Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2007 - 09:42

Hotel na Praia do Forte tem quase 400 m² de coletores solares


Equipamentos para aquecimento de água garantem conforto de hóspedes com energia limpa e renovável; poder público dá a partida nas “cidades solares”.

Birigui (SP) – A Transsen Aquecedor Solar, empresa líder do mercado brasileiro de equipamentos solares para banho e piscina, forneceu o sistema de aquecimento solar por troca indireta de calor empregado no Hotel Ibero Star, da Praia do Forte, em Salvador (BA). O sistema, que atenderá a cerca de 800 hóspedes-mês, ocupa uma área de 384 m² e tem capacidade para aquecer 60.000 litros de água diariamente.

Outro hotel que aderiu à tecnologia solar para oferecer conforto mediante uso de energia limpa e renovável foi o Eco Resort Cabo de Santo Agostinho, no Estado de Pernambuco. A área coletora, de 126 m², foi dimensionada para aquecer até 25 mil litros de água diariamente.

O sistema solar do Santo Agostinho também foi concebido de maneira a se aproveitar a água pré-aquecida rejeitada pelo sistema de condicionamento de ar do hotel, tecnologia conhecida como heat recovering.

Sediada no município paulista de Birigui (SP), a Transsen Aquecedor Solar completa 20 anos de atividades no mês de novembro próximo e se transformou na principal empresa do setor de equipamentos solares em atividade no País. A empresa está exportando seus produtos para países do Mercosul e negocia expansão também em outros mercados, como o da África do Sul.

Com crescimento de negócios na casa de 200% nos últimos cinco anos, a Transsen Aquecedor Solar espera crescer 20% em 2007.

Cidades Solares - Birigüi, onde está a sede da Transsen, tornou-se a primeira “cidade solar” do Brasil, graças a uma lei municipal que obriga a instalação de equipamentos solares nos empreendimentos residenciais desenvolvidos com a participação do poder público, para a população de baixa renda.

Ainda no mês de junho, foi a vez de a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovar o projeto de lei nº. 518/2005, que define a Política Municipal de Incentivo a Energias Alternativas. Em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) também obteve na Câmara a aprovação de um projeto semelhante.

“A importância ambiental e econômica do uso da energia solar parece se disseminar entre os que pensam e definem as políticas públicas do País”, diz Edson Pereira, vice-presidente da Transsen Aquecedor Solar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira