Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2007 - 10:37

The Museum of Fine Arts, Houston

Concretismo e Neoconcretismo: 50 anos depois, o Simpósio Internacional no Museum of Fine Arts – Houston.

Organizado pelo International Center for the Arts of the Americas (ICAA) - The Museum of Fine Arts, Houston e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Brasil, o Simpósio internacional acontece nos dias 13 e 14 de setembro no Museum of Fine Arts, e Houston. O seminário é fruto do projeto Arte no Brasil: textos críticos do século 20, resultado de parceria entre a Fapesp e o Museum of Fine Arts, Houston (MFAH). O projeto foi lançado em maio e coordenado pela historiadora da arte Ana Maria de Moraes Belluzzo, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

A Arte no Brasil, por sua vez, integra o projeto Documentos do século 20 – arte latino-americana e latino-norte-americana, coordenado desde 2003 pelo MFAH em parceria com instituições da Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru e Venezuela, além dos Estados Unidos.

A recente aquisição da Coleção Adolpho Leirner de arte construtiva brasileira incentivou o Museum of Fine Arts, Houston, a organizar um simpósio. Concretismo e neoconcretismo: Cinqüenta anos depois faz um balanço do estado atual da pesquisa relativa aos artistas de vanguarda e grupos que forjaram esse capítulo crítico da arte de após-guerra no Brasil. A descoberta do valor intrínseco da obra de Lygia Clark e Hélio Oiticica, no âmago do mundo da arte na década de noventa, gerou, também, um maior interesse para aqueles artistas menos conhecidos desse período hoje histórico. Além do mais, há necessidade de sustentar mais a pesquisa crítica nesse importante período da arte brasileira de vanguarda.

Com a reunião de um distinto grupo de artistas-chave, críticos e especialistas, Concretismo e neoconcretismo procura gerar balizamentos atuais e novos roteiros de pesquisa para a interpretação daquelas tendências que se interpenetram. O ponto de partida desta revisão historiográfica serão alguns depoimentos apresentados por participantes desses grupos, e por críticos cuja contribuição operou entre a vanguarda latino-americana e formas internacionais de abstração.

O simpósio internacional é apresentado de maneira conjunta com a exibição chamada Dimensions of Constructive Art in Brazil: The Adolpho Leirner Collection [Dimensões da arte construtiva no Brasil: a Coleção Adolpho Leirner] onde se congregam mais de uma centena de obras e ficará ao alcance do público, no MFAH, até o domingo 23 de setembro de 2007.

Organizadores do simpósio: Ana María Belluzzo, Universidade de São Paulo e Fapesp, São Paulo Mari Carmen Ramírez, Curadora Wortham de Arte Latinoamericano e Directora do Centro Internacional para as Artes do Continente (ICAA), MFAH

As apresentações serão feitas em inglês e/ou português. Haverá tradução simultânea.Vagas no auditório, só sob registro prévio. Para informações sobre reservas ou passagens, favor de discar 713-639-7308 (Sonia Montoya), ou por e-mail:[email protected]. Concretismo e neoconcretismo recebe verba e apoio da Fulbright & Jaworski L.L.P. Office of the Dean of The Humanities, Rice University, Houston. O MFAH organiza a mostra Dimensions of Constructive Art in Brazil: The Adolpho Leirner Collection com o apoio providenciado pelo Sr. Samuel F. Gorman e Macy’s.

Concretismo e Neoconcretismo: Cinqüenta anos depois - Simpósio Internacional, dias: 13 e 14 de setembro de 2007, das 9h30 às 18h, no Museum of Fine Arts, Houston, American General Special Events Room, Nível mezzanino, Edifício Audrey Jones Beck. Informações:O público em geral pode obter dados sobre o evento ligando para 713-639-7308 ou pelo o site: www.mfah.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira