Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/12/2011 - 10:01

Rio de paz

Foi divulgado há alguns dias um novo mapa da violência no país e o Rio de Janeiro figura numa posição que há anos não se via. Tais estatísticas confirmam o que muitos especialistas, das mais variadas áreas, vem afirmando, que é o excelente momento que o Estado, essencialmente, a Cidade do Rio vem vivendo, não só no âmbito nacional como também internacionalmente. E, em verdade, há ainda muito por vir.

Segundo o levantamento dos Ministérios da Justiça e da Saúde, o Rio registrou uma acentuada queda da violência nos últimos 10 anos. Na listagem de homicídios ocorridos no país entre 1983 e 2010, o Rio caiu da 2ª posição para a 17ª, passando de uma taxa de 51 homicídios por cada 100 mil habitantes em 2000 para 26,2 homicídios nos dias atuais.

O estudo mostra outros números que nos dão motivos para comemorar. Embora as taxas ainda sejam elevadas o fato é que ostentávamos em outros tempos certa liderança nesse quesito e hoje despencamos nos afastando de uma posição que em nada nos orgulhava. Afinal, hoje estamos na média das grandes cidades brasileiras, o que demonstra avanço na política de segurança pública fluminense e nas polícias local.

Certamente, muito devemos a gradativa conscientização das nossas autoridades e se considerarmos que tal avaliação pegou muito pouco da era UPP, provavelmente num próximo levantamento nossas taxas estarão ainda mais reduzidas.

Assim, para toda a sociedade que acompanha e torce pela retomada da ordem pública e o combate à violência, as perspectivas se apresentam de forma bem positiva. Fica a torcida de que os próximos governos prossigam focados no restabelecimento da paz num Rio que amamos e que queremos ver dessa forma.

.Por: Marcos Espínola, Advogado criminalista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira