Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2011 - 10:18

Hipertensão pode agravar problemas na coluna

Má circulação arterial interfere na comunicação com o cérebro.

Um dos maiores fatores de riscos para a saúde humana, a hipertensão, pode desencadear doenças relacionadas à coluna, segundo especialistas. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema afeta 24% da população brasileira e pode levar ao óbito. Com o aumento de casos de pessoas com problemas na coluna, cresce também o número de hipertensos.

“Tanto os problemas na coluna como a hipertensão podem se tornar doenças crônicas se não forem tratadas devidamente. Como grande parte dos problemas nessa região estão relacionados com uma pressão em cima de um determinado nervo, a tensão pode agravar um quadro de hipertensão já existente”, - explica Lucas Rech, quiroprático da Casa da Coluna. Em alguns casos, dores na coluna podem ser confundidas até com dores no coração, já que existem no tórax diversas estruturas que se não estiverem com bom funcionamento podem causar dor.

Ao contrário do que se imagina, a pressão arterial pode interferir diretamente na coluna em decorrência do desconforto muscular que o mal gera. “Os músculos precisam de uma boa circulação arterial para funcionar corretamente. Se não acontece uma troca de nutrientes adequada, o efeito compromete a capacidade muscular e causa dor”, explica o quiroprático. Para saber se a hipertensão tem relação com um problema muscular, é preciso estudar todo o quadro clínico do paciente e identificar se a hipertensão é primária – causada por problema cardíaco direto – ou secundária – provocada por um problema vascular ou renal.

Além de ser grave, a pressão alta prejudica a qualidade de vida e afeta diversas partes do corpo. O mal não tem cura, mas pode ser facilmente controlado. Para prevenir a doença é importante manter o peso adequado, não abusar do sal, praticar atividade física regular e aproveitar os momentos de lazer.

Para aliviar a situação, a dica do especialista é melhorar a flexibilidade dos músculos. “Existem vértebras da coluna vertebral que possuem sensores da pressão arterial chamados barorreceptores. O mal funcionamento dos nervos dificulta a ação desses sensores e, consequentemente, a identificação da pressão alta pelo cérebro. Ao melhorar a mobilidade da coluna dorsal, a tendência é que a pressão arterial fique mais controlada”, explica o quiroprático, que também salienta: “A hipertensão é um agravante do problema da coluna e não um gerador do problema”, explica Lucar Rech. [www.casadacoluna.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira