Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2011 - 08:06

Sociedade Gaúcha de Nefrologia comemora conquistas em 50 anos de história


Evento foi realizado no Auditório da Amrigs e trouxe grandes nomes da classe médica.

As cinco décadas de história da Sociedade Gaúcha de Nefrologia foram revividas em um encontro que misturou nostalgia e ao mesmo tempo preocupação com temas atuais. Durante a solenidade foram homenageados ex-presidentes e residentes que receberam placas e uma caneta comemorativa. O Presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, João José de Freitas, ressaltou dificuldades que foram superadas ao longo dos anos.

- Estamos olhando para nossas raizes e temos força e credibilidade graças ao nosso passado. Estamos trazendo também o futuro nefrologista, o jovem residente - afirmou.

Segundo o presidente da SGN, apesar de haver um avanço tecnológico muito grande na Nefrologia, ainda há dificuldade de disponibilizar essa melhoria para a população como um todo.

- Temos a convicção de que precisamos agir e fazer o que o nosso paciente espera de nós, ou seja, ir para a rua, interagir com a comunidade e poderes constituídos, para fazer valer a nossa opinião - completou.

O ex-presidente da SGN, Valter Garcia, que já realizou mais de 3 mil procedimentos de transplante de rim, lembrou que a doença renal é a única doença terminal que mantém os pacientes até 20 anos com o auxílio da diálise, o que facilita a busca por um órgão para transplante.

- Precisamos trabalhar para previnir a doença renal, retardar a progressão dos sintomas que levam a doença e aumentar o número de transplantes. Um dos grandes problemas da diálise é o mal pagamento do governo. A sociedade gaúcha, em conjunto com a brasileira, deve discutir a melhor remuneração da diálise. Para manter o serviço funcionando, deveríamos ter um reajuste inicial de 20% a 25% - relatou.

Homenageada pelos serviços relevantes prestados a classe médica ao longo dos anos, a vice-presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Cinthia, Kruger Sobral Vieira, comentou a importância de resgatar os valores históricos da entidade.

- Para sermos fortes, temos que ter nossa história, com passado, presente e futuro. A SGN é dinâmica e proativa e pensa em solidificar o futuro. Trazer os jovens é fundamental, pois queremos que ele enxergue a SGN como a sua casa, pois ele representa a saúde no futuro.

O Secretário Municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, presente no evento, comentou a importância das sociedades médicas para a sociedade.

- É necessário, cada vez mais, que as sociedades se unam, se fortalecam e mantenham um planejamento estratégico para que continuem com um papel importante dentro da saúde do país - disse.

Após a cerimônia de abertura um Colóquio trouxe um relato histórico que envolveu toda a história da SGN por meio de seus testemunhos pessoais, dificuldades e conquistas da epoca. Participaram além do presidente da entidade, os médicos Dr. César Ribeiro da Costa (ex-presidente), Dr. Domingos D’avila (ex-presidente), Dr. Loureiro Brentano (que realizou primeiro transplante de rins no Rio Grande do Sul), Dr. Protásio Alves (urologista e ex-presidente da Sociedade de Urologia quando as sociedades de urologia e nefrologia funcionavam juntas) e Dr. Valter Garcia (ex-presidente e atual vice-presidente, acompanhou a evolução dos transplantes nos últimos 35 anos). Ao final os médicos participaram de um jantar comemorativo.

Perfil-A Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN) é uma associação, sem fins lucrativos, de caráter representativo associativo, científico e cultural, que congrega os médicos nefrologistas do Rio Grande do Sul e outros profissionais da saúde com interesse na mesma área. Tem como missão integrar e fortalecer a nefrologia gaúcha visando à promoção de saúde. |Marcelo Matusiak.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira