Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2011 - 11:12

Firjan inaugura três novas bibliotecas em comunidades pacificadas

Borel, Tabajaras e São Carlos serão as próximas beneficiadas com o espaço proporcionado através do programa social SESI Cidadania.

O Sistema Firjan inaugura no dia 17 (sábado), às 11h, bibliotecas no Borel (Estrada Independência, 112, Tijuca), São Carlos (Rua Ambiré Cavalvante, 737 /sobreloja, Estácio) e Tabajaras (Rua Euclydes da Rocha, 507, Copacabana). Além de livros, os moradores das comunidades terão acesso gratuito à internet. Está confirmada a presença do coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra, e da superintendente do SESI do Rio, Maria Lúcia Telles, na inauguração do São Carlos.

A ação faz parte do SESI Cidadania, programa social do Sistema Firjan nas comunidades pacificadas. Além das bibliotecas, que já foram inauguradas no Andaraí, Cidade de Deus, Dona Marta, Macacos, Morro Azul, Providência e Formiga, o programa leva outros serviços de educação e ainda cultura, saúde, esporte e lazer aos moradores. Com as três novas unidades, serão dez bibliotecas nas UPPs. A expectativa é de que outras dez sejam inauguradas no ano que vem.

As bibliotecas inauguradas, conhecidas como Indústria do Conhecimento, são espaços multimeios sempre instalados em centros urbanos de baixa renda. Eles oferecem acesso gratuito à informação em diferentes mídias como livros, periódicos, gibis, CDs e DVDs e atividades de leitura, lazer e cidadania. O espaço, com 100 m2, é composto por 10 computadores com acesso à internet, sendo um para gestão da unidade; 24 lugares para leitura, pesquisa e estudos; e acervo com dois mil títulos abrangendo diversas áreas do conhecimento.

O objetivo da Indústria do Conhecimento, lançada em 2006 pelo SESI, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), é preencher lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. Nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, a ação tem a parceria da Academia Brasileira de Letras (ABL).

SESI Cidadania – É o programa social do Sistema Firjan realizado nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Lançado em agosto de 2010, leva serviços gratuitos de educação, cultura, saúde, esporte e lazer a moradores de 18 regiões com UPPs. Na medida em que novas unidades são instaladas, o SESI Cidadania chega com serviços sociais. O planejamento é feito de acordo com pesquisa realizada pelo Sistema FIRJAN em parceria com o Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade) que aponta as principais carências de cada comunidade. O programa conta com o trabalho dos agentes SESI Cidadania, que percorrem as ruas para divulgar, explicar e inscrever os moradores nos serviços. Esses agentes, moradores das pr&oacu te;prias comunidades, foram contratados pela FIRJAN para acompanhar de perto as necessidades específicas de cada região. [www.firjan.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira