor -presidente Marcos Chiorboli.

Investimentos: a CSP é um dos mais importantes empreendimentos privados do Nordeste e um dos maiores do Brasil, com estimativas de investimentos que giram em torno dos US$ 4,69 bilhões e geração de 15 mil empregos diretos durante a fase de construção da usina. Na fase operacional serão mais quatro mil empregos diretos e outros dez mil indiretos. Além de placas de aço, a CSP, que será construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no município de São Gonçalo do Amarante, também produzirá energia elétrica para consumo próprio, sendo que o excedente será disponibilizado ao mercado nacional.

O projeto permitirá promover o crescimento da siderurgia no País, agregando ainda mais valor ao minério e gerando riqueza e desenvolvimento para o Brasil e para o estado do Ceará. O estado foi escolhido devido às facilidades logísticas e à sua localização estratégica favorável para a exportação. Além disso, a área de cerca de mil hectares possui solo apropriado à instalação desse tipo de indústria. A siderúrgica contará ainda com a infraestrutura portuária do CIPP, que possui excelentes instalações de carga e descarga de materiais e produtos, além de acesso fácil por rodovias e ferrovias.

Todo o projeto foi compartilhado com comunidades, empresários e o poder público, enfatizando sempre o compromisso socioambiental da CSP, que destinará cerca de 25% do investimento para modernos equipamentos de controle e monitoramento de emissões, lançamento de efluentes e gerenciamento de resíduos. Além de movimentar a economia com a geração de emprego, renda e capacitação de mão de obra local, o empreendimento contribuirá para o crescimento do PIB do estado do Ceará em mais de 10%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira