Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2011 - 11:35

População vai batizar equipamento especial para varrição da Comlurb


A Comlurb apresentou no dia 16 de dezembro (sexta-feira), em Copacabana, o equipamento que substituirá os contêineres de 240 litros na varrição. Atualmente, a denominação genérica usada no mercado para o modelo é Lutocar. Os técnicos da Comlurb fizeram uma pesquisa para saber a origem do nome e concluíram que a exemplo de forró, que seria uma corruptela da expressão em inglês “for all”, Lutocar vem de “litter car”, que significa carro de lixo. Por isso, a companhia prefere escolher um nome mais carioca para eles. A partir da próxima semana, o site da Comlurb [www.rio.rj.gov.br/web/comlurb]terá um link para que a população vote na melhor opção entre as disponíveis na enquete.

O objetivo do modelo é melhorar a atuação dos garis no recolhimento dos resíduos durante a caminhada varrendo as ruas. Para a criação do equipamento foram levados em consideração fatores ergométricos visando garantir mais agilidade, reduzir o esforço físico e dar melhores condições à jornada de trabalho do gari. Os braços de alavanca mais longos do modelo diminuem o peso do material transportado e dão mais equilíbrio aos trabalhadores da área de varrição. O equipamento ainda tem uma porta na frente por onde o gari pode retirar o saco plástico cheio de detritos com menor esforço, sem precisar puxar o material por cima como nos contêineres.

“Esse modelo vai melhorar os serviços prestados pela Comlurb, além de dar mais conforto ao trabalho do gari”, explica a presidente da Comlurb, Angela Fonti, que sugeriu a substituição dos atuais contêineres.

Segundo a presidente, o modelo, embora tenha a mesma capacidade dos usados hoje, é de dimensões menores e não disputa espaço com os pedestres. Além disso, o design do equipamento polui menos a paisagem, se incorporando melhor à beleza da cidade. O material usado no equipamento facilita sua manutenção, e, ao mesmo tempo, garante uma vida útil mais longa. Durante o evento, os garis mostraram que o modelo pode ser usado ainda para o recolhimento do lixo das papeleiras e do material colhido na limpeza das caixas de ralo.

Copacabana recebeu os 50 primeiros equipamentos, que foram desenvolvidos e estão sendo confeccionados pela a equipe da fábrica própria da Companhia, a Aleixo Gari. A fábrica enviará 100 unidades por mês ao serviço de varrição até a substituição completa dos contêineres.

A apresentação contou ainda com a presença do secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório. O evento em Copacabana foi animado pelo grupo Chegando de Surpresa, pelo gari Renato Sorriso e pelo personagem SuperGari.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira